Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Vanda Moreira Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913
Resumo: O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade.
id UFRGS-22_5f15fa7cc0be677aebb9f5322ef33f4f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58913
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativaFormação continuada de diretoresescola pública estadualpesquisa ação colaborativa.O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891310.21573/vol31n12015.58913REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-642447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913/35192Leite, Yoshie Ussami FerrariLima, Vanda Moreira Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/58913Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:11Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
title Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
spellingShingle Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Formação continuada de diretores
escola pública estadual
pesquisa ação colaborativa.
title_short Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
title_full Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
title_fullStr Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
title_full_unstemmed Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
title_sort Formação continuada de diretores escolares: uma experiência fundamentada na pesquisa ação colaborativa
author Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author_facet Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Lima, Vanda Moreira Machado
author_role author
author2 Lima, Vanda Moreira Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Lima, Vanda Moreira Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de diretores
escola pública estadual
pesquisa ação colaborativa.
topic Formação continuada de diretores
escola pública estadual
pesquisa ação colaborativa.
description O artigo resulta de pesquisa coletiva e visa refltir uma ação de formação continuada com diretores fundamentada na pesquisa ação colaborativa. Partiu da análise das representações sociais desses sujeitos sobre seu papel e suas difiuldades, coletadas por questionário. A ação de formação ocorreu em encontros mensais, por dois anos, privilegiando a voz dos diretores, suas difiuldades, seus saberes e suas práticas. Constatamos avaliação positiva da ação empreendida por priorizar reflxões do cotidiano escolar, da gestão educacional e do papel desses profisionais por uma escola de qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913
10.21573/vol31n12015.58913
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913
identifier_str_mv 10.21573/vol31n12015.58913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58913/35192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 45-64
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371199877120