Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htm http://hdl.handle.net/11449/148296 |
Resumo: | Introdução: A educação ambiental tem como um de seus objetivos garantir que o ser humano compreenda a natureza do ambiente em que está inserido, bem como provocar reflexões e reconstrução de valores no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Sendo assim, são necessárias atividades que comecem a despertar nas crianças tais reflexões. O trabalho em andamento, um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, através da pesquisa-ação-participativa é desenvolvido em áreas naturais conservadas. Objetivos: Realizar atividades de sensibilização e percepção ambiental com crianças incluindo conhecimentos significativos sobre o ambiente natural e ações ambientais significativas; refletir sobre a importância de atividades de percepção e sensibilização do ambiente natural; criar oportunidades de construção de conhecimentos pelo trabalho de percepção e sensibilização ambiental sobre os seres vivos bem como a relação destes com o homem e com o ambiente em que os sujeitos estão inseridos. Métodos: O trabalho tem como base metodológica a pesquisa-ação-participativa, que dá ênfase ao aspecto de participação das crianças como parceiros das ações educativas ambientais desenvolvidas. Serão realizadas oito visitas a diferentes áreas naturais conservadas da região de Botucatu com crianças em idade de 6 a 11 anos, residentes no bairro da Cohab, e convidadas a formar um grupo de ação-ambiental que se reúne na Associação de Moradores em Botucatu. As visitas às áreas naturais são organizadas coletivamente pela técnica do planejamento participativo, que inclui preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades. È importante destacar que os alunos têm participação durante todo processo de tomada de decisões. Para a realização dessas atividades buscou-se as diretrizes presentes na técnica de “aula-passeio”, da Pedagogia Freinet, assim como da técnica de elaboração coletiva de um livro de histórias como forma de registrar as experiências de sensibilização, conhecimento e ação nos ambientes naturais visitados. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, temos, até o momento, resultados parciais e resultados esperados. Dentre os resultados parciais destaca-se duas visitas já realizadas no Jardim Botânico de Botucatu. As atividades de sensibilização ambiental foram e continuarão a ser acompanhadas de atividades de apropriação, por descoberta, de conhecimentos sobre processos ecológicos ali presentes, bem como brincadeiras que dão ênfase à percepção do ambiente pela criança. Espera-se, como resultado final, contribuir para a formação de sujeitos ambiental e socialmente responsáveis, que vivenciem experiências de tomada de decisões sobre o ambiente em que vivem. |
id |
UNSP_fa99d8817994b179fff7e682d57f1d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148296 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e açãoIntrodução: A educação ambiental tem como um de seus objetivos garantir que o ser humano compreenda a natureza do ambiente em que está inserido, bem como provocar reflexões e reconstrução de valores no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Sendo assim, são necessárias atividades que comecem a despertar nas crianças tais reflexões. O trabalho em andamento, um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, através da pesquisa-ação-participativa é desenvolvido em áreas naturais conservadas. Objetivos: Realizar atividades de sensibilização e percepção ambiental com crianças incluindo conhecimentos significativos sobre o ambiente natural e ações ambientais significativas; refletir sobre a importância de atividades de percepção e sensibilização do ambiente natural; criar oportunidades de construção de conhecimentos pelo trabalho de percepção e sensibilização ambiental sobre os seres vivos bem como a relação destes com o homem e com o ambiente em que os sujeitos estão inseridos. Métodos: O trabalho tem como base metodológica a pesquisa-ação-participativa, que dá ênfase ao aspecto de participação das crianças como parceiros das ações educativas ambientais desenvolvidas. Serão realizadas oito visitas a diferentes áreas naturais conservadas da região de Botucatu com crianças em idade de 6 a 11 anos, residentes no bairro da Cohab, e convidadas a formar um grupo de ação-ambiental que se reúne na Associação de Moradores em Botucatu. As visitas às áreas naturais são organizadas coletivamente pela técnica do planejamento participativo, que inclui preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades. È importante destacar que os alunos têm participação durante todo processo de tomada de decisões. Para a realização dessas atividades buscou-se as diretrizes presentes na técnica de “aula-passeio”, da Pedagogia Freinet, assim como da técnica de elaboração coletiva de um livro de histórias como forma de registrar as experiências de sensibilização, conhecimento e ação nos ambientes naturais visitados. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, temos, até o momento, resultados parciais e resultados esperados. Dentre os resultados parciais destaca-se duas visitas já realizadas no Jardim Botânico de Botucatu. As atividades de sensibilização ambiental foram e continuarão a ser acompanhadas de atividades de apropriação, por descoberta, de conhecimentos sobre processos ecológicos ali presentes, bem como brincadeiras que dão ênfase à percepção do ambiente pela criança. Espera-se, como resultado final, contribuir para a formação de sujeitos ambiental e socialmente responsáveis, que vivenciem experiências de tomada de decisões sobre o ambiente em que vivem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terra, Adriana Kulaif [UNESP]Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]2017-01-18T18:08:17Z2017-01-18T18:08:17Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148296PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:03:31.604425Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
title |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
spellingShingle |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação Terra, Adriana Kulaif [UNESP] |
title_short |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
title_full |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
title_fullStr |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
title_full_unstemmed |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
title_sort |
Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação |
author |
Terra, Adriana Kulaif [UNESP] |
author_facet |
Terra, Adriana Kulaif [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Adriana Kulaif [UNESP] Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] |
description |
Introdução: A educação ambiental tem como um de seus objetivos garantir que o ser humano compreenda a natureza do ambiente em que está inserido, bem como provocar reflexões e reconstrução de valores no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Sendo assim, são necessárias atividades que comecem a despertar nas crianças tais reflexões. O trabalho em andamento, um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, através da pesquisa-ação-participativa é desenvolvido em áreas naturais conservadas. Objetivos: Realizar atividades de sensibilização e percepção ambiental com crianças incluindo conhecimentos significativos sobre o ambiente natural e ações ambientais significativas; refletir sobre a importância de atividades de percepção e sensibilização do ambiente natural; criar oportunidades de construção de conhecimentos pelo trabalho de percepção e sensibilização ambiental sobre os seres vivos bem como a relação destes com o homem e com o ambiente em que os sujeitos estão inseridos. Métodos: O trabalho tem como base metodológica a pesquisa-ação-participativa, que dá ênfase ao aspecto de participação das crianças como parceiros das ações educativas ambientais desenvolvidas. Serão realizadas oito visitas a diferentes áreas naturais conservadas da região de Botucatu com crianças em idade de 6 a 11 anos, residentes no bairro da Cohab, e convidadas a formar um grupo de ação-ambiental que se reúne na Associação de Moradores em Botucatu. As visitas às áreas naturais são organizadas coletivamente pela técnica do planejamento participativo, que inclui preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades. È importante destacar que os alunos têm participação durante todo processo de tomada de decisões. Para a realização dessas atividades buscou-se as diretrizes presentes na técnica de “aula-passeio”, da Pedagogia Freinet, assim como da técnica de elaboração coletiva de um livro de histórias como forma de registrar as experiências de sensibilização, conhecimento e ação nos ambientes naturais visitados. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, temos, até o momento, resultados parciais e resultados esperados. Dentre os resultados parciais destaca-se duas visitas já realizadas no Jardim Botânico de Botucatu. As atividades de sensibilização ambiental foram e continuarão a ser acompanhadas de atividades de apropriação, por descoberta, de conhecimentos sobre processos ecológicos ali presentes, bem como brincadeiras que dão ênfase à percepção do ambiente pela criança. Espera-se, como resultado final, contribuir para a formação de sujeitos ambiental e socialmente responsáveis, que vivenciem experiências de tomada de decisões sobre o ambiente em que vivem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:17Z 2017-01-18T18:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htm http://hdl.handle.net/11449/148296 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htm http://hdl.handle.net/11449/148296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129014638837760 |