Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89459
Resumo: A web 2.0 trouxe para o mundo da comunicação uma infinidade de novas ferramentas baseadas na interatividade e na colaboração. O presente estudo objetivou demonstrar como essas ferramentas, em especial às redes sociais invadiram o mundo organizacional. A pesquisa se estruturou na revisão bibliográfica sobre como a comunicação organizacional se estabelece num contexto de complexidade como o da sociedade contemporânea. São apresentadas algumas discussões sobre a evolução da web para a web 2.0 e sua característica enquanto plataforma. Apresentamos as principais características das mídias sociais e descrevemos como são constituídas as redes sociais na internet e suas possibilidades de uso como ferramenta para a comunicação organizacional. Além disso, são descritas as redes sociais mais acessadas no Brasil no momento atual e os impactos das inovações tecnológicas sobre as organizações. A pesquisa também contemplou alguns pressupostos teóricos que avaliamos como sendo fundamentais para a compreensão do processo mudança e quiçá também de consolidação da comunicação organizacional como um campo de múltiplas perspectivas. Esta etapa evidencia a evolução das concepções a cerca da comunicação organizacional e resgata o histórico desta área de estudos aqui o Brasil. Por fim apresentamos os resultados mais relevantes da pesquisa de observação junto à página da Natura no Facebook destacando a possibilidade de diálogo, a interação e linguagem utilizada. Nas considerações ressaltamos sobre as potencialidades e limitações que as redes sociais apresentam quando utilizaadas como ferramenta para a comunicação organizacional
id UNSP_ff88dff549f4890156373b5477ff2aac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89459
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebookComunicação nas organizaçõesMídia socialRedes sociais on-lineInternetWeb 2.0Facebook (Recursos eletrônicos)Communication in organizationsA web 2.0 trouxe para o mundo da comunicação uma infinidade de novas ferramentas baseadas na interatividade e na colaboração. O presente estudo objetivou demonstrar como essas ferramentas, em especial às redes sociais invadiram o mundo organizacional. A pesquisa se estruturou na revisão bibliográfica sobre como a comunicação organizacional se estabelece num contexto de complexidade como o da sociedade contemporânea. São apresentadas algumas discussões sobre a evolução da web para a web 2.0 e sua característica enquanto plataforma. Apresentamos as principais características das mídias sociais e descrevemos como são constituídas as redes sociais na internet e suas possibilidades de uso como ferramenta para a comunicação organizacional. Além disso, são descritas as redes sociais mais acessadas no Brasil no momento atual e os impactos das inovações tecnológicas sobre as organizações. A pesquisa também contemplou alguns pressupostos teóricos que avaliamos como sendo fundamentais para a compreensão do processo mudança e quiçá também de consolidação da comunicação organizacional como um campo de múltiplas perspectivas. Esta etapa evidencia a evolução das concepções a cerca da comunicação organizacional e resgata o histórico desta área de estudos aqui o Brasil. Por fim apresentamos os resultados mais relevantes da pesquisa de observação junto à página da Natura no Facebook destacando a possibilidade de diálogo, a interação e linguagem utilizada. Nas considerações ressaltamos sobre as potencialidades e limitações que as redes sociais apresentam quando utilizaadas como ferramenta para a comunicação organizacionalWeb 2.0 has brought to the world of communication, a plethora of new tools based on interactivity and collaboration. This study aimed to demonstrate how these tools, particularly social networks broke into the organizational world. The research was structured in the literature review on organizational communication is established in the context of how the complexity of contemporary society. Are some discussions about the evolution of the web for Web 2.0 and its characteristics as a platform. We present the main features of social media and describe how social networks are make up on the Internet and its possibilities for use as a tool for organizational communication. In addition, we describe the social networks more accessible in Brazil at present and the impact of technological innovations on organizations. The research also looked at some theoretical assumptions which we evaluate as being fundamental to understanding the process of change and perhaps also the consolidation of organizational communication as a field or multiple perspectives. This step shows the evolution of ideas about organizational communication and rescues the the history of this area of study here in Brasil. Finally we present the most relevant search results of observation by the Natura Facebook page highligting the possibility of dialogue, interaction and language use. Emphasize the considerations on the potential and limitations that social networks present when used as a tool for organizational communicationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfSILVA, Ana Paula de Souza. Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook. 2011. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89459000710655silva_aps_me_bauru.pdf33004056081P42302756561160804Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:10.404789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
title Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
spellingShingle Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]
Comunicação nas organizações
Mídia social
Redes sociais on-line
Internet
Web 2.0
Facebook (Recursos eletrônicos)
Communication in organizations
title_short Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
title_full Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
title_fullStr Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
title_full_unstemmed Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
title_sort Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook
author Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]
author_facet Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Mídia social
Redes sociais on-line
Internet
Web 2.0
Facebook (Recursos eletrônicos)
Communication in organizations
topic Comunicação nas organizações
Mídia social
Redes sociais on-line
Internet
Web 2.0
Facebook (Recursos eletrônicos)
Communication in organizations
description A web 2.0 trouxe para o mundo da comunicação uma infinidade de novas ferramentas baseadas na interatividade e na colaboração. O presente estudo objetivou demonstrar como essas ferramentas, em especial às redes sociais invadiram o mundo organizacional. A pesquisa se estruturou na revisão bibliográfica sobre como a comunicação organizacional se estabelece num contexto de complexidade como o da sociedade contemporânea. São apresentadas algumas discussões sobre a evolução da web para a web 2.0 e sua característica enquanto plataforma. Apresentamos as principais características das mídias sociais e descrevemos como são constituídas as redes sociais na internet e suas possibilidades de uso como ferramenta para a comunicação organizacional. Além disso, são descritas as redes sociais mais acessadas no Brasil no momento atual e os impactos das inovações tecnológicas sobre as organizações. A pesquisa também contemplou alguns pressupostos teóricos que avaliamos como sendo fundamentais para a compreensão do processo mudança e quiçá também de consolidação da comunicação organizacional como um campo de múltiplas perspectivas. Esta etapa evidencia a evolução das concepções a cerca da comunicação organizacional e resgata o histórico desta área de estudos aqui o Brasil. Por fim apresentamos os resultados mais relevantes da pesquisa de observação junto à página da Natura no Facebook destacando a possibilidade de diálogo, a interação e linguagem utilizada. Nas considerações ressaltamos sobre as potencialidades e limitações que as redes sociais apresentam quando utilizaadas como ferramenta para a comunicação organizacional
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-07
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Paula de Souza. Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook. 2011. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89459
000710655
silva_aps_me_bauru.pdf
33004056081P4
2302756561160804
identifier_str_mv SILVA, Ana Paula de Souza. Comunicação organizacional em tempo de redes sociais: Natura no facebook. 2011. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000710655
silva_aps_me_bauru.pdf
33004056081P4
2302756561160804
url http://hdl.handle.net/11449/89459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129532760162304