Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300015 http://hdl.handle.net/11449/26486 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar, a partir da memória de velhas professoras, as concepções de natureza e de relação sociedade-natureza presentes nos depoimentos de professoras que atuaram na rede pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970. Constatou-se, por meio das leituras das narrativas, que as professoras apresentam a natureza por meio de diferentes concepções. No que diz respeito à relação sociedade-natureza, evidencia-se a relação conflituosa que se estabelece entre o homem e a natureza. No geral, o homem foi apresentado como aquele que destrói a natureza, caracterizado pelas professoras como ruim e ignorante. Tentar compreender como a natureza e a relação sociedade-natureza se fazem presentes na memória dessas professoras pode contribuir para a construção de novas formas de relação sociedade-natureza nos dias atuais. |
id |
UNSP_f7fba484cd69cce0cefb66e58fc7aa40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26486 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-naturezaMemories of old teachers: nature and the nature/society relationshipNaturezaSociedadeMemóriasIdosoEducação ambientalNatureSocietyMemoriesElderlyEnvironmental educationEste artigo tem como objetivo identificar, a partir da memória de velhas professoras, as concepções de natureza e de relação sociedade-natureza presentes nos depoimentos de professoras que atuaram na rede pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970. Constatou-se, por meio das leituras das narrativas, que as professoras apresentam a natureza por meio de diferentes concepções. No que diz respeito à relação sociedade-natureza, evidencia-se a relação conflituosa que se estabelece entre o homem e a natureza. No geral, o homem foi apresentado como aquele que destrói a natureza, caracterizado pelas professoras como ruim e ignorante. Tentar compreender como a natureza e a relação sociedade-natureza se fazem presentes na memória dessas professoras pode contribuir para a construção de novas formas de relação sociedade-natureza nos dias atuais.This research has the objective to identify from the remembrances of old teachers the relation between their conceptions of the natural world and the nature of society. The old teachers are from the state public schools from a city in the county of São Paulo in 60's and 70's. It was found from reading the narratives, that the teachers describe nature with different conceptions. Looking at the nature/ society relationship, it is noticeable that a conflicted relation is established between the man and nature. It can be affirmed, in general, that man was presented as the one who destroys nature, being characterized by the teachers as bad and ignorant. Trying to understand how nature and its relationship to society are present in the remembrances of these masters can help us currently to build new ways of relating nature and society.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mercadante, Marilu [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article721-736application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 721-736, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648610.1590/S1516-73132012000300015S1516-73132012000300015S1516-73132012000300015.pdf7967929210514075SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:05:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:20.389281Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza Memories of old teachers: nature and the nature/society relationship |
title |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
spellingShingle |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza Mercadante, Marilu [UNESP] Natureza Sociedade Memórias Idoso Educação ambiental Nature Society Memories Elderly Environmental education |
title_short |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
title_full |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
title_fullStr |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
title_full_unstemmed |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
title_sort |
Memória de velhas professoras: a natureza e a relação sociedade-natureza |
author |
Mercadante, Marilu [UNESP] |
author_facet |
Mercadante, Marilu [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mercadante, Marilu [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Sociedade Memórias Idoso Educação ambiental Nature Society Memories Elderly Environmental education |
topic |
Natureza Sociedade Memórias Idoso Educação ambiental Nature Society Memories Elderly Environmental education |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar, a partir da memória de velhas professoras, as concepções de natureza e de relação sociedade-natureza presentes nos depoimentos de professoras que atuaram na rede pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970. Constatou-se, por meio das leituras das narrativas, que as professoras apresentam a natureza por meio de diferentes concepções. No que diz respeito à relação sociedade-natureza, evidencia-se a relação conflituosa que se estabelece entre o homem e a natureza. No geral, o homem foi apresentado como aquele que destrói a natureza, caracterizado pelas professoras como ruim e ignorante. Tentar compreender como a natureza e a relação sociedade-natureza se fazem presentes na memória dessas professoras pode contribuir para a construção de novas formas de relação sociedade-natureza nos dias atuais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T15:07:22Z 2014-05-20T15:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300015 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 721-736, 2012. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26486 10.1590/S1516-73132012000300015 S1516-73132012000300015 S1516-73132012000300015.pdf 7967929210514075 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300015 http://hdl.handle.net/11449/26486 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 721-736, 2012. 1516-7313 10.1590/S1516-73132012000300015 S1516-73132012000300015 S1516-73132012000300015.pdf 7967929210514075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
721-736 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128386631991296 |