Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-Santo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94068 |
Resumo: | O dramaturgo gaúcho Jose Joaquim de Campos Leão (1829-1883), auto-intitulado Qorpo-Santo, possui uma obra complexa que chegou ao conhecimento da critica e do púbico em 1966, cem anos depois de serem escritas. Por conta de tal fato, são poucos os trabalhos teóricos acerca de sua dramaturgia, dentre os quais podemos citar Os homens precários, de Flávio Aguiar e Qorpo-Santo: surrealismo ou absurdo?¸ de Eudinyr Fraga. É no esforço de acrescentar material à fortuna crítica do autor que esse trabalho é desenvolvido, tomando como eixo um aspecto reincidente em sua obra: o tema das dicotomias, cisões e conflitos, aqui agrupados sob o termo desdobramento. O topos do desdobramento manifesta-se tanto no desenvolvimento das personae dramáticas, quanto nas suas ações e, ainda, na estrutura das comédias (enredo, cenário etc.), caracterizada pelas intervenções do nonsense nas instâncias do cotidiano. Desse modo, o desdobramento oferece uma chave de leitura eficiente da dramaturgia do autor, que permite a decifração de muitas das peculiaridades que compõem o universo cômico de suas peças |
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Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-SantoQorpo-Santo, 1829-1883Teatro brasileiroTeatro - Séc. XIXQorpo-SantoBrazilian TheatreTheatre of XIX centuryDeploymentAssunto em língua estrangeiraO dramaturgo gaúcho Jose Joaquim de Campos Leão (1829-1883), auto-intitulado Qorpo-Santo, possui uma obra complexa que chegou ao conhecimento da critica e do púbico em 1966, cem anos depois de serem escritas. Por conta de tal fato, são poucos os trabalhos teóricos acerca de sua dramaturgia, dentre os quais podemos citar Os homens precários, de Flávio Aguiar e Qorpo-Santo: surrealismo ou absurdo?¸ de Eudinyr Fraga. É no esforço de acrescentar material à fortuna crítica do autor que esse trabalho é desenvolvido, tomando como eixo um aspecto reincidente em sua obra: o tema das dicotomias, cisões e conflitos, aqui agrupados sob o termo desdobramento. O topos do desdobramento manifesta-se tanto no desenvolvimento das personae dramáticas, quanto nas suas ações e, ainda, na estrutura das comédias (enredo, cenário etc.), caracterizada pelas intervenções do nonsense nas instâncias do cotidiano. Desse modo, o desdobramento oferece uma chave de leitura eficiente da dramaturgia do autor, que permite a decifração de muitas das peculiaridades que compõem o universo cômico de suas peçasThe southern dramaturgist José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), selfnamed Qorpo-Santo, has a complex oeuvre that became known to the public in 1966, one hundred years after being written. So, there are few of studies on his dramaturgy, among it we can mention Flávio Aguiar´s Os homens precarious and Eudinyr Fraga´s Qorpo-Santo: surrealism ou absurdo? In the effort to increase the criticism on Qorpo- Santo´s oeuvre that this study we choose the axis of an important aspect of his oeuvre – the motif of dichotomies, separations and conflicts – here named deployment. The topoi of deployment are showing in development of dramatic personae, her actions, and in structure of Qorpo-Santo´s comedies (in plots, sceneries, etc.). This motif is characterized by the interventions of the nonsense in daily world. In our study, we make an analysis of some plays of Qorpo-Santo under the perspective of the deployment, and the characters are the focus of our considerations, because the dramatic figures are the axis of the structure of the comic universe of Qopro-Santo. Thus, the deployment offers an efficient key of lecture of the Qorpo- Santo´s oeuvre, which permits the interpretation of many particularities of the comic universe of Qorpo-Santo´s playsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Maria Clara [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2011-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfGONÇALVES, Maria Clara. Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-Santo. 2011. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94068000640129goncalves_mc_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:30:06.025310Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-Santo Gonçalves, Maria Clara [UNESP] Qorpo-Santo, 1829-1883 Teatro brasileiro Teatro - Séc. XIX Qorpo-Santo Brazilian Theatre Theatre of XIX century Deployment Assunto em língua estrangeira |
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O dramaturgo gaúcho Jose Joaquim de Campos Leão (1829-1883), auto-intitulado Qorpo-Santo, possui uma obra complexa que chegou ao conhecimento da critica e do púbico em 1966, cem anos depois de serem escritas. Por conta de tal fato, são poucos os trabalhos teóricos acerca de sua dramaturgia, dentre os quais podemos citar Os homens precários, de Flávio Aguiar e Qorpo-Santo: surrealismo ou absurdo?¸ de Eudinyr Fraga. É no esforço de acrescentar material à fortuna crítica do autor que esse trabalho é desenvolvido, tomando como eixo um aspecto reincidente em sua obra: o tema das dicotomias, cisões e conflitos, aqui agrupados sob o termo desdobramento. O topos do desdobramento manifesta-se tanto no desenvolvimento das personae dramáticas, quanto nas suas ações e, ainda, na estrutura das comédias (enredo, cenário etc.), caracterizada pelas intervenções do nonsense nas instâncias do cotidiano. Desse modo, o desdobramento oferece uma chave de leitura eficiente da dramaturgia do autor, que permite a decifração de muitas das peculiaridades que compõem o universo cômico de suas peças |
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