A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102045
Resumo: A epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicial
id UNSP_9aef2e70694b28214bd78af2a806c8d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102045
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professoresBiologiaEnsinoEpistemologiaProfessores - FormaçãoPesquisadoresGrupos de trabalhoBiologyA epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicialBiology epistemology has been the subject of many discussions in research field in science and Biology teaching. This work aim was to bring new elaborations that enrich these discussions, highlighting its importance and how this epistemology can be inserted in Science and Biology teaching. The present investigation is anchored on four main phases: (i) some reflections on Biology epistemology and on the interaction possibilities with teaching and learning Biological knowledge, (ii) the indefinitions of the Biological concept in literature, (iii) initial perceptions of this research subjects about the Biological interactions when they visit a natural environment and this interactions representations outside the natural environment, (iv) the empirical investigation by this research Group on Biology Epistemology. The analysis of the obtained results with this research group allowed considerations that may contribute to the formation of a solid Biology epistemology, in its various contexts, will a focus on initial formationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis222 f. : il.application/pdfMARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102045000721245maricato_fe_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102045Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:10:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
title A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
spellingShingle A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]
Biologia
Ensino
Epistemologia
Professores - Formação
Pesquisadores
Grupos de trabalho
Biology
title_short A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
title_full A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
title_fullStr A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
title_full_unstemmed A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
title_sort A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
author Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]
author_facet Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ensino
Epistemologia
Professores - Formação
Pesquisadores
Grupos de trabalho
Biology
topic Biologia
Ensino
Epistemologia
Professores - Formação
Pesquisadores
Grupos de trabalho
Biology
description A epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102045
000721245
maricato_fe_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv MARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.
000721245
maricato_fe_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/102045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 222 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964918531751936