Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/126651
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838721.pdf
Resumo: Written language is a form of communication between humans and, as is not acquired naturally, needs educational interventions systematized to be learned. However, the teaching of writing is still mechanically imposed on the student, and could make use of other features such as games and plays. As a result, this research we analyze the writing development of phases, the psychic functions present in its development and the construction of a paradigm games and games that can be used as auxiliary tools in the teaching of writing. We describe the operation of each and identify how they can be used in the classroom. The survey was conducted through a qualitative approach of empirical type. The data concluded that these instruments are not used in class and often writing has no social relevance for the child. We also conclude that some usage scenarios of play occurred among children, are not used for didactic purposes as an example of sign-symbol relationship by teachers to teach writing
id UNSP_fb3dddfd625da3fa573e6db75bb40f58
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escritaBrincadeirasEscrita - Materiais e instrumentos - HistóriaSinais e simbolosJogosPlayWritten language is a form of communication between humans and, as is not acquired naturally, needs educational interventions systematized to be learned. However, the teaching of writing is still mechanically imposed on the student, and could make use of other features such as games and plays. As a result, this research we analyze the writing development of phases, the psychic functions present in its development and the construction of a paradigm games and games that can be used as auxiliary tools in the teaching of writing. We describe the operation of each and identify how they can be used in the classroom. The survey was conducted through a qualitative approach of empirical type. The data concluded that these instruments are not used in class and often writing has no social relevance for the child. We also conclude that some usage scenarios of play occurred among children, are not used for didactic purposes as an example of sign-symbol relationship by teachers to teach writingA linguagem escrita é uma das formas de comunicação entre os humanos e, como não é adquirida naturalmente, precisa de intervenções pedagógicas sistematizadas para que seja aprendida. Contudo, o ensino da escrita ainda é imposto de maneira mecânica ao aluno, sendo que poderia servir-se de outros recursos, como jogos e brincadeiras. Em vista disso, nesta pesquisa buscamos analisar as fases do desenvolvimento da escrita, as funções psíquicas presentes em seu desenvolvimento e a construção de um paradigma de jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como instrumentos auxiliares no ensino da escrita. Descrevemos o funcionamento de cada um e identificamos como podem ser utilizados em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa do tipo empírica. O tratamento dos dados permitiu concluir que esses instrumentos não são utilizados em sala e que, muitas vezes, a escrita não apresenta relevância social para a criança. Concluímos também que algumas situações de uso de brincadeiras ocorridas entre as crianças, não são aproveitadas com fins didáticos como exemplo de relação signo-símbolo pelos professores, para se ensinar a escritaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]2015-08-20T18:50:03Z2015-08-20T18:50:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTOZADORE, Juliana Carnieto. Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/126651000838721http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838721.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:08.518563Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
title Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
spellingShingle Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]
Brincadeiras
Escrita - Materiais e instrumentos - História
Sinais e simbolos
Jogos
Play
title_short Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
title_full Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
title_fullStr Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
title_full_unstemmed Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
title_sort Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
author Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]
author_facet Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozadore, Juliana Carnieto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Escrita - Materiais e instrumentos - História
Sinais e simbolos
Jogos
Play
topic Brincadeiras
Escrita - Materiais e instrumentos - História
Sinais e simbolos
Jogos
Play
description Written language is a form of communication between humans and, as is not acquired naturally, needs educational interventions systematized to be learned. However, the teaching of writing is still mechanically imposed on the student, and could make use of other features such as games and plays. As a result, this research we analyze the writing development of phases, the psychic functions present in its development and the construction of a paradigm games and games that can be used as auxiliary tools in the teaching of writing. We describe the operation of each and identify how they can be used in the classroom. The survey was conducted through a qualitative approach of empirical type. The data concluded that these instruments are not used in class and often writing has no social relevance for the child. We also conclude that some usage scenarios of play occurred among children, are not used for didactic purposes as an example of sign-symbol relationship by teachers to teach writing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20T18:50:03Z
2015-08-20T18:50:03Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOZADORE, Juliana Carnieto. Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/126651
000838721
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838721.pdf
identifier_str_mv TOZADORE, Juliana Carnieto. Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
000838721
url http://hdl.handle.net/11449/126651
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838721.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129266426052608