A partilha do dançar da Mimese Cia. de Dança/Coisa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193922 |
Resumo: | O propósito do trabalho é perceber como bailarinas da Mimese Companhia de Dança Coisa compreendem a produção de partilha sensível (Rancière, 2005) dentro do processo de criação em dança que vivem, enquanto participantes do grupo. O estudo referente a partilha sensível do filósofo francês Jacques Rancière será central para o entendimento do processo artístico da Mimese como construção de conhecimento. Ademais, escritos acerca da Pedagogia da Dança Contemporânea somam-se aos preceitos teóricos. Como metodologia serão utilizados livros, artigos e a interpretação de depoimentos de três integrantes da companhia. Analiso às oralidades inspirado nos procedimentos metodológicos da História Oral, utilizando as etapas criadas para tal método. Pode-se indicar através das oralidades que cada dançarina fez, perante a existência da partilha sensível e sua operação na cia., que suas histórias de vida tiveram mudanças a partir do contato com a Mimese e que o partilhar de saberes sobre Dança é um elemento essencial para manutenção das pessoas nesse espaço de aprendizagem e criação. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, que a partilha sensível se dá pelo fato de pessoas diversas terem acesso ao modo de produção de danças ao entrarem em contato com o trabalho desenvolvido pela coreógrafa Luciana Paludo, diretora da companhia aqui estudada. |
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Cabral, Jeferson de OliveiraNoronha, Márcio Pizarro2019-05-08T02:34:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/193922001091162O propósito do trabalho é perceber como bailarinas da Mimese Companhia de Dança Coisa compreendem a produção de partilha sensível (Rancière, 2005) dentro do processo de criação em dança que vivem, enquanto participantes do grupo. O estudo referente a partilha sensível do filósofo francês Jacques Rancière será central para o entendimento do processo artístico da Mimese como construção de conhecimento. Ademais, escritos acerca da Pedagogia da Dança Contemporânea somam-se aos preceitos teóricos. Como metodologia serão utilizados livros, artigos e a interpretação de depoimentos de três integrantes da companhia. Analiso às oralidades inspirado nos procedimentos metodológicos da História Oral, utilizando as etapas criadas para tal método. Pode-se indicar através das oralidades que cada dançarina fez, perante a existência da partilha sensível e sua operação na cia., que suas histórias de vida tiveram mudanças a partir do contato com a Mimese e que o partilhar de saberes sobre Dança é um elemento essencial para manutenção das pessoas nesse espaço de aprendizagem e criação. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, que a partilha sensível se dá pelo fato de pessoas diversas terem acesso ao modo de produção de danças ao entrarem em contato com o trabalho desenvolvido pela coreógrafa Luciana Paludo, diretora da companhia aqui estudada.This work tries to understand the production of sensitive sharing (Rancière, 2005) within the process of creation in dance that live as participants of the company. The study concerning the sensitive sharing of the French philosopher Jacques Rancière will be central to the understanding of the artistic process of the Mimesis as construction of knowledge. In addition, writings on the Pedagogy of Contemporary Dance add to the theoretical precepts. As methodology will be used books, articles and the interpretation of statements of three members of the company. I analyse orality inspired by the methodological procedures of Oral History, using the steps created for such method. It is possible to indicate through the orates that each dancer did, before the existence of the sensible sharing and its operation in the company, that their life histories had changes from the contact with the Mimese and that the sharing of knowledge on Dance is an element essential for the maintenance of people in this area of learning and creation. Thus, through interviews with the cast, it is understood that the sensitive sharing is due to the fact that diverse people have access to the mode of production of dances by getting in touch with the work developed by the choreographer Luciana Paludo, director of the company here studied.application/pdfporDançaHistória oralPartilha do sensívelDanceOralitySensitive SharingA partilha do dançar da Mimese Cia. de Dança/Coisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091162.pdf.txt001091162.pdf.txtExtracted Texttext/plain96109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193922/2/001091162.pdf.txtcf337233485148f64d6fdecba7dcc66fMD52ORIGINAL001091162.pdfTexto completoapplication/pdf340000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193922/1/001091162.pdfa28949fdc1205be1ddaab75a59dfb6abMD5110183/1939222019-10-20 03:52:57.185515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:52:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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