Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102037
Resumo: A formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadores
id UNSP_fb3eb3e01f9ca2f230310fca544a80d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102037
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de BiologiaBiologia - Formação de professoresEpistemologia geneticaBiologia - EnsinoBiology - EpystemologyBiology educationA formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadoresThe training of teachers has been the subject of numerous discussions in the context of research in science and biology education. The objective of this paper is to light new evidence that support this discussion, demonstrating the relevance and how the epistemological approach of biology can be inserted into the initial training of teachers and researches in biology. This papaer focuses on four basic moments. (1) Some reflections on the initial training of teachers and researchers in biology, (2) Possibilities and limits of articulation of epistemology, history and biology education, (3) The construction of the concepts of genotype and phenotype - the historical episode its initial conceptual proposotion, through a focus on systemic perspective of a plural vies; (4) Empirical enquiry with a Group of Researchers in Epistemology of Biology - GEBCA. The results obtained from the GEBCA suggests that the incusion of discussions of the historical and epistemological in a research group can promote reflections that contribute to building a consistent epistemological view on biology in different contexts, by teachers and researchersOutrosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis222 f.application/pdfJUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102037000681986justina_lad_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:49.717626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
title Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
spellingShingle Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]
Biologia - Formação de professores
Epistemologia genetica
Biologia - Ensino
Biology - Epystemology
Biology education
title_short Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
title_full Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
title_fullStr Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
title_full_unstemmed Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
title_sort Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia
author Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]
author_facet Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Justina, Lourdes Aparecida Della [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Formação de professores
Epistemologia genetica
Biologia - Ensino
Biology - Epystemology
Biology education
topic Biologia - Formação de professores
Epistemologia genetica
Biologia - Ensino
Biology - Epystemology
Biology education
description A formação de professores tem sido objeto de inúmeras discussões no âmbito da pesquisa em ensino de ciências e biologia. O objetivo deste trabalho é trazer à tona novos elementos que corroborem em esta discussão, evidenciando a relevância e como a abordagem epistemológica da biologia pode ser inserida na formação inicial de professores e pesquisadores. O presente trabalho está centrado em quatro momentos básicos: (1) Algumas reflexões acerca da formação inicial de professores e pesquisadores de biologia; (2) Possibilidades e limites da articulação da epistemologia, da história e do ensino de biologia; (3) A construção dos conceitos de genótipo e fenótipo - do episódio histórico de sua proposição conceitual inicial, passando pelo enfoque em uma perspectiva sistêmica, a uma visão plural; (4) A investigação empírica junto a um Grupo de Pesquisadores em Epistemologia da Biologia - GEBCA. A análise dos resultados obtidos junto ao GEBCA sugere que a inserção de discussões de cunho histórico e epistemológico em um grupo de pesquisa pode favorecer reflexões que contribuem para a construção de uma visão epistemológica consistente sobre a biologia em seus diferentes contextos, por parte de professores e pesquisadores
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102037
000681986
justina_lad_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000681986
justina_lad_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/102037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 222 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128233837690880