Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239714 |
Resumo: | A pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico. |
id |
UNSP_fd7fced39e7f652dad3f9da39f4eebdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239714 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao realCurriculum on the move: from the prescribed curriculum to the realCurrículoRendimento escolarCovid-19CurriculumAcademic performanceA pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico.The research arose after studying the theme of the curriculum, its applications and dimensions, during the "Curriculum, Programs and Projects" course in the Pedagogy program at the College of Sciences, UNESP/Bauru. After analyzing the theme of the curriculum and the National Common Curricular Base (BNCC), the research was articulated about which modifications or adaptations in school curricula occurred due to the Covid-19 pandemic, a context that reflected on pedagogical practices in the classroom, seeking to alleviate the problems arising from social isolation, since the pandemic modified the school reality, consequently reflecting on academic performance. The study focused on Elementary School I, specifically 5th grade. Analyzing how the curriculum is applied in the classroom, we formulated the following questions: How do teachers construct their lesson plans? Is there a diagnosis of which knowledge students already have before the content is taught? Are students important for the construction of the curriculum? In what way did the Covid-19 pandemic modify pedagogical practices and the implementation of the curriculum? Could the pandemic be a new reason for poor academic performance? Can the way the curriculum is worked on mitigate this situation? These and other questions emerged because they are related to the teacher's pedagogical practices and their results in the classroom with students. Thus, the aim of the research was to analyze the process of implementing the official curriculum and its effects on the academic performance of 5th grade students at a public state school in the interior of the state of São Paulo, in a pandemic context. Therefore, the work had the following stages: 1) Studies on the curriculum and its implementation; school failure; impacts of the pandemic on the education sector; 2) Field research: document analysis, observation of the classroom daily routine, and sending a virtual questionnaire to teachers; 3) Analysis and interpretation of the results. We believe that analysing the theme of the prescribed curriculum and the actual curriculum are important for the formation of future teachers in understanding the distance between what is officially prescribed and what is effectively implemented in the classroom, through the necessary changes to the official curriculum in the face of the pandemic context.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)2504Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Jhenifer Carolina de Almeida2023-02-24T16:03:44Z2023-02-24T16:03:44Z2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:30:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:41.647983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real Curriculum on the move: from the prescribed curriculum to the real |
title |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
spellingShingle |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real Prado, Jhenifer Carolina de Almeida Currículo Rendimento escolar Covid-19 Curriculum Academic performance |
title_short |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
title_full |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
title_fullStr |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
title_full_unstemmed |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
title_sort |
Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real |
author |
Prado, Jhenifer Carolina de Almeida |
author_facet |
Prado, Jhenifer Carolina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Jhenifer Carolina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Rendimento escolar Covid-19 Curriculum Academic performance |
topic |
Currículo Rendimento escolar Covid-19 Curriculum Academic performance |
description |
A pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões, durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19, contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es) constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-24T16:03:44Z 2023-02-24T16:03:44Z 2023-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239714 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129447996424192 |