Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant Ana, Raquel Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalis (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24060
Resumo: Este artigo traz o debate da questão agrária como uma particularidade da questão social e a partir desse entendimento constrói o diálogo com o projeto de formação do serviço social brasileiro. Parte-se do pressuposto que as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que tem como fundamento a teoria social de Marx, exige a apreensão dos diversos conteúdos numa perspectiva de totalidade e, portanto, permite a análise das particularidades da questão agrária nos diferentes conteúdos dos núcleos que estruturam a proposta formativa. No entanto, a dificuldade na apropriação desse referencial e a perspectiva urbanocêntrica e fragmentária da produção do conhecimento pode afetar essa apreensão. Este artigo é um exercício de reflexão do lugar da questão agrária como particularidade da questão social em dois núcleos da formação que compõem as diretrizes: o de formação do ser social e o das particularidades da sociedade brasileira, afunilando o debate para uma matéria de maneira a dar visibilidade concreta, ainda que limitada, ao debate da questão agrária no projeto de formação.
id UFES-4_6cd567c0af0db58d53ca2cb4347f77f8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/24060
network_acronym_str UFES-4
network_name_str Temporalis (Online)
repository_id_str
spelling Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agráriaEste artigo traz o debate da questão agrária como uma particularidade da questão social e a partir desse entendimento constrói o diálogo com o projeto de formação do serviço social brasileiro. Parte-se do pressuposto que as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que tem como fundamento a teoria social de Marx, exige a apreensão dos diversos conteúdos numa perspectiva de totalidade e, portanto, permite a análise das particularidades da questão agrária nos diferentes conteúdos dos núcleos que estruturam a proposta formativa. No entanto, a dificuldade na apropriação desse referencial e a perspectiva urbanocêntrica e fragmentária da produção do conhecimento pode afetar essa apreensão. Este artigo é um exercício de reflexão do lugar da questão agrária como particularidade da questão social em dois núcleos da formação que compõem as diretrizes: o de formação do ser social e o das particularidades da sociedade brasileira, afunilando o debate para uma matéria de maneira a dar visibilidade concreta, ainda que limitada, ao debate da questão agrária no projeto de formação.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2019-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/2406010.22422/temporalis.2019v19n37p205-221Temporalis; v. 19 n. 37 (2019): Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e serviço social; 205-2212238-18561518-793410.22422/temporalis.2019v19n37reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24060/pdf_1Copyright (c) 2019 Temporalisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant Ana, Raquel Santos2019-11-04T20:12:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/24060Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2019-11-04T20:12:57Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
title Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
spellingShingle Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
Sant Ana, Raquel Santos
title_short Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
title_full Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
title_fullStr Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
title_sort Diretrizes curriculares da ABEPSS e a questão agrária
author Sant Ana, Raquel Santos
author_facet Sant Ana, Raquel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant Ana, Raquel Santos
description Este artigo traz o debate da questão agrária como uma particularidade da questão social e a partir desse entendimento constrói o diálogo com o projeto de formação do serviço social brasileiro. Parte-se do pressuposto que as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que tem como fundamento a teoria social de Marx, exige a apreensão dos diversos conteúdos numa perspectiva de totalidade e, portanto, permite a análise das particularidades da questão agrária nos diferentes conteúdos dos núcleos que estruturam a proposta formativa. No entanto, a dificuldade na apropriação desse referencial e a perspectiva urbanocêntrica e fragmentária da produção do conhecimento pode afetar essa apreensão. Este artigo é um exercício de reflexão do lugar da questão agrária como particularidade da questão social em dois núcleos da formação que compõem as diretrizes: o de formação do ser social e o das particularidades da sociedade brasileira, afunilando o debate para uma matéria de maneira a dar visibilidade concreta, ainda que limitada, ao debate da questão agrária no projeto de formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24060
10.22422/temporalis.2019v19n37p205-221
url https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24060
identifier_str_mv 10.22422/temporalis.2019v19n37p205-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24060/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Temporalis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Temporalis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
dc.source.none.fl_str_mv Temporalis; v. 19 n. 37 (2019): Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e serviço social; 205-221
2238-1856
1518-7934
10.22422/temporalis.2019v19n37
reponame:Temporalis (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron:UFES
instname_str Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Temporalis (Online)
collection Temporalis (Online)
repository.name.fl_str_mv Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
repository.mail.fl_str_mv lucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com
_version_ 1799699031410081792