A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143661 |
Resumo: | Introdução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio. |
id |
UNSP_fdd7304dec8c92899d3fef8890febc55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143661 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamentalIntrodução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP]Attílio, Lísia Borges [UNESP]Cavallini, Maria Cecília [UNESP]Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP]Mazzola, Maysa [UNESP]Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP]Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP]Borges, Rívea Medri [UNESP]Fioravanti, Celso Daniel [UNESP]Pupin, Nadya Carolina [UNESP]2016-09-01T13:58:24Z2016-09-01T13:58:24Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject001application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001http://hdl.handle.net/11449/1436612005-001-santana.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-05T19:09:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-07-05T19:09:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
title |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
spellingShingle |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP] |
title_short |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
title_full |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
title_fullStr |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
title_sort |
A discussão dos temas questão agrária, agricultura e meio ambiente em escolas públicas do ensino fundamental |
author |
Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP] |
author_facet |
Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP] Attílio, Lísia Borges [UNESP] Cavallini, Maria Cecília [UNESP] Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP] Mazzola, Maysa [UNESP] Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP] Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP] Borges, Rívea Medri [UNESP] Fioravanti, Celso Daniel [UNESP] Pupin, Nadya Carolina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Attílio, Lísia Borges [UNESP] Cavallini, Maria Cecília [UNESP] Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP] Mazzola, Maysa [UNESP] Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP] Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP] Borges, Rívea Medri [UNESP] Fioravanti, Celso Daniel [UNESP] Pupin, Nadya Carolina [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant´Ana, Antonio Lázaro [UNESP] Attílio, Lísia Borges [UNESP] Cavallini, Maria Cecília [UNESP] Eberlin, Christian Büscher von Teschenhausen [UNESP] Mazzola, Maysa [UNESP] Ferreira, Ana Paula Sato [UNESP] Oliveira, Laíra Lúcia Damasceno de [UNESP] Borges, Rívea Medri [UNESP] Fioravanti, Celso Daniel [UNESP] Pupin, Nadya Carolina [UNESP] |
description |
Introdução: Nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas são discutidos de forma bastante ampla e atualizada temas relacionados à questão agrária, à agricultura e ao meio ambiente, daí a importância de estabelecer um intercâmbio com as escolas do ensino fundamental, tanto no sentido de enriquecer o debate desses temas nas escolas e também a própria formação dos universitários. Objetivos: discutir temas relacionados à questão agrária, agricultura e meio ambiente nas escolas públicas de Ilha Solteira, buscando formas criativas que motivem os alunos e melhore o aprendizado, e o desenvolvimento, por parte dos universitários, de diversas habilidades como o de trabalhar em equipe, pesquisar, selecionar e organizar material bibliográfico, elaborar e apresentar atividades didáticas adaptadas ao perfil cognitivo específico do público. A equipe é composta de oito discentes de graduação (02 do curso de Ciências Biológicas e 06 do curso de Agronomia), além do docente coordenador do Projeto. Métodos: Inicialmente foi feito um levantamento junto aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre quais assuntos gostariam de conhecer mais e quais métodos preferiam para a apresentação, dentre 14 temas propostos pelo grupo de extensão. A equipe analisou os resultados e após reuniões com os professores definiu os temas a serem abordados, buscando adequá-los para cada série. Para os alunos da 5ª série foi apresentado o tema “desmatamento”, na 6ª série foram abordados os temas “aproveitamento de alimentos” e “poluição ambiental”, na 7ª série os temas foram “aproveitamento de alimentos e desmatamento”, e para a 8ª série “poluição ambiental” e “reforma agrária”. Nas apresentações desses temas, buscou-se utilizar diversas metodologias, tais como recursos de multimídia, ênfase em ilustrações, vídeos de animação, transparências e atividades práticas (degustação de doce de casca de abacaxi, confecção de acróstico por parte dos alunos). Resultados: Estes temas foram retratados nas escolas de ensino fundamental E.E.P.G ”Lea Silva Moraes”, com 9 classes (6ª e 7ª séries), com aproximadamente 300 alunos, e na E.E.P.G ”Arno Hausser”, com 9 classes (7ª e 8ª séries), totalizando 270 alunos. A receptividade dos alunos foi melhor nas apresentações que envolveram a participação dos mesmos ou que incluíram recursos de vídeo, em relação aos professores a receptividade foi boa. O Projeto terá continuidade nesse segundo semestre de 2005 e pretende-se aperfeiçoar os métodos utilizados, além de incluir também alunos do ensino médio. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:24Z 2016-09-01T13:58:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001 http://hdl.handle.net/11449/143661 2005-001-santana.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143661 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 001 2005-001-santana.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
001 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826304682613538816 |