A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Attílio, Lísia Borges [UNESP], Cavallini, Maria Cecília [UNESP], Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP], Mazzola, Maysa [UNESP], Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP], Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP], Borges, Rívea Medri [UNESP], Fioravanti, Celso Daniel [UNESP], Pupin, Nadya Carolina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143661
Resumo: Introdução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio.
id UNSP_fdd7304dec8c92899d3fef8890febc55
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143661
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamentalIntrodução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]Attílio, Lísia Borges [UNESP]Cavallini, Maria Cecília [UNESP]Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]Mazzola, Maysa [UNESP]Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]Borges, Rívea Medri [UNESP]Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]Pupin, Nadya Carolina [UNESP]2016-09-01T13:58:24Z2016-09-01T13:58:24Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject001application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001http://hdl.handle.net/11449/1436612005-001-santana.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:59:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:59:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
title A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
spellingShingle A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
title_short A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
title_full A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
title_fullStr A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
title_full_unstemmed A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
title_sort A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
author Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
author_facet Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
Attílio, Lísia Borges [UNESP]
Cavallini, Maria Cecília [UNESP]
Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]
Mazzola, Maysa [UNESP]
Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]
Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]
Borges, Rívea Medri [UNESP]
Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]
Pupin, Nadya Carolina [UNESP]
author_role author
author2 Attílio, Lísia Borges [UNESP]
Cavallini, Maria Cecília [UNESP]
Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]
Mazzola, Maysa [UNESP]
Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]
Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]
Borges, Rívea Medri [UNESP]
Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]
Pupin, Nadya Carolina [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]
Attílio, Lísia Borges [UNESP]
Cavallini, Maria Cecília [UNESP]
Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]
Mazzola, Maysa [UNESP]
Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]
Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]
Borges, Rívea Medri [UNESP]
Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]
Pupin, Nadya Carolina [UNESP]
description Introdução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:24Z
2016-09-01T13:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001
http://hdl.handle.net/11449/143661
2005-001-santana.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143661
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001
2005-001-santana.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 001
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790414103642112