Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104369 |
Resumo: | Mobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí. |
id |
UNSP_ff2640a07525b1c4d83b849988d7567f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104369 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio ClaroGeografia urbanaRio Claro (SP)Periferias urbanasEfeito barreiraAcessibilidadeMobilidadeSeveranceAccessibilitySuburbMobilityMobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí.Mobility refers to the populational movement within a certain urban space. Accessibility is the way to access the urban equipment as to the shape and design of the city. The difficulty of moving and accessing the desires of a journey can be caused by physical barriers such as bridges, viaducts, railway, highways) and also natural barriers as rivers and formation of soil. The aim of this research concentrates in understanding the perception of dwellers of two neighborhoods of the city Rio Claro due to the barrier effect caused by the Washington Luiz highway; the railway and the River Corumbataí.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP]2014-06-11T19:33:20Z2014-06-11T19:33:20Z2009-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis114 f. : il., tabs., fots.application/pdfSOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/104369000606413sousa_mtr_dr_rcla.pdf33004137004P018359076631150010000-0002-4601-880XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:04:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:19.633667Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
title |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
spellingShingle |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP] Geografia urbana Rio Claro (SP) Periferias urbanas Efeito barreira Acessibilidade Mobilidade Severance Accessibility Suburb Mobility |
title_short |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
title_full |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
title_fullStr |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
title_full_unstemmed |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
title_sort |
Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro |
author |
Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP] |
author_facet |
Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Marcos Timóteo Rodrigues de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia urbana Rio Claro (SP) Periferias urbanas Efeito barreira Acessibilidade Mobilidade Severance Accessibility Suburb Mobility |
topic |
Geografia urbana Rio Claro (SP) Periferias urbanas Efeito barreira Acessibilidade Mobilidade Severance Accessibility Suburb Mobility |
description |
Mobilidade refere-se ao deslocamento populacional no espaço urbano. Acessibilidade é a maneira de acessar os equipamentos urbanos em meio à forma e o desenho da cidade. A dificuldade de movimentar-se e acessar os desejos de viagem pode ser causada por barreiras físicas ocasionadas historicamente por obras de engenharia (pontes, viadutos, ferrovias e rodovias) e naturalmente por formações do relevo e rios. O objeto desta pesquisa concentra-se em entender as percepções dos moradores de dois bairros periféricos da cidade de Rio Claro perante o efeito barreira causado pela Rodovia Washington Luiz, a ferrovia e o Rio Corumbataí. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-03 2014-06-11T19:33:20Z 2014-06-11T19:33:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. http://hdl.handle.net/11449/104369 000606413 sousa_mtr_dr_rcla.pdf 33004137004P0 1835907663115001 0000-0002-4601-880X |
identifier_str_mv |
SOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues de. Mobilidade e acessibilidade intraurbana: análise do efeito barreira na cidade de Rio Claro. 2009. 114 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009. 000606413 sousa_mtr_dr_rcla.pdf 33004137004P0 1835907663115001 0000-0002-4601-880X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. : il., tabs., fots. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128323201531904 |