Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144418 |
Resumo: | Problemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados. |
id |
UNSP_f7a14b9e86a6d26d6d394e152cefaf12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144418 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custoExperimental multidisciplinary activities with mirrors plans and the construction and use of a low cost sextanteEnsino de FísicaExperimentos com espelhos planosMotivaçãoProblemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados.Problems with some physics laboratories can be observed in public schools (Alves and Stachak, 2005). These generally are science laboratories, which are not found equipment for experiments in physics and, when they are found may not be enough for a good job. Another important observation concerns the motivation problems in school activities by students, impairing learning of these students. This work aims to develop practical activities making use of flat mirrors to aid the basic concept of design in optical reflection in physics and number line, symmetry angle polygons and reflection on the level in mathematics. The methodology involves the application of experimental scripts involving flat mirrors in their classroom. In a second step, this work also is the development of a sextant low cost and activities, with this optical instrument, related to the application of trigonometry concepts, reflection and celestial coordinates through contextualized experimental scripts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP]2016-10-24T13:10:22Z2016-10-24T13:10:22Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14441800087463133283010001P50746570277957079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:35.482723Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo Experimental multidisciplinary activities with mirrors plans and the construction and use of a low cost sextante |
title |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
spellingShingle |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP] Ensino de Física Experimentos com espelhos planos Motivação |
title_short |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
title_full |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
title_fullStr |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
title_sort |
Atividades experimentais multidisciplinares com espelhos planos e a construção e utilização de um sextante de baixo custo |
author |
Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP] |
author_facet |
Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Renato Alvarenga [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Experimentos com espelhos planos Motivação |
topic |
Ensino de Física Experimentos com espelhos planos Motivação |
description |
Problemas com alguns laboratórios de Física podem ser observados em escolas públicas (Alves e Stachak, 2005). Esses, em geral, são laboratórios de Ciências, onde não são encontrados equipamentos para experimentação em Física e, quando são encontrados podem não ser suficientes para um bom trabalho. Outra observação importante diz respeito aos problemas de desmotivação nas atividades escolares por parte dos alunos, prejudicando o aprendizado desses estudantes. Esse trabalho visa o desenvolvimento de atividades práticas fazendo o uso de espelhos planos para auxílio da concepção do conceito básico de reflexão em óptica na Física e de reta numérica, simetria, ângulo, polígonos e reflexão no plano em Matemática. A metodologia consiste na aplicação de roteiros experimentais envolvendo espelhos planos na própria sala de aula. Em um segundo momento, o presente trabalho, também consiste na elaboração de um sextante de baixo custo e atividades, com esse instrumento óptico, relacionadas à aplicação de conceitos de trigonometria, reflexão e coordenadas celestes através de roteiros experimentais contextualizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24T13:10:22Z 2016-10-24T13:10:22Z 2016-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144418 000874631 33283010001P5 0746570277957079 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144418 |
identifier_str_mv |
000874631 33283010001P5 0746570277957079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129114397212672 |