A percepção docente sobre suas práticas de promoção da convivência ética nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250969 |
Resumo: | Existe uma dificuldade entre as docentes em articular os conteúdos curriculares obrigatórios de forma a abordar temas contemporâneos relacionados à convivência ética. Incorporar ao currículo tais temas que afetam a vida humana exige um estudo especializado e contextualizado, de acordo com as necessidades da comunidade escolar e segundo as políticas públicas dos governos municipal e estadual. Ao observar o problema da ausência de formação específica para a prevenção da violência nas escolas, esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção das professoras sobre suas práticas de promoção da convivência ética entre os seus alunos. A amostra contou com a participação de 106 docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares, que responderam ao questionário on-line adaptado de Buxarrais (1997/2010) para a realidade brasileira. As análises quantitativas e qualitativas reúnem dados sobre a percepção das professoras participantes, suas características de perfil, estratégias mais e menos utilizadas e temas contemporâneos mais e menos abordados. A partir dos relatos sobre as dificuldades na inclusão das atividades de convivência ética ou educação em valores desde o início do planejamento anual, a análise de coteúdo de Bardin (2011) serviu de inspiração para registrar algumas categorias que explicam a falta de eficiência na aplicação destas atividades. Os dados quantitativos foram descritos primeiramente através de frequências absolutas e percentuais, de forma geral e através de tabelas de contingência. Em seguida as associações entre as variáveis de interesse foram analisadas por meio do teste exato de Fisher. Todos os gráficos apresentados foram feitos com o auxílio do software R, versão 4.1.3 e as análises, através do SAS 9.4. Para todas as análises adotou-se um nível de significância de 5%. A grande maioria das professoras trabalha com as rodas de conversa ou diálogo (95,2%) e com a resolução de conflitos entre pares (80,1%). Os resultados indicam uma relação entre as características do perfil docente, da identidade e interesses pessoais formativos com os tipos de atividades e temas abordados em sala de aula. Professoras que passaram por formação utilizaram mais as rodas de avaliação do dia (valor p = 0,01). O tema das relações intergeracionais também foi mais trabalhado por professoras que passaram por formação (valor p = 0,01). Professoras que lecionam para crianças com deficiência aplicam mais atividades sobre bullying e professoras que se autodeclaram pretas e pardas trabalham mais com os temas do racismo (valor p= 0,03) e da educação sexual (valor p= 0,03). |
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A percepção docente sobre suas práticas de promoção da convivência ética nos Anos Iniciais do Ensino FundamentalTeachers perception about their ethical coexistence praxis in the early years of Elementary Educationconvivência éticaethical coexistenceformação de professorespráticas docentesteacher trainingmoral praxis educationExiste uma dificuldade entre as docentes em articular os conteúdos curriculares obrigatórios de forma a abordar temas contemporâneos relacionados à convivência ética. Incorporar ao currículo tais temas que afetam a vida humana exige um estudo especializado e contextualizado, de acordo com as necessidades da comunidade escolar e segundo as políticas públicas dos governos municipal e estadual. Ao observar o problema da ausência de formação específica para a prevenção da violência nas escolas, esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção das professoras sobre suas práticas de promoção da convivência ética entre os seus alunos. A amostra contou com a participação de 106 docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares, que responderam ao questionário on-line adaptado de Buxarrais (1997/2010) para a realidade brasileira. As análises quantitativas e qualitativas reúnem dados sobre a percepção das professoras participantes, suas características de perfil, estratégias mais e menos utilizadas e temas contemporâneos mais e menos abordados. A partir dos relatos sobre as dificuldades na inclusão das atividades de convivência ética ou educação em valores desde o início do planejamento anual, a análise de coteúdo de Bardin (2011) serviu de inspiração para registrar algumas categorias que explicam a falta de eficiência na aplicação destas atividades. Os dados quantitativos foram descritos primeiramente através de frequências absolutas e percentuais, de forma geral e através de tabelas de contingência. Em seguida as associações entre as variáveis de interesse foram analisadas por meio do teste exato de Fisher. Todos os gráficos apresentados foram feitos com o auxílio do software R, versão 4.1.3 e as análises, através do SAS 9.4. Para todas as análises adotou-se um nível de significância de 5%. A grande maioria das professoras trabalha com as rodas de conversa ou diálogo (95,2%) e com a resolução de conflitos entre pares (80,1%). Os resultados indicam uma relação entre as características do perfil docente, da identidade e interesses pessoais formativos com os tipos de atividades e temas abordados em sala de aula. Professoras que passaram por formação utilizaram mais as rodas de avaliação do dia (valor p = 0,01). O tema das relações intergeracionais também foi mais trabalhado por professoras que passaram por formação (valor p = 0,01). Professoras que lecionam para crianças com deficiência aplicam mais atividades sobre bullying e professoras que se autodeclaram pretas e pardas trabalham mais com os temas do racismo (valor p= 0,03) e da educação sexual (valor p= 0,03).There are some difficulties among teachers in implementing contemporary themes related to ethical coexistence. To incorporate themes that affect human life combined with the mandatory curricular contents requires a specialized and contextualized study to coordinate the needs of the school community and the government public policies. To investigate the problem of the lack of specific training to prevent violence in schools, this research aimed to report which types of pedagogical practices are carried out by teachers to promote ethical coexistence among students. This research was made with 106 teachers acting in the early years of Elementary Education from public and private schools. They responded to the online questionnaire adapted from Buxarrais (2010) for the Brazilian reality. The data analysis was quantitative and qualitative, gathering the perception of participating teachers, their characteristics profile, most and least used strategies and most and least discussed contemporary themes. Bardin’s content analysis (2011) served as inspiration to list some categories that explains teacher´s difficulties to include values education or ethical coexistence in the annual planning. First, the quantitative data were described through absolute and percentage frequencies, in general and through contingency tables. Then, the Fisher´s exact test was used to look for associations between the variables of interest. All graphs presented were made with the support of R software, version 4.1.3 and analyses, through SAS 9.4. For all analyses, a significance level of 5% was adopted. The results indicate a relation between the teacher’s profile characteristics, identity and personal formative interests and the pedagogical practices or topics covered in the classroom. Teachers who participated in training used more the daily assessment circle time (p-value = 0.01). The topic of intergenerational relationships was also more discussed by teachers who participated in training (p value = 0.01). Teachers who have children with disabilities in their classroom apply more activities about bullying (p value = 0.01). Teachers who declare themselves black and brown women work more with the themes of racism (p value = 0.03) and sexual education (value p= 0.03).OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]Duarte, Lidia Morcelli2023-10-11T20:11:28Z2023-10-11T20:11:28Z2023-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDuarte, Lidia Morcelli. A percepção docente sobre suas práticas de promoção da convivência ética nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado - Unesp, Araraquara, SP, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25096914904624697352170000-0002-9599-732Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:34:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250969Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:32.641269Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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