Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144310
Resumo: Este estudo nasceu a partir da percepção do grande espaço que, atualmente, as mídias dedicam ao tema da saúde e de como, muitas vezes, a beleza parece ser um pré-requisito para que qualquer indivíduo seja reconhecido como saudável. Visto que, em grande parte, a imagem de um corpo saudável disseminada pelos meios de comunicação é constituída por corpos belos, objetiva-se, a partir desse quadro, investigar como o discurso da saúde utilizado pela edição brasileira da revista Men’s Health é construído, pois, em um primeiro momento, parece-nos que seu objetivo é o de retratar temas relacionados e pertencentes ao gênero do discurso da beleza masculina, como é possível verificar pelo conteúdo anunciado em suas capas. Para isto, primeiramente, estudamos o conceito de saúde, tomando por base a ideia de que um corpo saudável é um corpo sem doenças e, em seguida, a partir de Charaudeau, buscamos compreender como a mídia constrói seu discurso. Só então, utilizando o conceito de gênero do discurso de Bakhtin, foram analisados os discursos com os quais a revista trabalha, dando ênfase aos que estão presentes em suas capas. Concluímos que os discursos da Men’s Health fazem parte do gênero do discurso da saúde. Entretanto, a revista faz uso de um imaginário de saúde no qual a beleza é um elemento indispensável deste discurso. Isto é, há uma simbiose entre os discursos da saúde e da beleza. Porém, neste caso, a beleza é um valor simbólico voltado para a sedução e erotização do corpo saudável. Por isto, a imagem possui uma grande importância para este imaginário e uma relevante participação no discurso veiculado por esta publicação. Também foi possível constatar que este imaginário não é acessível a qualquer pessoa. Consequentemente, ele se enquadra em uma lógica de mercado na qual a saúde é o resultado de um estilo de vida permeado pelo consumo de produtos e comportamentos que conferem a seu público-alvo não só a imagem de pessoas saudáveis, mas de sujeitos bem-sucedidos.
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