Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252058
Resumo: A Educação Básica em sua etapa do ensino médio é um grande espaço para embates e discussões no que se refere ao seu objetivo. Destaca-se, neste projeto, a temática da utilização dos Itinerários Formativos como novos rumos para o Ensino Médio caracterizado pela escolha da área que os estudantes pretendem cursar e a importância das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a formação dos estudantes desta etapa do ensino básico das instituições públicas. A partir da Lei 13.415/2017 implanta-se uma reforma no Ensino Médio brasileiro que se pauta na configuração de um currículo não mais por componentes curriculares, mas por áreas específicas do conhecimento. O objetivo central desta pesquisa é investigar quais as relações entre os Itinerários Formativos e a Interdisciplinaridade, considerando para análise a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico na BDTD; Portal CAPES: teses, dissertações e periódicos e nas principais obras do referencial teórico dessa pesquisa, análise documental relativa às legislações referentes ao Ensino Médio com uma abordagem de análise crítica. Com a intenção de uma pesquisa exploratória, aplicou-se questionários para identificar a visão dos/as professores/as da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre a importância da Interdisciplinaridade e as relações com os Itinerários Formativos, e a partir desses dados foi possível desenvolver um grupo focal com os/as participantes do questionário a fim de fortalecer os argumentos que consolidam esse trabalho. Foi possível constatar a diluição e esvaziamento das especificidades das disciplinas dessa área em questão, além da superficialidade da questão da Interdisciplinaridade nos documentos e na visão dos docentes.
id UNSP_f942b79fb5456d2de578a9ea404649ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252058
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadasFormative itineraries in high school and interdisciplinarity: field of human and social applied sciencesEnsino médioItinerários formativosCiências humanas e sociais aplicadasInterdisciplinaridadeHigh schoolFormative pathwaysSocial and applied human sciencesInterdisciplinarityA Educação Básica em sua etapa do ensino médio é um grande espaço para embates e discussões no que se refere ao seu objetivo. Destaca-se, neste projeto, a temática da utilização dos Itinerários Formativos como novos rumos para o Ensino Médio caracterizado pela escolha da área que os estudantes pretendem cursar e a importância das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a formação dos estudantes desta etapa do ensino básico das instituições públicas. A partir da Lei 13.415/2017 implanta-se uma reforma no Ensino Médio brasileiro que se pauta na configuração de um currículo não mais por componentes curriculares, mas por áreas específicas do conhecimento. O objetivo central desta pesquisa é investigar quais as relações entre os Itinerários Formativos e a Interdisciplinaridade, considerando para análise a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico na BDTD; Portal CAPES: teses, dissertações e periódicos e nas principais obras do referencial teórico dessa pesquisa, análise documental relativa às legislações referentes ao Ensino Médio com uma abordagem de análise crítica. Com a intenção de uma pesquisa exploratória, aplicou-se questionários para identificar a visão dos/as professores/as da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre a importância da Interdisciplinaridade e as relações com os Itinerários Formativos, e a partir desses dados foi possível desenvolver um grupo focal com os/as participantes do questionário a fim de fortalecer os argumentos que consolidam esse trabalho. Foi possível constatar a diluição e esvaziamento das especificidades das disciplinas dessa área em questão, além da superficialidade da questão da Interdisciplinaridade nos documentos e na visão dos docentes.The Basic Education in its high school stage is a significant space for debates and discussions regarding its purpose. This project highlights the theme of the use of Formative Pathways as new directions for high school education characterized by choosing the area that students intend to pursue and the importance of the disciplines that make up the Social and Applied Human Sciences for the formation of students in this stage of basic education in public institutions. With the implementation of Law 13.415/2017, a reform is introduced into Brazilian high school education that is based on structuring curriculum not by curriculum components, but by specific areas of knowledge. The central objective of this research is to investigate the relationship between Formative Pathways and Interdisciplinarity, considering the area of Social and Applied Human Sciences for analysis. Therefore, we employ a qualitative approach through a bibliographic survey in BDTD; CAPES Portal: theses, dissertations, and periodicals, as well as the main works of the theoretical framework of this research, including document analysis related to legislation concerning high school education with a critical analysis approach. In order to conduct exploratory research, questionnaires were applied to identify the perspectives of teachers in the field of Social and Applied Human Sciences regarding the importance of Interdisciplinarity and its relationship with Formative Pathways. Based on this data, a focus group was developed with the questionnaire participants to strengthen the arguments that underpin this work. It was possible to observe the dilution and emptying of the specificities of the disciplines in this area, as well as the superficiality of the issue of Interdisciplinarity in the documents and in the teachers' perspective.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]Costa, Gustavo da Silva2023-12-18T12:36:23Z2023-12-18T12:36:23Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Gustavo da Silva. Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas. Eliane Maria Vani Ortega. 2023. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25205815497175594014480000-0001-9598-0934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:01:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:13.900065Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
Formative itineraries in high school and interdisciplinarity: field of human and social applied sciences
title Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
spellingShingle Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
Costa, Gustavo da Silva
Ensino médio
Itinerários formativos
Ciências humanas e sociais aplicadas
Interdisciplinaridade
High school
Formative pathways
Social and applied human sciences
Interdisciplinarity
title_short Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
title_full Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
title_fullStr Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
title_full_unstemmed Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
title_sort Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
author Costa, Gustavo da Silva
author_facet Costa, Gustavo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gustavo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Itinerários formativos
Ciências humanas e sociais aplicadas
Interdisciplinaridade
High school
Formative pathways
Social and applied human sciences
Interdisciplinarity
topic Ensino médio
Itinerários formativos
Ciências humanas e sociais aplicadas
Interdisciplinaridade
High school
Formative pathways
Social and applied human sciences
Interdisciplinarity
description A Educação Básica em sua etapa do ensino médio é um grande espaço para embates e discussões no que se refere ao seu objetivo. Destaca-se, neste projeto, a temática da utilização dos Itinerários Formativos como novos rumos para o Ensino Médio caracterizado pela escolha da área que os estudantes pretendem cursar e a importância das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a formação dos estudantes desta etapa do ensino básico das instituições públicas. A partir da Lei 13.415/2017 implanta-se uma reforma no Ensino Médio brasileiro que se pauta na configuração de um currículo não mais por componentes curriculares, mas por áreas específicas do conhecimento. O objetivo central desta pesquisa é investigar quais as relações entre os Itinerários Formativos e a Interdisciplinaridade, considerando para análise a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico na BDTD; Portal CAPES: teses, dissertações e periódicos e nas principais obras do referencial teórico dessa pesquisa, análise documental relativa às legislações referentes ao Ensino Médio com uma abordagem de análise crítica. Com a intenção de uma pesquisa exploratória, aplicou-se questionários para identificar a visão dos/as professores/as da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre a importância da Interdisciplinaridade e as relações com os Itinerários Formativos, e a partir desses dados foi possível desenvolver um grupo focal com os/as participantes do questionário a fim de fortalecer os argumentos que consolidam esse trabalho. Foi possível constatar a diluição e esvaziamento das especificidades das disciplinas dessa área em questão, além da superficialidade da questão da Interdisciplinaridade nos documentos e na visão dos docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T12:36:23Z
2023-12-18T12:36:23Z
2023-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Gustavo da Silva. Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas. Eliane Maria Vani Ortega. 2023. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252058
1549717559401448
0000-0001-9598-0934
identifier_str_mv COSTA, Gustavo da Silva. Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas. Eliane Maria Vani Ortega. 2023. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
1549717559401448
0000-0001-9598-0934
url https://hdl.handle.net/11449/252058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128323043196928