Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Manzini, Eduardo José [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3799
http://hdl.handle.net/11449/114871
Resumo: The natural elapse of physical education classes does not seem to be so tranquil when the teacher is faced with students with and without disabilities in the same class. This way it is appropriate to disclose how the teacher understands the practice by itself, before the educational inclusion of the students with disabilities. It was developed a questionnaire to gauge conceptions on the inclusion of students with disabilities in physical education, through six steps: 1) performance of a semi-structured interview, 2) preparation of the first version of the questionnaire, 3) assessment of the utterances by judges and 4) writing of the second version; 5) a test to assess the clearness, and the understanding of the utterances; 6) the preparation of the third version of the questionnaire.
id UNSP_ffcde1d7e4531463e1ba8acfedbc56ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114871
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação físicaQuestionnaire elaboration to gauge conceptions on inclusion of student with disabilities in physical education classesEducacao EspecialConcepção de deficienciaavaliaçãoThe natural elapse of physical education classes does not seem to be so tranquil when the teacher is faced with students with and without disabilities in the same class. This way it is appropriate to disclose how the teacher understands the practice by itself, before the educational inclusion of the students with disabilities. It was developed a questionnaire to gauge conceptions on the inclusion of students with disabilities in physical education, through six steps: 1) performance of a semi-structured interview, 2) preparation of the first version of the questionnaire, 3) assessment of the utterances by judges and 4) writing of the second version; 5) a test to assess the clearness, and the understanding of the utterances; 6) the preparation of the third version of the questionnaire.O transcorrer habitual das aulas de Educação Física parece não ser tão tranquilo quando o professor defronta-se com alunos com e sem deficiência na mesma turma. Faz-se cabível, então, revelar como o professor entende, a própria prática, diante da inclusão educacional de alunos com deficiência. Elaborou-se um questionário para aferir concepções sobre a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física, por meio de seis etapas: 1) realização de entrevista semiestruturada; 2) elaboração da primeira versão a partir das entrevistas; 3) avaliação dos enunciados por juízes; 4) redação da segunda versão; 5) teste para avaliar a clareza e o entendimento dos enunciados; 6) elaboração da terceira versão do questionário.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]Manzini, Eduardo José [UNESP]2015-02-24T13:57:33Z2015-02-24T13:57:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21-30application/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3799Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 1, p. 21-30, 2014.1413-9006http://hdl.handle.net/11449/114871ISSN1413-9006-2014-15-01-21-30.pdf61473817205997879155295594995876Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:14:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:14:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
Questionnaire elaboration to gauge conceptions on inclusion of student with disabilities in physical education classes
title Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
spellingShingle Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Educacao Especial
Concepção de deficiencia
avaliação
title_short Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
title_full Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
title_fullStr Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
title_full_unstemmed Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
title_sort Elaboração de questionário para aferir concepções sobre inclusão de aluno com deficiência em aulas de educação física
author Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
author_facet Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_role author
author2 Manzini, Eduardo José [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Manzini, Eduardo José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao Especial
Concepção de deficiencia
avaliação
topic Educacao Especial
Concepção de deficiencia
avaliação
description The natural elapse of physical education classes does not seem to be so tranquil when the teacher is faced with students with and without disabilities in the same class. This way it is appropriate to disclose how the teacher understands the practice by itself, before the educational inclusion of the students with disabilities. It was developed a questionnaire to gauge conceptions on the inclusion of students with disabilities in physical education, through six steps: 1) performance of a semi-structured interview, 2) preparation of the first version of the questionnaire, 3) assessment of the utterances by judges and 4) writing of the second version; 5) a test to assess the clearness, and the understanding of the utterances; 6) the preparation of the third version of the questionnaire.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:33Z
2015-02-24T13:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3799
Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 1, p. 21-30, 2014.
1413-9006
http://hdl.handle.net/11449/114871
ISSN1413-9006-2014-15-01-21-30.pdf
6147381720599787
9155295594995876
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3799
http://hdl.handle.net/11449/114871
identifier_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 1, p. 21-30, 2014.
1413-9006
ISSN1413-9006-2014-15-01-21-30.pdf
6147381720599787
9155295594995876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21-30
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650102949052416