O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Franco da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154175
Resumo: A presente pesquisa de mestrado teve por objetivo o desenvolvimento de atividades didáticas em língua inglesa com base em corpora com o foco no desenvolvimento da compreensão oral para alunos em nível A2 e B1. Para tanto, a Linguística de Corpus serviu com aparato teórico-metodológico, e as atividades preparadas foram aplicadas em um minicurso de 12 horas ministrado em uma instituição de ensino superior tecnológico, no noroeste do estado de São Paulo. Os alunos participantes estavam no último ano de suas graduações e ao terminarem o curso eles têm a oportunidade de se submeterem a aplicação do exame de proficiência internacional TOEFL. A necessidade desta pesquisa se deu após o resultado do mapeamento de proficiência em língua inglesa dos alunos brasileiros revelarem um nível insuficiente para o acompanhamento das atividades acadêmicas em universidades do exterior (ABREU LIMA, MORAES FILHO, 2016). Como metodologia de pesquisa, utilizamos o programa AntConc® como ferramenta para a realização das análises e descrições lexicais do corpus de estudo para a pesquisa, que foi compilado a partir das transcrições de 71 palestras retiradas do site TED (www.ted.com) e de 56 transcrições das animações do site TED-ED (https://ed.ted.com/). A partir dos dados obtidos por meio das análises do corpus de estudo, foram propostas, e posteriormente aplicadas, atividades com o foco na compreensão oral em língua inglesa. Como fundamentação teórica, tomamos como base os conceitos de Inglês para Fins Acadêmicos (FLOWERDEW, 2001; CHARLES, 2013; HYLAND, 2006), Linguística de Corpus (CHARLES, 2012; MCENERY, XIAO, 2011; BERBER SARDINHA, 2010; 2004), e as concepções sobre a Compreensão Oral (ROST, 2011; FLOWERDEW, MILLER, 2005; GOH 2003, 2012; MCCARTHY, 1998). Os resultados obtidos nesta pesquisa contribuem para o aprimoramento da compreensão oral dos alunos sobre a língua inglesa. Esperamos ainda que este estudo ressalte a importância da Linguística de Corpus para o ensino e aprendizagem de línguas, assim como a relevância da elaboração de materiais didáticos baseados em corpus.
id UNSP_fce154546cfa0b034f43b09ffedf11ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154175
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oralCorpora use in the production of activities for listening comprehension developmentEnsino e aprendizagem de língua estrangeiraInglês com fins acadêmicosLinguística de CorpusAtividades didáticas de compreensão oral em língua inglesaForeign language teaching and learningEnglish for academic purposesCorpus linguisticsDidactic activities of listening comprehension in englishA presente pesquisa de mestrado teve por objetivo o desenvolvimento de atividades didáticas em língua inglesa com base em corpora com o foco no desenvolvimento da compreensão oral para alunos em nível A2 e B1. Para tanto, a Linguística de Corpus serviu com aparato teórico-metodológico, e as atividades preparadas foram aplicadas em um minicurso de 12 horas ministrado em uma instituição de ensino superior tecnológico, no noroeste do estado de São Paulo. Os alunos participantes estavam no último ano de suas graduações e ao terminarem o curso eles têm a oportunidade de se submeterem a aplicação do exame de proficiência internacional TOEFL. A necessidade desta pesquisa se deu após o resultado do mapeamento de proficiência em língua inglesa dos alunos brasileiros revelarem um nível insuficiente para o acompanhamento das atividades acadêmicas em universidades do exterior (ABREU LIMA, MORAES FILHO, 2016). Como metodologia de pesquisa, utilizamos o programa AntConc® como ferramenta para a realização das análises e descrições lexicais do corpus de estudo para a pesquisa, que foi compilado a partir das transcrições de 71 palestras retiradas do site TED (www.ted.com) e de 56 transcrições das animações do site TED-ED (https://ed.ted.com/). A partir dos dados obtidos por meio das análises do corpus de estudo, foram propostas, e posteriormente aplicadas, atividades com o foco na compreensão oral em língua inglesa. Como fundamentação teórica, tomamos como base os conceitos de Inglês para Fins Acadêmicos (FLOWERDEW, 2001; CHARLES, 2013; HYLAND, 2006), Linguística de Corpus (CHARLES, 2012; MCENERY, XIAO, 2011; BERBER SARDINHA, 2010; 2004), e as concepções sobre a Compreensão Oral (ROST, 2011; FLOWERDEW, MILLER, 2005; GOH 2003, 2012; MCCARTHY, 1998). Os resultados obtidos nesta pesquisa contribuem para o aprimoramento da compreensão oral dos alunos sobre a língua inglesa. Esperamos ainda que este estudo ressalte a importância da Linguística de Corpus para o ensino e aprendizagem de línguas, assim como a relevância da elaboração de materiais didáticos baseados em corpus.This master's research aimed at the designing of corpus-based activities in English, focusing on the development of the oral comprehension for students at levels A2 and B1. To that end, Corpus linguistics was used as a theoretical-methodological apparatus, and the activities were applied in a mini-course of 12 hours taught at a higher education institution in the northwest of the state of São Paulo. The participating students were in the last year of their undergraduate studies and upon finishing the course they have the opportunity to apply for the international proficiency exam TOEFL. The need for this research came after the mapping of Brazilian students’ level of English revealed an insufficient proficiency to follow academic activities in universities abroad (ABREU LIMA, MORAES FILHO, 2016). As a research methodology, we used the Antconc® program as a tool to perform lexical analyzes and descriptions. The corpus of study for this research was compiled from the transcripts of 71 lectures taken from the TED website (www.ted.com) and 56 transcripts of the TED-ED website animations (https://ed.ted.com/). From the data obtained through the analysis of the corpus of study, activities focused on listening comprehension in English were proposed and then applied to students. As a theoretical basis, we followed the concepts of English for Academic Purposes (FLOWERDEW, 2001, CHARLES, 2013, HYLAND, 2006), Corpus Linguistics (CHARLES, 2012, MCENERY, XIAO, 2011, BERBER SARDINHA, 2010); and conceptions about Oral Comprehension (ROST, 2011; FLOWERDEW, MILLER, 2005; GOH 2003, 2012; MCCARTHY, 1998). The results obtained in this research are intended to improve the lexical knowledge of the students in English. We also hope that this study may highlight the importance of Corpus Linguistics for language teaching and learning, as well as the relevance of corpus-based materials.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Paula Tavares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Franco da2018-06-06T19:04:51Z2018-06-06T19:04:51Z2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15417500090246533004153069P572215760794479660000-0001-9783-2724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:09:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154175Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:44.624895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
Corpora use in the production of activities for listening comprehension development
title O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
spellingShingle O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
Silva, Luciano Franco da
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês com fins acadêmicos
Linguística de Corpus
Atividades didáticas de compreensão oral em língua inglesa
Foreign language teaching and learning
English for academic purposes
Corpus linguistics
Didactic activities of listening comprehension in english
title_short O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
title_full O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
title_fullStr O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
title_full_unstemmed O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
title_sort O uso de corpora na produção de atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão oral
author Silva, Luciano Franco da
author_facet Silva, Luciano Franco da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Paula Tavares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Franco da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês com fins acadêmicos
Linguística de Corpus
Atividades didáticas de compreensão oral em língua inglesa
Foreign language teaching and learning
English for academic purposes
Corpus linguistics
Didactic activities of listening comprehension in english
topic Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês com fins acadêmicos
Linguística de Corpus
Atividades didáticas de compreensão oral em língua inglesa
Foreign language teaching and learning
English for academic purposes
Corpus linguistics
Didactic activities of listening comprehension in english
description A presente pesquisa de mestrado teve por objetivo o desenvolvimento de atividades didáticas em língua inglesa com base em corpora com o foco no desenvolvimento da compreensão oral para alunos em nível A2 e B1. Para tanto, a Linguística de Corpus serviu com aparato teórico-metodológico, e as atividades preparadas foram aplicadas em um minicurso de 12 horas ministrado em uma instituição de ensino superior tecnológico, no noroeste do estado de São Paulo. Os alunos participantes estavam no último ano de suas graduações e ao terminarem o curso eles têm a oportunidade de se submeterem a aplicação do exame de proficiência internacional TOEFL. A necessidade desta pesquisa se deu após o resultado do mapeamento de proficiência em língua inglesa dos alunos brasileiros revelarem um nível insuficiente para o acompanhamento das atividades acadêmicas em universidades do exterior (ABREU LIMA, MORAES FILHO, 2016). Como metodologia de pesquisa, utilizamos o programa AntConc® como ferramenta para a realização das análises e descrições lexicais do corpus de estudo para a pesquisa, que foi compilado a partir das transcrições de 71 palestras retiradas do site TED (www.ted.com) e de 56 transcrições das animações do site TED-ED (https://ed.ted.com/). A partir dos dados obtidos por meio das análises do corpus de estudo, foram propostas, e posteriormente aplicadas, atividades com o foco na compreensão oral em língua inglesa. Como fundamentação teórica, tomamos como base os conceitos de Inglês para Fins Acadêmicos (FLOWERDEW, 2001; CHARLES, 2013; HYLAND, 2006), Linguística de Corpus (CHARLES, 2012; MCENERY, XIAO, 2011; BERBER SARDINHA, 2010; 2004), e as concepções sobre a Compreensão Oral (ROST, 2011; FLOWERDEW, MILLER, 2005; GOH 2003, 2012; MCCARTHY, 1998). Os resultados obtidos nesta pesquisa contribuem para o aprimoramento da compreensão oral dos alunos sobre a língua inglesa. Esperamos ainda que este estudo ressalte a importância da Linguística de Corpus para o ensino e aprendizagem de línguas, assim como a relevância da elaboração de materiais didáticos baseados em corpus.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06T19:04:51Z
2018-06-06T19:04:51Z
2018-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154175
000902465
33004153069P5
7221576079447966
0000-0001-9783-2724
url http://hdl.handle.net/11449/154175
identifier_str_mv 000902465
33004153069P5
7221576079447966
0000-0001-9783-2724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128569630523392