Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB. |
id |
VERACRUZ-0_3f10c68f3ad1f7cc70cd38092dc1afa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33844 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/ManausMatriz de Referência SAEB 9º ano de Língua PortuguesaProposta CurricularSEMED/Manaus.Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3384410.34117/bjdv7n8-061Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76595-76612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76595-76612Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76595-766122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Cardoso dos SantosPaiva, Nataliana de Souza2021-09-16T20:49:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33844Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:46.098276Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
title |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
spellingShingle |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus Souza, Vanessa Cardoso dos Santos Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa Proposta Curricular SEMED/Manaus. |
title_short |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
title_full |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
title_fullStr |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
title_full_unstemmed |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
title_sort |
Análise da matriz de referência do saeb de 2015 a 2019: reflexões curriculares em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Semed/Manaus / Analysis of the saeb reference matrix from 2015 to 2019: curricular reflections in portuguese language from 6TH to 9th grade of elementary school OF Semed/Manaus |
author |
Souza, Vanessa Cardoso dos Santos |
author_facet |
Souza, Vanessa Cardoso dos Santos Paiva, Nataliana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Nataliana de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa Cardoso dos Santos Paiva, Nataliana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa Proposta Curricular SEMED/Manaus. |
topic |
Matriz de Referência SAEB 9º ano de Língua Portuguesa Proposta Curricular SEMED/Manaus. |
description |
Este trabalho é o resultado de relato de experiência a partir do trabalho de análise dos resultados educacionais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Manaus realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento – DAM. Todos os dados como da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Avaliação Nacional da Alfabetização, Avaliação do Rendimento Escolar, Avaliação do Desempenho do Estudante passam por esse setor e as assessoras tratam, analisam e constroem relatórios para serem enviados aos Setores Macro da SEMED/Manaus como também às escolas para professores, gestores e alunos. Os objetivos deste relato são analisar a Proposta Curricular da Semed implementada de 2014 a 2020 comparada à Matriz de Referência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e seus resultados das proficiências da prova de Língua Portuguesa de 2015 a 2019. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos a revisão de literatura sobre o SAEB; Bauer; Gatti; Tavares (2013), Bonamino; Sousa (2012); para as perspectivas curriculares: Lopes; Macedo (2011), Moreira; Candau (2007) entre outros e análise documental (CELLARD, 2008) da matriz de referência do 9º ano do SAEB e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do comportamento do desempenho no SAEB. Os resultados mostram que a pesar da Proposta Curricular da Semed Manaus contemplar grande parte das habilidades aferidas no SAEB, ela não alcança algumas habilidades nos níveis 5 a 8 da escala de proficiência de língua portuguesa do 9º ano, o que provavelmente tenha cooperado não atingisse níveis mais elevados, ficando a Rede, recorrentemente nos anos de 2015 a 2019, concentrada nos níveis 2, 3 e 4 da escala SAEB. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844 10.34117/bjdv7n8-061 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33844/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76595-76612 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76595-76612 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76595-76612 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549765656576 |