Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309 |
Resumo: | RESUMO A participação de pessoas com deficiências em diferentes instâncias profissionais tem sido uma realidade cada dia mais frequente em função das políticas públicas que têm orientado essa prática. O estudo aqui retratado procurou identificar as concepções de deficiência em duas diferentes categorias de atuação profissional de uma universidade pública do Estado de São Paulo, a saber: docentes e técnicos administrativos. Parte-se da ideia de que as concepções sobre determinados fenômenos são norteadoras para as condutas sobre o mesmo, no caso, no trato em relação às pessoas com deficiências. Aplicou-se a escala de Concepções de Deficiência (ECD), como instrumento de coleta de dados, com os dois conjuntos de participantes. Os dados foram expostos as análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que tanto docentes como técnico-administrativos tendem a concordarem com as afirmações que coadunam com concepções que procuram interpretar a deficiência num viés mais social e cultural. Tais achados são importantes para que profissionais da Psicologia, em particular para aqueles que se encontram na área organizacional e do trabalho pensarem em formas de atuação para que as organizações possam de fato se constituírem como um espaço acolhedor às diferenças, com vistas ao desenvolvimento de diferentes grupos sociais. |
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