Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913 |
Resumo: | O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade. |
id |
UFRGS-22_5f15fa7cc0be677aebb9f5322ef33f4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/58913 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativaFormação continuada de diretoresescola pública estadualpesquisa ação colaborativa.O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891310.21573/vol31n12015.58913REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-642447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913/35192Leite, Yoshie Ussami FerrariLima, Vanda Moreira Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/58913Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:11Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
title |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
spellingShingle |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa Leite, Yoshie Ussami Ferrari Formação continuada de diretores escola pública estadual pesquisa ação colaborativa. |
title_short |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
title_full |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
title_fullStr |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
title_sort |
Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa |
author |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author_facet |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari Lima, Vanda Moreira Machado |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Vanda Moreira Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari Lima, Vanda Moreira Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de diretores escola pública estadual pesquisa ação colaborativa. |
topic |
Formação continuada de diretores escola pública estadual pesquisa ação colaborativa. |
description |
O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913 10.21573/vol31n12015.58913 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n12015.58913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913/35192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371199877120 |