Formação contínua dos gestores do município de Regente Feijó-SP através da pesquisa-ação
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141754 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência realizada com gestoras escolares da rede municipal de ensino de Regente Feijó-SP em 2012. Para seu desenvolvimento, partimos das representações sociais coletadas na pesquisa do Núcleo de Ensino do ano de 2011, vinculada à FCT/UNESP, na qual, as gestoras apontavam a família como os responsáveis pelas dificuldades enfrentadas pela escola e pelo aluno atual. Assim, a pesquisa teve como objetivo criar possibilidades de vivenciar uma política de formação contínua no município investigado, levando em conta a voz dos próprios professores e gestores. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa-ação. Foram realizados 8 (oito) encontros com as gestores de todas as 6 (seis) escolas municipais e uma reunião junto aos professores de uma das escolas no momento do HTPC (Horário de Trabalho Coletivo Pedagógico). Com o levantamento das dificuldades detectadas no estudo, foram definidas coletivamente, as ações a serem realizadas. Todas as gestoras apontaram a falta de participação dos pais como dificuldade e, a partir disso, para cada escola foi refletido e elaborado um Plano de Ação adequado à sua realidade, visando à aproximação dos pais com a escola como estratégia que venha a viabilizar avanços na melhoria da qualidade da escola pública. Percebemos como resultados positivos que podemos citar a modificação da atitude de insegurança de algumas gestoras e a melhoria das relações interpessoais no grupo. Sobre a metodologia, afirmamos que é possível a realização da pesquisa-ação colaborativa como estratégia para que haja desenvolvimento profissional das gestoras, refletindo-se na melhoria da escola e na sua relação com a comunidade, num processo de reflexão em busca de soluções discutidas coletivamente. |
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Formação contínua dos gestores do município de Regente Feijó-SP através da pesquisa-açãoEste artigo relata uma experiência realizada com gestoras escolares da rede municipal de ensino de Regente Feijó-SP em 2012. Para seu desenvolvimento, partimos das representações sociais coletadas na pesquisa do Núcleo de Ensino do ano de 2011, vinculada à FCT/UNESP, na qual, as gestoras apontavam a família como os responsáveis pelas dificuldades enfrentadas pela escola e pelo aluno atual. Assim, a pesquisa teve como objetivo criar possibilidades de vivenciar uma política de formação contínua no município investigado, levando em conta a voz dos próprios professores e gestores. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa-ação. Foram realizados 8 (oito) encontros com as gestores de todas as 6 (seis) escolas municipais e uma reunião junto aos professores de uma das escolas no momento do HTPC (Horário de Trabalho Coletivo Pedagógico). Com o levantamento das dificuldades detectadas no estudo, foram definidas coletivamente, as ações a serem realizadas. Todas as gestoras apontaram a falta de participação dos pais como dificuldade e, a partir disso, para cada escola foi refletido e elaborado um Plano de Ação adequado à sua realidade, visando à aproximação dos pais com a escola como estratégia que venha a viabilizar avanços na melhoria da qualidade da escola pública. Percebemos como resultados positivos que podemos citar a modificação da atitude de insegurança de algumas gestoras e a melhoria das relações interpessoais no grupo. Sobre a metodologia, afirmamos que é possível a realização da pesquisa-ação colaborativa como estratégia para que haja desenvolvimento profissional das gestoras, refletindo-se na melhoria da escola e na sua relação com a comunidade, num processo de reflexão em busca de soluções discutidas coletivamente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Fernandes, Pamela Tamires Belão [UNESP]Azevedo, Patrícia Cralcev [UNESP]Silva, Edimar Aparecido da [UNESP]2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3956-3968application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3956-39682357-7819http://hdl.handle.net/11449/141754ISSN2357-7819-2014-3956-3968.pdf4339807008555214porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141754Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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