O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Marcelo Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192139
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um aplicativo de celular para ser utilizado como ferramenta do processo de ensino aprendizagem, nas aulas de ciências para alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Estadual Maria Antônia Zangarini Ferreira Professora, que atende alunos provenientes de assentamento de reforma agrária. O uso de tecnologias tem se tornado uma das grandes facilidades para os alunos do Século XXI. Essa facilidade pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem através de usos de aplicativos educacionais. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) trazem um novo modelo para educação, possibilitando novos caminhos para os educandos. A maioria dos alunos do campo já detém conhecimento considerável quanto ao uso do celular, sabendo baixar aplicativos e jogos e outros tipos de programas. A utilização do aplicativo por nós sugerido na sala de aula, ao trabalharmos o conteúdo de ciências que está dentro do plano de aula da escola, onde esse conteúdo retratará a realidade do campo na ausência de laboratório de ciências podendo trabalhar com temas que permitem uma melhora no ensino de ciências, possibilitando ao aluno retratar a sua realidade como habitante da zona rural e, neste caso específico, morador de assentamento de reforma agrária.
id UNSP_fa95d547b7d14650cbb7cdce6d703e0f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192139
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SPThe use of a cell phone application in Science teaching at a rural school in the Pontal do Paranapanema - SPAplicativo de celularEducação do campoTecnologiaMobile appField educationTechnologyEsta pesquisa tem como objetivo desenvolver um aplicativo de celular para ser utilizado como ferramenta do processo de ensino aprendizagem, nas aulas de ciências para alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Estadual Maria Antônia Zangarini Ferreira Professora, que atende alunos provenientes de assentamento de reforma agrária. O uso de tecnologias tem se tornado uma das grandes facilidades para os alunos do Século XXI. Essa facilidade pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem através de usos de aplicativos educacionais. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) trazem um novo modelo para educação, possibilitando novos caminhos para os educandos. A maioria dos alunos do campo já detém conhecimento considerável quanto ao uso do celular, sabendo baixar aplicativos e jogos e outros tipos de programas. A utilização do aplicativo por nós sugerido na sala de aula, ao trabalharmos o conteúdo de ciências que está dentro do plano de aula da escola, onde esse conteúdo retratará a realidade do campo na ausência de laboratório de ciências podendo trabalhar com temas que permitem uma melhora no ensino de ciências, possibilitando ao aluno retratar a sua realidade como habitante da zona rural e, neste caso específico, morador de assentamento de reforma agrária.This research aims to develop a mobile application to be used as a tool in the process of teaching and learning in science classes for students of the 9thgrade of elementary school II of Maria Antonia Zangarini Ferreira State School, which serves students from land reform. The use of technologies has become one of the great facilities for 21st Century students. This facility can be used in theteaching-learning process through the use of educationalapplications. Information and Communication Technologies (ICTs) bring a new model for education, enabling new avenues for learners. Most students already has considerable knowledge of mobile phone usage, knowinghow to download game applications and othertypes of programs. The use of the application we suggested in the classroom, when working the science content that is within the school's classroom plan, where this content will portray the reality of the field in the absence of science lab and can workwith topics such as allowing for an improvement in science education, enabling the student to portray his reality as a rural dweller and, in this specific case, an agrarian reform settlement dwellerUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Marcelo Silva2020-04-13T15:38:57Z2020-04-13T15:38:57Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19213900092998733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:08:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192139Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:03.004433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
The use of a cell phone application in Science teaching at a rural school in the Pontal do Paranapanema - SP
title O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
spellingShingle O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
Brito, Marcelo Silva
Aplicativo de celular
Educação do campo
Tecnologia
Mobile app
Field education
Technology
title_short O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
title_full O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
title_fullStr O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
title_full_unstemmed O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
title_sort O uso de aplicativo de celular no ensino de Ciências em escola do campo no Pontal do Paranapanema - SP
author Brito, Marcelo Silva
author_facet Brito, Marcelo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Marcelo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo de celular
Educação do campo
Tecnologia
Mobile app
Field education
Technology
topic Aplicativo de celular
Educação do campo
Tecnologia
Mobile app
Field education
Technology
description Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um aplicativo de celular para ser utilizado como ferramenta do processo de ensino aprendizagem, nas aulas de ciências para alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola Estadual Maria Antônia Zangarini Ferreira Professora, que atende alunos provenientes de assentamento de reforma agrária. O uso de tecnologias tem se tornado uma das grandes facilidades para os alunos do Século XXI. Essa facilidade pode ser usada no processo de ensino-aprendizagem através de usos de aplicativos educacionais. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) trazem um novo modelo para educação, possibilitando novos caminhos para os educandos. A maioria dos alunos do campo já detém conhecimento considerável quanto ao uso do celular, sabendo baixar aplicativos e jogos e outros tipos de programas. A utilização do aplicativo por nós sugerido na sala de aula, ao trabalharmos o conteúdo de ciências que está dentro do plano de aula da escola, onde esse conteúdo retratará a realidade do campo na ausência de laboratório de ciências podendo trabalhar com temas que permitem uma melhora no ensino de ciências, possibilitando ao aluno retratar a sua realidade como habitante da zona rural e, neste caso específico, morador de assentamento de reforma agrária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13T15:38:57Z
2020-04-13T15:38:57Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192139
000929987
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192139
identifier_str_mv 000929987
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128674946351104