Literatura e música em diálogo: um estudo das leyendas de Gustavo Adolfo Bécquer e dos contos de Machado de Assis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191747 |
Resumo: | Este trabalho propõe um estudo comparativo entre os escritores Gustavo Adolfo Bécquer (1836-1870) e Machado de Assis (1839-1908) sob o ponto de vista da temática musical. Do primeiro autor analisaremos as leyendas “El Miserere” (1862); “Maese Pérez el organista” (1861) e o artigo “El maestro Hérold” (1859). Do segundo, os contos “Cantiga de esponsais” (1883); “Trio em lá menor” (1886); “O machete” (1878) e “Um homem célebre” (1888). Nas aproximações iniciais, comparam-se três narrativas que iluminam o tema da arte partindo dos problemas em torno da composição de uma obra musical e ressaltando a busca das personagens pela criação perfeita. Em seguida, foca-se a representação do músico compositor a partir de um estudo sobre quatro narrativas. Neste ponto, foi observado como os dois autores, de maneiras distintas, ao abordarem a figura do artista deixaram também rastros que tecem um paralelo com questões inerentes as suas próprias concepções literárias. Para as análises foi utilizada a teoria proposta por Claudio Guillén (1985), seguindo o método temático como base para as comparações. Desse modo, além de investigar as metáforas musicais que confluem para o âmbito linguístico, pretende-se ressaltar ainda as convergências e as diferenças percebidas no confronto entre os textos, retomando, assim, uma constante conexão entre as questões das singularidades locais em relação às perspectivas universais. |
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Literatura e música em diálogo: um estudo das leyendas de Gustavo Adolfo Bécquer e dos contos de Machado de AssisLiterature and music in dialogue: a study of the legends of Gustavo Adolfo Bécquer and of the short stories of Machado de AssisLiteratura ComparadaMúsicaContosGustavo Adolfo BécquerMachado de AssisComparative LiteratureMusicTalesEste trabalho propõe um estudo comparativo entre os escritores Gustavo Adolfo Bécquer (1836-1870) e Machado de Assis (1839-1908) sob o ponto de vista da temática musical. Do primeiro autor analisaremos as leyendas “El Miserere” (1862); “Maese Pérez el organista” (1861) e o artigo “El maestro Hérold” (1859). Do segundo, os contos “Cantiga de esponsais” (1883); “Trio em lá menor” (1886); “O machete” (1878) e “Um homem célebre” (1888). Nas aproximações iniciais, comparam-se três narrativas que iluminam o tema da arte partindo dos problemas em torno da composição de uma obra musical e ressaltando a busca das personagens pela criação perfeita. Em seguida, foca-se a representação do músico compositor a partir de um estudo sobre quatro narrativas. Neste ponto, foi observado como os dois autores, de maneiras distintas, ao abordarem a figura do artista deixaram também rastros que tecem um paralelo com questões inerentes as suas próprias concepções literárias. Para as análises foi utilizada a teoria proposta por Claudio Guillén (1985), seguindo o método temático como base para as comparações. Desse modo, além de investigar as metáforas musicais que confluem para o âmbito linguístico, pretende-se ressaltar ainda as convergências e as diferenças percebidas no confronto entre os textos, retomando, assim, uma constante conexão entre as questões das singularidades locais em relação às perspectivas universais.This work proposes a comparative study between the writers Gustavo Adolfo Bécquer (1836-1870) and Machado de Assis (1839-1908) surrounding musical themes. From the first author we will analyze the legends “El Miserere” (1862); “Maese Pérez el organista” (1861) and the article “El maestro Hérold” (1859). From the second, the tales of “Cantiga de esponsais” (1883); “Trio em lá menor” (1886); “O machete” (1878) and “Um homem célebre” (1888). In the initial approach three narratives will be compared that illuminate the theme of art starting with problems regarding the composition of a musical work, highlighting the character’s pursuit of the perfect artistic creation. Next we will focus on the representation of the composer musicians from a study of four narratives. At this point it was observed how the two authors, in diferent ways, when approaching the figure of artist also left trail of clues that have a parallel with issues inherent in their own literary conceptions. For the analyses used, the theory proposed by Claudio Guillén (1985) was adopted, following the thematic method as a basis for comparisons. Thus, in addition to investigating the musical metaphors that converge on the linguistic area, it is also this work´s intent to highlight the convergences and diferences perceived by confronting the texts, thus resuming a constant connection between the questions of local singularities in relation to universal perspectives.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pandolfi, Maira Angélica [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Fernando Rodrigues da2020-03-04T18:47:59Z2020-03-04T18:47:59Z2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19174700092940733004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191747Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:35.822967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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