Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90870
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental, 3º e 4° ciclos, em relação à abordagem dos Temas Transversais/Político-Sociais, como e quanto abordam estes temas, através da análise e estudo dos conteúdos referentes ao bloco de Grandezas e Medidas. Para a realização desta pesquisa utilizou-se da técnica de Documentação Indireta e da Análise Direta, em uma amostra de cinco coleções de livros didáticos de Matemática para o 3º e 4º ciclos, coleções essas avaliadas e recomendadas pelo MEC. A pesquisa foi fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, em estudos sobre o Livro Didático, especificamente o de Matemática e na teoria sobre Temas Transversais/Político-Sociais. A análise possibilitou perceber que há uma preocupação com a formação para a cidadania descrita nos documentos oficiais e que esses documentos, além de discutirem sobre os temas transversais, ainda que de forma restrita, sugerem maneiras de trabalhar os conteúdos transversais nas diversas disciplinas para o alcance da formação para cidadania. A análise possibilitou perceber também que, embora os Livros Didáticos proponham o trabalho com os temas transversais, esse trabalho não ocorre como é proposto pelos PCN - Temas Transversais, tampouco como sugere a teoria sobre temas político-sociais estudada nesta pesquisa, o que ocorre é uma contextualização simplista do conteúdo matemático através de problemas vinculados a uma abordagem prático-utilitária, não propiciando aos estudantes uma formação cidadã que almeje uma sociedade justa e emancipatória para todos.
id UNSP_ff580bd5085bfe340768ffabed1611cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90870
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?Livros didaticosGrandezas e medidasSchoolbooksQuantities and measurementsEste trabalho tem como objetivo analisar os Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental, 3º e 4° ciclos, em relação à abordagem dos Temas Transversais/Político-Sociais, como e quanto abordam estes temas, através da análise e estudo dos conteúdos referentes ao bloco de Grandezas e Medidas. Para a realização desta pesquisa utilizou-se da técnica de Documentação Indireta e da Análise Direta, em uma amostra de cinco coleções de livros didáticos de Matemática para o 3º e 4º ciclos, coleções essas avaliadas e recomendadas pelo MEC. A pesquisa foi fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, em estudos sobre o Livro Didático, especificamente o de Matemática e na teoria sobre Temas Transversais/Político-Sociais. A análise possibilitou perceber que há uma preocupação com a formação para a cidadania descrita nos documentos oficiais e que esses documentos, além de discutirem sobre os temas transversais, ainda que de forma restrita, sugerem maneiras de trabalhar os conteúdos transversais nas diversas disciplinas para o alcance da formação para cidadania. A análise possibilitou perceber também que, embora os Livros Didáticos proponham o trabalho com os temas transversais, esse trabalho não ocorre como é proposto pelos PCN - Temas Transversais, tampouco como sugere a teoria sobre temas político-sociais estudada nesta pesquisa, o que ocorre é uma contextualização simplista do conteúdo matemático através de problemas vinculados a uma abordagem prático-utilitária, não propiciando aos estudantes uma formação cidadã que almeje uma sociedade justa e emancipatória para todos.The present work aims to analyse the Mathematics Schoolbooks for Elementary Education, concerning third and fourth cicles, in relation to the Transversal Themes/ Social-Political approach - how and how much the schoolbooks approach these themes – through the analysis and study of Quantities and Measurement contents. To accomplish this research the techniques of Indirect Documentation and Direct Analysis were applied to a sample of five collections of Mathematics Schoolbooks for third and fourth cicles, which were evaluated and recommended by MEC. The research was based on the Historical-Critical Pedagogy, studies about schoolbooks, especially the Mathematics ones, and the theory about Transversal Themes/ Social- Political Themes. The analysis demonstrated that there is a concern about the education for citizenship that is described on the official documents; besides they discuss the Transversal Themes in a limited form, they also suggest ways to work the transversal contents in several subjects, to achieve the education for citizenship. The analysis also demonstrated that, although the schoolbooks recommend the work with the transversal themes, it does not occur in the way the document PCN – Transversal Themes proposes, neither how the theory of social-political themes suggests; what occurs is a simplist contextualization of the mathematics contents through problems entailed by a practical utilitarian approach, what does not provide to the students the education for citizenship that aspires an equitable and emancipatoty society for everybody.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2007-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 f. : il.application/pdfALMEIDA, Fabiana Cezário de. Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?. 2007. 274 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90870000563583almeida_fc_me_bauru.pdf33004056079P05585127619289839Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:28:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90870Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:28:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
title Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
spellingShingle Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]
Livros didaticos
Grandezas e medidas
Schoolbooks
Quantities and measurements
title_short Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
title_full Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
title_fullStr Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
title_full_unstemmed Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
title_sort Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?
author Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]
author_facet Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabiana Cezário de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Grandezas e medidas
Schoolbooks
Quantities and measurements
topic Livros didaticos
Grandezas e medidas
Schoolbooks
Quantities and measurements
description Este trabalho tem como objetivo analisar os Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental, 3º e 4° ciclos, em relação à abordagem dos Temas Transversais/Político-Sociais, como e quanto abordam estes temas, através da análise e estudo dos conteúdos referentes ao bloco de Grandezas e Medidas. Para a realização desta pesquisa utilizou-se da técnica de Documentação Indireta e da Análise Direta, em uma amostra de cinco coleções de livros didáticos de Matemática para o 3º e 4º ciclos, coleções essas avaliadas e recomendadas pelo MEC. A pesquisa foi fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, em estudos sobre o Livro Didático, especificamente o de Matemática e na teoria sobre Temas Transversais/Político-Sociais. A análise possibilitou perceber que há uma preocupação com a formação para a cidadania descrita nos documentos oficiais e que esses documentos, além de discutirem sobre os temas transversais, ainda que de forma restrita, sugerem maneiras de trabalhar os conteúdos transversais nas diversas disciplinas para o alcance da formação para cidadania. A análise possibilitou perceber também que, embora os Livros Didáticos proponham o trabalho com os temas transversais, esse trabalho não ocorre como é proposto pelos PCN - Temas Transversais, tampouco como sugere a teoria sobre temas político-sociais estudada nesta pesquisa, o que ocorre é uma contextualização simplista do conteúdo matemático através de problemas vinculados a uma abordagem prático-utilitária, não propiciando aos estudantes uma formação cidadã que almeje uma sociedade justa e emancipatória para todos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-28
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fabiana Cezário de. Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?. 2007. 274 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90870
000563583
almeida_fc_me_bauru.pdf
33004056079P0
5585127619289839
identifier_str_mv ALMEIDA, Fabiana Cezário de. Os livros didáticos de matemática para o ensino fundamental e os temas transversais: realidade ou utopia?. 2007. 274 f. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000563583
almeida_fc_me_bauru.pdf
33004056079P0
5585127619289839
url http://hdl.handle.net/11449/90870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047359130632192