Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104369
Resumo: Mobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí.
id UNSP_ff2640a07525b1c4d83b849988d7567f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104369
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio ClaroGeografia urbanaRio Claro (SP)Periferias urbanasEfeito barreiraAcessibilidadeMobilidadeSeveranceAccessibilitySuburbMobilityMobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí.Mobility refers to the populational movement within a certain urban space. Accessibility is the way to access the urban equipment as to the shape and design of the city. The difficulty of moving and accessing the desires of a journey can be caused by physical barriers such as bridges, viaducts, railway, highways) and also natural barriers as rivers and formation of soil. The aim of this research concentrates in understanding the perception of dwellers of two neighborhoods of the city Rio Claro due to the barrier effect caused by the Washington Luiz highway; the railway and the River Corumbataí.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]2014-06-11T19:33:20Z2014-06-11T19:33:20Z2009-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis114 f. : il., tabs., fots.application/pdfSOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/104369000606413sousa_mtr_dr_rcla.pdf33004137004P018359076631150010000-0002-4601-880XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:04:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:19.633667Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
title Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
spellingShingle Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]
Geografia urbana
Rio Claro (SP)
Periferias urbanas
Efeito barreira
Acessibilidade
Mobilidade
Severance
Accessibility
Suburb
Mobility
title_short Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
title_full Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
title_fullStr Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
title_full_unstemmed Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
title_sort Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
author Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]
author_facet Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia urbana
Rio Claro (SP)
Periferias urbanas
Efeito barreira
Acessibilidade
Mobilidade
Severance
Accessibility
Suburb
Mobility
topic Geografia urbana
Rio Claro (SP)
Periferias urbanas
Efeito barreira
Acessibilidade
Mobilidade
Severance
Accessibility
Suburb
Mobility
description Mobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-03
2014-06-11T19:33:20Z
2014-06-11T19:33:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/104369
000606413
sousa_mtr_dr_rcla.pdf
33004137004P0
1835907663115001
0000-0002-4601-880X
identifier_str_mv SOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000606413
sousa_mtr_dr_rcla.pdf
33004137004P0
1835907663115001
0000-0002-4601-880X
url http://hdl.handle.net/11449/104369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f. : il., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128323201531904