Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102037 |
Resumo: | A formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadores |
id |
UNSP_fb3eb3e01f9ca2f230310fca544a80d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102037 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de BiologiaBiologia - Formação de professoresEpistemologia geneticaBiologia - EnsinoBiology - EpystemologyBiology educationA formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadoresThe training of teachers has been the subject of numerous discussions in the context of research in science and biology education. The objective of this paper is to light new evidence that support this discussion, demonstrating the relevance and how the epistemological approach of biology can be inserted into the initial training of teachers and researches in biology. This papaer focuses on four basic moments. (1) Some reflections on the initial training of teachers and researchers in biology, (2) Possibilities and limits of articulation of epistemology, history and biology education, (3) The construction of the concepts of genotype and phenotype - the historical episode its initial conceptual proposotion, through a focus on systemic perspective of a plural vies; (4) Empirical enquiry with a Group of Researchers in Epistemology of Biology - GEBCA. The results obtained from the GEBCA suggests that the incusion of discussions of the historical and epistemological in a research group can promote reflections that contribute to building a consistent epistemological view on biology in different contexts, by teachers and researchersOutrosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis222 f.application/pdfJUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102037000681986justina_lad_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:49.717626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
title |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
spellingShingle |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP] Biologia - Formação de professores Epistemologia genetica Biologia - Ensino Biology - Epystemology Biology education |
title_short |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
title_full |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
title_fullStr |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
title_full_unstemmed |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
title_sort |
Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia |
author |
Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP] |
author_facet |
Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Formação de professores Epistemologia genetica Biologia - Ensino Biology - Epystemology Biology education |
topic |
Biologia - Formação de professores Epistemologia genetica Biologia - Ensino Biology - Epystemology Biology education |
description |
A formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadores |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102037 000681986 justina_lad_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
identifier_str_mv |
JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000681986 justina_lad_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
222 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128233837690880 |