Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217757 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel. |
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Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?Mathematical literacy in inclusive contexts: what do the literatures say?Alfabetização matemática inclusivaLetramento matemático inclusivoMatemáticaInclusive mathematical literacyMathEsta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.This research aims to understand how much and what there is of research within the themes inclusive mathematical literacy and inclusive mathematical literacy. For this, we sought to review two documents that guide school curricula, the National Curricular Common Base and the National Curricular Parameters and, secondly, an analysis of the literature found from the scientific databases SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal periodicals CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), OASIS – BR (Brazilian Portal of Scientific Publications in Open Access) and Google Scholar, totaling 11 publications analyzed. Thus showing that even though mathematics has social importance, there is not enough research. Still, as for inclusion, which is guaranteed by Laws such as the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Base, it appears only as a right on paper.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galego, Thaís Caroline Correa2022-04-11T17:46:57Z2022-04-11T17:46:57Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALEGO, Thaís Caroline Correa. Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas? Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/217757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T15:27:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T15:27:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel. |
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