Universidades federais de missão institucional internacional e seu papel para a política externa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Felipe Cordeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235142
Resumo: A tese tem como objetivo apresentar o papel das universidades de missão institucional internacional na política externa brasileira da década de 2010. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foram criadas como instituições educacionais destinadas a cumprir missões institucionais internacionais em linha com a política externa do segundo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foram idealizadas. Sendo assim, as instituições vieram a compor o amplo conjunto de políticas nacionais voltadas para a internacionalização do ensino superior desenvolvidas na década de 2010, assim como outras iniciativas como o Programa Ciência sem Fronteiras e o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Dentre esse conjunto de iniciativas de internacionalização as universidades destacaram-se por terem sua criação e desenvolvimento fundados em interesses que transbordam as noções de desenvolvimento educacional, científico, cultural e econômico, com as pelas quais a grande maioria das demais políticas nacionais de internacionalização podem ser explicadas. UNILA e UNILAB também são parte da cooperação brasileira internacional para o desenvolvimento, possuindo um relevante papel na inserção brasileira na cooperação internacional sul-sul a exemplo de iniciativas tradicionais como o Programa Estudante-convênio Graduação. Sendo assim, as missões institucionais das universidades voltadas à integração brasileira com regiões prioritárias para a política externa no contexto histórico de sua criação fundamentaram o desenvolvimento das mesmas durante a década seguinte. Esse desenvolvimento pode ser caracterizado por movimentos de aproximação e distanciamento da política externa ao longo da década de 2010, ao passo que a política se alterava e UNILA e UNILAB amadureciam como instituições na direção de sua autonomia constitucional plena. É a essa contribuição peculiar que extrapola os limites das tradicionais ferramentas de internacionalização e de cooperação para o desenvolvimento que a presente tese dedica-se. A pesquisa tem como base vasta produção bibliográfica nos campos de internacionalização educacional, cooperação internacional e política externa, e, como fontes primárias, documentos oficiais das universidades, ministérios, agências federais e entrevistas realizadas com técnicos e gestores da UNILA.
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spelling Universidades federais de missão institucional internacional e seu papel para a política externa brasileiraFederal universities with international institutional mission and their role for Brazilian foreign policyCooperação InternacionalPolítica Externa BrasileiraInternacionalização do Ensino SuperiorInternational cooperationHigher education internationalizationBrazilian foreign policyCooperación internacionalInternacionalización de la educación superiorPolítica exterior brasileñaA tese tem como objetivo apresentar o papel das universidades de missão institucional internacional na política externa brasileira da década de 2010. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foram criadas como instituições educacionais destinadas a cumprir missões institucionais internacionais em linha com a política externa do segundo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foram idealizadas. Sendo assim, as instituições vieram a compor o amplo conjunto de políticas nacionais voltadas para a internacionalização do ensino superior desenvolvidas na década de 2010, assim como outras iniciativas como o Programa Ciência sem Fronteiras e o Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Dentre esse conjunto de iniciativas de internacionalização as universidades destacaram-se por terem sua criação e desenvolvimento fundados em interesses que transbordam as noções de desenvolvimento educacional, científico, cultural e econômico, com as pelas quais a grande maioria das demais políticas nacionais de internacionalização podem ser explicadas. UNILA e UNILAB também são parte da cooperação brasileira internacional para o desenvolvimento, possuindo um relevante papel na inserção brasileira na cooperação internacional sul-sul a exemplo de iniciativas tradicionais como o Programa Estudante-convênio Graduação. Sendo assim, as missões institucionais das universidades voltadas à integração brasileira com regiões prioritárias para a política externa no contexto histórico de sua criação fundamentaram o desenvolvimento das mesmas durante a década seguinte. Esse desenvolvimento pode ser caracterizado por movimentos de aproximação e distanciamento da política externa ao longo da década de 2010, ao passo que a política se alterava e UNILA e UNILAB amadureciam como instituições na direção de sua autonomia constitucional plena. É a essa contribuição peculiar que extrapola os limites das tradicionais ferramentas de internacionalização e de cooperação para o desenvolvimento que a presente tese dedica-se. A pesquisa tem como base vasta produção bibliográfica nos campos de internacionalização educacional, cooperação internacional e política externa, e, como fontes primárias, documentos oficiais das universidades, ministérios, agências federais e entrevistas realizadas com técnicos e gestores da UNILA.The thesis aims to present the role of universities with international institutional missions in Brazilian foreign policy in the 2010s. The Federal University of Latin American Integration (UNILA) and the Federal University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB) were created as educational institutions intended to fulfill international institutional missions in line with the foreign policy of the second government of President Luiz Inácio Lula da Silva, when they were idealized. Thus, the institutions came to compose the broad set of national policies aimed at the internationalization of higher education developed in the 2010s, as well as other initiatives such as the Science without Borders Program and the Institutional Program for Internationalization of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Among this set of internationalization initiatives, universities stand out for having their creation and development founded on interests that overflow the notions of educational, scientific, cultural and economic development, with which the vast majority of other national internationalization policies can be explained. UNILA and UNILAB are also part of the Brazilian international cooperation for development, having a relevant role in the Brazilian insertion in the South-South international cooperation, following the example of traditional initiatives such as the Programa Estudante- convênio Graduação. Thus, the institutional missions of universities aimed at Brazilian integration with regions prioritized by foreign policy in the historical context of their creation were the basis for their development during the following decade. This development can be characterized by movements towards and away from foreign policy throughout the decade, as the policy changed and UNILA and UNILAB matured as institutions towards their full constitutional autonomy. It is to this peculiar contribution that goes beyond the limits of traditional internationalization and development cooperation tools that this thesis is dedicated. The research is based on a vast bibliographic production in the fields of educational internationalization, international cooperation and foreign policy, and, as primary sources, official documents from universities, ministries, federal agencies and interviews conducted with UNILA technicians and managers.La tesis tiene como objetivo presentar el rol de las universidades de misión institucional internacional en la política exterior brasileña en la década de 2010. La Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) y la Universidad Federal de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB) fueron creadas como instituciones educativas destinadas a cumplir misiones institucionales internacionales en consonancia con la política exterior del segundo gobierno del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuando fueron idealizadas. Así, las instituciones pasaron a componer el amplio conjunto de políticas nacionales destinadas a la internacionalización de la educación superior desarrolladas en la década de 2010, así como otras iniciativas como el Programa Ciencia sin Fronteras y el Programa Institucional de Internacionalización de la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de la Educación Superior. Entre este conjunto de iniciativas de internacionalización, las universidades destacan por tener su creación y desarrollo fundado en intereses que desbordan las nociones de desarrollo educativo, científico, cultural y económico, con las que se explican la gran mayoría de las demás políticas nacionales de internacionalización. UNILA y UNILAB también forman parte de la cooperación internacional brasileña para el desarrollo, teniendo un rol relevante en la inserción brasileña en la cooperación internacional Sur-Sur, siguiendo el ejemplo de iniciativas tradicionales como el Programa Estudante-convênio Graduação. Así, las misiones institucionales de las universidades centradas en la integración brasileña con las regiones priorizadas por la política exterior en el contexto histórico de su creación fueron la base de su desarrollo durante la década siguiente. Esta evolución puede caracterizarse por los movimientos de acercamiento y alejamiento de la política exterior a lo largo de la década de 2010, a medida que la política cambiaba y UNILA y UNILAB maduraban como instituciones hacia su plena autonomía constitucional. Esta tesis está dedicada a esta peculiar contribución que va más allá de los límites de las herramientas tradicionales de la internacionalización y la cooperación al desarrollo. La investigación se basa en una vasta producción bibliográfica en los campos de la internacionalización de la educación, la cooperación internacional y la política exterior, y, como fuentes primarias, en documentos oficiales de universidades, ministerios, organismos federales y entrevistas realizadas a técnicos y directivos de la UNILA.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Flavia CamposUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Felipe Cordeiro de2022-06-14T16:38:45Z2022-06-14T16:38:45Z2022-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23514233004110044P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:21.469641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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