Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para área curricular de matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90970 |
Resumo: | A proposta e as orientações curriculares do Ensino Fundamental para a área de Matemática e as Matrizes de Referência do SARESP preconizam conteúdo curriculares e expectativas de aprendizagem expressas sob a forma de competências passíveis de avaliação ao final dos Ciclos I e II. Este trabalho, fundamentado teoricamente na Análise do Comportamento, utilizou essas propostas para analisar registros em vídeo de aulas ministradas por docentes das 4ª e 8ª séries, sustentando dois objetivos: 1) caracterizar práticas de ensino de professores da rede estadual que ministram conteúdos de matemática, com ênfase na identificação e na descrição de consistências entre as contingências de ensino registradas, os conteúdos ministrados e as competências explicitadas na documentação acima especificada; 2) verificar se a caracterização das práticas de ensino desses professores se constituiria em condição favorecedora para o delineamento de recursos didáticos para o ensino de conteúdos curriculares de matemática previstos nesta mesma documentação. O primeiro objetivo justificou a execução das três etapas do Procedimento de Descrição e Análise, de acordo com a sequência: seleção dos registros em vídeo de duas unidades didáticas (UDs) e vinculação de habilidades e competências parametrizadas pelo SARESP às práticas de ensino de duas professoras; descrições e análises das interações observadas; síntese das análises das UDs, salientando as ocorrências de ações mais incidentes nas práticas de ensino das professoras. Pela síntese, constatou-se que as professoras prescindiram de (1) fornecer condições com as quais os alunos pudessem elaborar suas próprias respostas às atividades propostas e (2) apresentar consequências imediatas contingentes às respostas dos alunos; (3) explorar possíveis relações de controle das respostas fornecidas pelos alunos... |
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Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para área curricular de matemática no ensino fundamentalEnsino fundamentalProposta curricularMatrizes de referênciasPráticas de ensinoRecursos didáticosElementary schoolCurricular proposalsReference matrixesEducational practicesEducational resourcesA proposta e as orientações curriculares do Ensino Fundamental para a área de Matemática e as Matrizes de Referência do SARESP preconizam conteúdo curriculares e expectativas de aprendizagem expressas sob a forma de competências passíveis de avaliação ao final dos Ciclos I e II. Este trabalho, fundamentado teoricamente na Análise do Comportamento, utilizou essas propostas para analisar registros em vídeo de aulas ministradas por docentes das 4ª e 8ª séries, sustentando dois objetivos: 1) caracterizar práticas de ensino de professores da rede estadual que ministram conteúdos de matemática, com ênfase na identificação e na descrição de consistências entre as contingências de ensino registradas, os conteúdos ministrados e as competências explicitadas na documentação acima especificada; 2) verificar se a caracterização das práticas de ensino desses professores se constituiria em condição favorecedora para o delineamento de recursos didáticos para o ensino de conteúdos curriculares de matemática previstos nesta mesma documentação. O primeiro objetivo justificou a execução das três etapas do Procedimento de Descrição e Análise, de acordo com a sequência: seleção dos registros em vídeo de duas unidades didáticas (UDs) e vinculação de habilidades e competências parametrizadas pelo SARESP às práticas de ensino de duas professoras; descrições e análises das interações observadas; síntese das análises das UDs, salientando as ocorrências de ações mais incidentes nas práticas de ensino das professoras. Pela síntese, constatou-se que as professoras prescindiram de (1) fornecer condições com as quais os alunos pudessem elaborar suas próprias respostas às atividades propostas e (2) apresentar consequências imediatas contingentes às respostas dos alunos; (3) explorar possíveis relações de controle das respostas fornecidas pelos alunos...The proposal and curricular guidelines for elementary school of Mathematics and São Paulo Student Performance Appraisal System (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo) - SARESP suggest curriculum content and learning expectations expressed as skills which could be assessed at the end of Cycles I and II. Basing on the Behavior Analysis theories, this study aimed to analyze video recorded 4th and 8th grade classes, considering two goals: 1) to characterize3 the educational practices of public school teachers, when teaching contents in mathematics with emphasis on identifiying and describing consistencies among the recorded teaching contingencies, the contents taught as well as the skills explained in the documentation specified above and 2) to verify if the characterization of these teacher's educational practices would constitute in a favoring condition for the instructional design of educational resources for teaching mathematics contents provided in the same documentation previously mentioned The first goal justified the realization of the Analysis and Description Procedure, completing the three stages concerned, according to the following sequence: video recording selection of two teaching units (TUs) and linking skills and competencies parameterized by SARESP to the teaching practices of two teachers; descriptions and analysis of the observed interactions; synthesis of both TU analysis, pointing the most frequent actions in the teacher's educational practices. Through the synthesis referred, it was found that the teachers have chosen not (1) to provide conditions in which students could develop their own asnwers to the proposed activities and (2) to present immediate consequences related to the students' answers, (3) to explore possible relations for controlling the answers given by students who differed from those predicted previously. For the seconde goal... (Complete abstract click electronic acces below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Júnior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maestro, Daniela Cristina [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2010-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p. : il.application/pdfMAESTRO, Daniela Cristina. Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para área curricular de matemática no ensino fundamental. 2010. 173 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90970000619953maestro_dc_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:12:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:16:50.960943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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MAESTRO, Daniela Cristina. Caracterização de práticas de ensino e delineamentos de recursos didáticos para área curricular de matemática no ensino fundamental. 2010. 173 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/90970 000619953 maestro_dc_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
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