Descobrindo a vida: sensibilização, conhecimento e ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Adriana Kulaif [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e9.htm
http://hdl.handle.net/11449/148296
Resumo: Introdução: A educação ambiental tem como um de seus objetivos garantir que o ser humano compreenda a natureza do ambiente em que está inserido, bem como provocar reflexões e reconstrução de valores no que diz respeito ao relacionamento do homem com a natureza. Sendo assim, são necessárias atividades que comecem a despertar nas crianças tais reflexões. O trabalho em andamento, um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade, através da pesquisa-ação-participativa é desenvolvido em áreas naturais conservadas. Objetivos: Realizar atividades de sensibilização e percepção ambiental com crianças incluindo conhecimentos significativos sobre o ambiente natural e ações ambientais significativas; refletir sobre a importância de atividades de percepção e sensibilização do ambiente natural; criar oportunidades de construção de conhecimentos pelo trabalho de percepção e sensibilização ambiental sobre os seres vivos bem como a relação destes com o homem e com o ambiente em que os sujeitos estão inseridos. Métodos: O trabalho tem como base metodológica a pesquisa-ação-participativa, que dá ênfase ao aspecto de participação das crianças como parceiros das ações educativas ambientais desenvolvidas. Serão realizadas oito visitas a diferentes áreas naturais conservadas da região de Botucatu com crianças em idade de 6 a 11 anos, residentes no bairro da Cohab, e convidadas a formar um grupo de ação-ambiental que se reúne na Associação de Moradores em Botucatu. As visitas às áreas naturais são organizadas coletivamente pela técnica do planejamento participativo, que inclui preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades. È importante destacar que os alunos têm participação durante todo processo de tomada de decisões. Para a realização dessas atividades buscou-se as diretrizes presentes na técnica de “aula-passeio”, da Pedagogia Freinet, assim como da técnica de elaboração coletiva de um livro de histórias como forma de registrar as experiências de sensibilização, conhecimento e ação nos ambientes naturais visitados. Resultados: Por tratar-se de um Projeto em andamento, temos, até o momento, resultados parciais e resultados esperados. Dentre os resultados parciais destaca-se duas visitas já realizadas no Jardim Botânico de Botucatu. As atividades de sensibilização ambiental foram e continuarão a ser acompanhadas de atividades de apropriação, por descoberta, de conhecimentos sobre processos ecológicos ali presentes, bem como brincadeiras que dão ênfase à percepção do ambiente pela criança. Espera-se, como resultado final, contribuir para a formação de sujeitos ambiental e socialmente responsáveis, que vivenciem experiências de tomada de decisões sobre o ambiente em que vivem.
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