Cuidando de pacientes em fase terminal: a perspectiva de alunos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadala, Maria Lúcia Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Fernanda Machado da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000200005
http://hdl.handle.net/11449/27228
Resumo: Este estudo busca compreender como alunos de graduação em Enfermagem percebem a si mesmos ao cuidar de pacientes em fase terminal e expor os significados da experiência vivida. Foram entrevistados 14 alunos, respondendo à questão: Como se mostra a você o cuidar do paciente na fase terminal? Para os alunos, é sempre uma experiência dolorosa, que os coloca face a face com suas fragilidades e inseguranças. Eles atribuem suas dificuldades à própria incapacidade de aceitar a morte e ao despreparo e inexperiência. Relatam que falta apoio dos profissionais com quem compartilham esse cuidado. No que se refere à formação profissional, para alguns a experiência foi positiva, apesar das dificuldades; outros a avaliam negativamente, resultando em rejeição a situações semelhantes. Novas investigações sobre o tema são necessárias para aprofundar e ampliar a reflexão para o âmbito da formação dos enfermeiros em nível nacional.
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spelling Cuidando de pacientes em fase terminal: a perspectiva de alunos de enfermagemEl cuidando de pacientes en fase terminal: la perspectiva de los alumnos de enfermeríaTaking care of terminal patients: nursing student's perspectiveCuidados de enfermagemDoente terminalAtitude frente à morteEstudantes de enfermagemAtención de enfermeríaEnfermo terminalActitud frente a la muerteEstudiantes de enfermeríaNursing careTerminally illAttitude to deathStudents, nursingEste estudo busca compreender como alunos de graduação em Enfermagem percebem a si mesmos ao cuidar de pacientes em fase terminal e expor os significados da experiência vivida. Foram entrevistados 14 alunos, respondendo à questão: Como se mostra a você o cuidar do paciente na fase terminal? Para os alunos, é sempre uma experiência dolorosa, que os coloca face a face com suas fragilidades e inseguranças. Eles atribuem suas dificuldades à própria incapacidade de aceitar a morte e ao despreparo e inexperiência. Relatam que falta apoio dos profissionais com quem compartilham esse cuidado. No que se refere à formação profissional, para alguns a experiência foi positiva, apesar das dificuldades; outros a avaliam negativamente, resultando em rejeição a situações semelhantes. Novas investigações sobre o tema são necessárias para aprofundar e ampliar a reflexão para o âmbito da formação dos enfermeiros em nível nacional.Este estudio busca comprender como los alumnos del curso de Enfermería perciben el cuidar de pacientes en fase terminal y exponer los significados de la experiencia vivida. Fueron entrevistados 14 alumnos, respondiendo a la pregunta: ¿Qué le parece a usted cuidar de un paciente en fase terminal? Para los alumnos, siempre es una experiencia dolorosa, que los coloca frente a frente con sus fragilidades e inseguridades. Atribuyen sus dificultades a la propia incapacidad de aceptar la muerte y a la falta de preparación e inexperiencia. Relatan que les falta apoyo de los profesionales con quien comparten ese cuidado. En lo que se refiere a la formación profesional, para algunos la experiencia fue positiva, a pesar de las dificultades; otros la evalúan negativamente, resultando en rechazo a situaciones semejantes. Nuevas investigaciones sobre el tema son necesarias, en el sentido de profundizar y ampliar la reflexión dentro del ámbito de formación de los enfermeros a nivel nacional.The aim of this study is to understand how nursing undergraduates perceive themselves while care delivery to terminal patients and expose the meaning of the experience they have. Fourteen students were interviewed, and answered the following question: What is the image you have about caring for a terminal patient? Students always consider this to be a painful experience, one that puts them face to face with their weaknesses and insecurities. They attribute their difficulties to their personal incapacity to accept death and to their lack of preparation and their inexperience. They report a lack of support from professionals with whom they share this care. In terms of professional development, for some, the experience was positive, despite the difficulties; others evaluate it as negative, resulting in a rejection of similar situations. Further studies on this subject are needed with a view to a deeper and broader reflection on nursing education in Brazil.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sadala, Maria Lúcia Araújo [UNESP]Silva, Fernanda Machado da [UNESP]2014-05-20T15:09:27Z2014-05-20T15:09:27Z2009-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article287-294application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000200005Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 43, n. 2, p. 287-294, 2009.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/2722810.1590/S0080-62342009000200005S0080-62342009000200005WOS:000267704000004S0080-62342009000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:10:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:10:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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