Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Jhenifer Carolina de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239714
Resumo: A pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico.
id UNSP_fd7fced39e7f652dad3f9da39f4eebdc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239714
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Currículo em movimento: do currículo prescrito ao realCurriculum on the move: from the prescribed curriculum to the realCurrículoRendimento escolarCovid-19CurriculumAcademic performanceA pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico.The research arose after studying the theme of the curriculum, its applications and dimensions, during the "Curriculum, Programs and Projects" course in the Pedagogy program at the College of Sciences, UNESP/Bauru. After analyzing the theme of the curriculum and the National Common Curricular Base (BNCC), the research was articulated about which modifications or adaptations in school curricula occurred due to the Covid-19 pandemic, a context that reflected on pedagogical practices in the classroom, seeking to alleviate the problems arising from social isolation, since the pandemic modified the school reality, consequently reflecting on academic performance. The study focused on Elementary School I, specifically 5th grade. Analyzing how the curriculum is applied in the classroom, we formulated the following questions: How do teachers construct their lesson plans? Is there a diagnosis of which knowledge students already have before the content is taught? Are students important for the construction of the curriculum? In what way did the Covid-19 pandemic modify pedagogical practices and the implementation of the curriculum? Could the pandemic be a new reason for poor academic performance? Can the way the curriculum is worked on mitigate this situation? These and other questions emerged because they are related to the teacher's pedagogical practices and their results in the classroom with students. Thus, the aim of the research was to analyze the process of implementing the official curriculum and its effects on the academic performance of 5th grade students at a public state school in the interior of the state of São Paulo, in a pandemic context. Therefore, the work had the following stages: 1) Studies on the curriculum and its implementation; school failure; impacts of the pandemic on the education sector; 2) Field research: document analysis, observation of the classroom daily routine, and sending a virtual questionnaire to teachers; 3) Analysis and interpretation of the results. We believe that analysing the theme of the prescribed curriculum and the actual curriculum are important for the formation of future teachers in understanding the distance between what is officially prescribed and what is effectively implemented in the classroom, through the necessary changes to the official curriculum in the face of the pandemic context.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)2504Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Jhenifer Carolina de Almeida2023-02-24T16:03:44Z2023-02-24T16:03:44Z2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:30:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:41.647983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
Curriculum on the move: from the prescribed curriculum to the real
title Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
spellingShingle Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
Prado, Jhenifer Carolina de Almeida
Currículo
Rendimento escolar
Covid-19
Curriculum
Academic performance
title_short Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
title_full Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
title_fullStr Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
title_full_unstemmed Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
title_sort Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
author Prado, Jhenifer Carolina de Almeida
author_facet Prado, Jhenifer Carolina de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Jhenifer Carolina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Rendimento escolar
Covid-19
Curriculum
Academic performance
topic Currículo
Rendimento escolar
Covid-19
Curriculum
Academic performance
description A pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24T16:03:44Z
2023-02-24T16:03:44Z
2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239714
url http://hdl.handle.net/11449/239714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129447996424192