Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paiva, Nataliana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844
Resumo: Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB.
id VERACRUZ-0_3f10c68f3ad1f7cc70cd38092dc1afa3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33844
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/ManausMatriz de Referência SAEB 9º ano de Língua PortuguesaProposta CurricularSEMED/Manaus.Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3384410.34117/bjdv7n8-061Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76595-76612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76595-76612Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76595-766122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Cardoso dos SantosPaiva, Nataliana de Souza2021-09-16T20:49:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33844Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:46.098276Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
title Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
spellingShingle Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa
Proposta Curricular
SEMED/Manaus.
title_short Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
title_full Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
title_fullStr Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
title_full_unstemmed Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
title_sort Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
author Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
author_facet Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
Paiva, Nataliana de Souza
author_role author
author2 Paiva, Nataliana de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
Paiva, Nataliana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa
Proposta Curricular
SEMED/Manaus.
topic Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa
Proposta Curricular
SEMED/Manaus.
description Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844
10.34117/bjdv7n8-061
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76595-76612
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76595-76612
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76595-76612
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549765656576