Dança terreira: uma proposta de ensino de dança a partir das corpooralidades afrorreferenciadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Letícia Doretto [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255079
Resumo: “Dança Terreira” é uma proposta de ensino de dança que vem sendo encantada ao longo de alguns anos e tornou-se objeto dessa pesquisa e escrita-dançante de Mestrado a partir do desejo de compartilhar e fundamentar essa proposta no encontro com educadores(as) a partir de princípios e procedimentos metodológicos que dialogasse com a pesquisa-ação e a pesquisa narrativa. A partir da pergunta: “De que forma uma proposta de ensino enraizada e inspirada nas CorpoOralidades presentes nas danças tradicionais afrorreferenciadas, sobretudo na dança dos Orixás, pode contribuir para a valorização dos saberes ancestrais e do ensino de dança em espaços formais e não formais de educação?; Como a proposta pode contribuir para o reconhecimento e a desmitificação dos saberes encorpados ancestrais, que fundamentam essas danças, nos espaços e nas práticas educacionais?”, as reflexões caminham em direção ao objeto de estudo desta pesquisa: a sistematização (e não cristalização) de uma proposta de ensino ancorada nas “CorpoOralidades” das danças afrorreferenciadas, entendidas como linguagem de dança. Essa proposta objetiva potencializar a experiência do conhecimento sensível do corpo (GODOY, 2021) nos sujeitos participantes da pesquisa: educadores(as); valorizar os saberes encorpados em dança (MARTINS, 2021), explicitar temáticas, matrizes corporais, e concepções de corpo (CorpoNatureza) envolvidas nessa linguagem e, assim contribuir para uma educação em dança mais plural na articulação entre tradição e contemporaneidade. Mergulho nos estudos da(os) autora(es) que subsidiam as reflexões: Leda Maria Martins (2021), Carolina Andrade (2018), Kathya Godoy (2020), Jorge Larrosa (2015), Reginaldo Prandi (2001), Renata Lima (2012), Graziela Rodrigues (1997), Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Luiz Rufino (2021) e faço uso da narratividade como recurso para aproximar o(a) leitor(a) dos achados deste estudo para fornecer pistas valiosas para inspirar/pensar/propor práticas artísticas e pedagógicas e antirracistas no ensino da dança.
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A partir da pergunta: “De que forma uma proposta de ensino enraizada e inspirada nas CorpoOralidades presentes nas danças tradicionais afrorreferenciadas, sobretudo na dança dos Orixás, pode contribuir para a valorização dos saberes ancestrais e do ensino de dança em espaços formais e não formais de educação?; Como a proposta pode contribuir para o reconhecimento e a desmitificação dos saberes encorpados ancestrais, que fundamentam essas danças, nos espaços e nas práticas educacionais?”, as reflexões caminham em direção ao objeto de estudo desta pesquisa: a sistematização (e não cristalização) de uma proposta de ensino ancorada nas “CorpoOralidades” das danças afrorreferenciadas, entendidas como linguagem de dança. Essa proposta objetiva potencializar a experiência do conhecimento sensível do corpo (GODOY, 2021) nos sujeitos participantes da pesquisa: educadores(as); valorizar os saberes encorpados em dança (MARTINS, 2021), explicitar temáticas, matrizes corporais, e concepções de corpo (CorpoNatureza) envolvidas nessa linguagem e, assim contribuir para uma educação em dança mais plural na articulação entre tradição e contemporaneidade. Mergulho nos estudos da(os) autora(es) que subsidiam as reflexões: Leda Maria Martins (2021), Carolina Andrade (2018), Kathya Godoy (2020), Jorge Larrosa (2015), Reginaldo Prandi (2001), Renata Lima (2012), Graziela Rodrigues (1997), Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Luiz Rufino (2021) e faço uso da narratividade como recurso para aproximar o(a) leitor(a) dos achados deste estudo para fornecer pistas valiosas para inspirar/pensar/propor práticas artísticas e pedagógicas e antirracistas no ensino da dança.“Sacred Ground Dance” (loosely translated from Dança Terreira, where terreiro is a room or sacred ground in which African-Brazilian rituals and festivities take place) is a dance teaching proposal that has been spellbinding over the years and has become the subject of this Master's research and dance-infused writing. It stems from the desire to share and establish this proposal through engagement with educators, based on principles and methodological procedures that align with active and narrative research. Starting with the question: "In what way can a teaching proposal rooted in and inspired by the Body Orality present in Afro-referenced traditional dances, especially in the dance of the Orixás, contribute to the appreciation of ancestral knowledge and the teaching of dance in formal and non-formal education spaces? How can the proposal contribute to the recognition and demystification of the embodied ancestral knowledge that underlies these dances in educational spaces and practices?" Reflections move towards the object of study of this research: the systematization (not crystallization) of a teaching proposal anchored in the “BodyOrality” of Afro-referenced dances, understood as a dance language. This proposal aims to enhance the experience of the sensitive knowledge of the body (GODOY, 2021) in the participants of the research: educators; promote embodied dance knowledge (MARTINS, 2021), articulate themes, bodily matrices, and body concepts (BodyNature) involved in this language, and thus contribute to a more diverse dance education in the relationship between tradition and contemporaneity. I delve into the studies of the author(s) that support such reflections: Leda Maria Martins (2021), Carolina Andrade (2018), Kathya Godoy (2020), Jorge Larrosa (2015), Reginaldo Prandi (2001), Renata Lima (2012), Graziela Rodrigues (1997), Inaicyra Falcão dos Santos (2021), Luiz Rufino (2021); and use narrativity as a resource to bring the reader closer to the findings of this study, providing valuable clues to inspire/think/propose artistic and pedagogical practices and anti-racist approaches in dance education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres [UNESP]Gonçalves, Letícia Doretto [UNESP]2024-04-10T18:05:17Z2024-04-10T18:05:17Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Leticia D. Dança terreira: uma proposta de ensino de dança a partir das corpooralidades afrorreferenciadas. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25507990457782125030030009000917581626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-11T06:12:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:11:58.782135Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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