Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucia Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Taize de, Cardoso, Hugo Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309
Resumo: RESUMO A participação de pessoas com deficiências em diferentes instâncias profissionais tem sido uma realidade cada dia mais frequente em função das políticas públicas que têm orientado essa prática. O estudo aqui retratado procurou identificar as concepções de deficiência em duas diferentes categorias de atuação profissional de uma universidade pública do Estado de São Paulo, a saber: docentes e técnicos administrativos. Parte-se da ideia de que as concepções sobre determinados fenômenos são norteadoras para as condutas sobre o mesmo, no caso, no trato em relação às pessoas com deficiências. Aplicou-se a escala de Concepções de Deficiência (ECD), como instrumento de coleta de dados, com os dois conjuntos de participantes. Os dados foram expostos as análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que tanto docentes como técnico-administrativos tendem a concordarem com as afirmações que coadunam com concepções que procuram interpretar a deficiência num viés mais social e cultural. Tais achados são importantes para que profissionais da Psicologia, em particular para aqueles que se encontram na área organizacional e do trabalho pensarem em formas de atuação para que as organizações possam de fato se constituírem como um espaço acolhedor às diferenças, com vistas ao desenvolvimento de diferentes grupos sociais.
id UNISC-2_f0931c106db7a4de7f275e67b7b58995
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/11309
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulistaPessoas com deficiênciaconcepçãoorganização.RESUMO A participação de pessoas com deficiências em diferentes instâncias profissionais tem sido uma realidade cada dia mais frequente em função das políticas públicas que têm orientado essa prática. O estudo aqui retratado procurou identificar as concepções de deficiência em duas diferentes categorias de atuação profissional de uma universidade pública do Estado de São Paulo, a saber: docentes e técnicos administrativos. Parte-se da ideia de que as concepções sobre determinados fenômenos são norteadoras para as condutas sobre o mesmo, no caso, no trato em relação às pessoas com deficiências. Aplicou-se a escala de Concepções de Deficiência (ECD), como instrumento de coleta de dados, com os dois conjuntos de participantes. Os dados foram expostos as análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que tanto docentes como técnico-administrativos tendem a concordarem com as afirmações que coadunam com concepções que procuram interpretar a deficiência num viés mais social e cultural. Tais achados são importantes para que profissionais da Psicologia, em particular para aqueles que se encontram na área organizacional e do trabalho pensarem em formas de atuação para que as organizações possam de fato se constituírem como um espaço acolhedor às diferenças, com vistas ao desenvolvimento de diferentes grupos sociais.Unisc2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1130910.17058/barbaroi.v0i0.11309Barbarói; n. 55 (2019); 153-1701982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309/8539Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Lucia PereiraOliveira, Taize deCardoso, Hugo Ferrari2019-12-20T20:07:28Zoai:ojs.online.unisc.br:article/11309Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-12-20T20:07:28Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
title Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
spellingShingle Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
Leite, Lucia Pereira
Pessoas com deficiência
concepção
organização.
title_short Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
title_full Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
title_fullStr Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
title_full_unstemmed Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
title_sort Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista
author Leite, Lucia Pereira
author_facet Leite, Lucia Pereira
Oliveira, Taize de
Cardoso, Hugo Ferrari
author_role author
author2 Oliveira, Taize de
Cardoso, Hugo Ferrari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lucia Pereira
Oliveira, Taize de
Cardoso, Hugo Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência
concepção
organização.
topic Pessoas com deficiência
concepção
organização.
description RESUMO A participação de pessoas com deficiências em diferentes instâncias profissionais tem sido uma realidade cada dia mais frequente em função das políticas públicas que têm orientado essa prática. O estudo aqui retratado procurou identificar as concepções de deficiência em duas diferentes categorias de atuação profissional de uma universidade pública do Estado de São Paulo, a saber: docentes e técnicos administrativos. Parte-se da ideia de que as concepções sobre determinados fenômenos são norteadoras para as condutas sobre o mesmo, no caso, no trato em relação às pessoas com deficiências. Aplicou-se a escala de Concepções de Deficiência (ECD), como instrumento de coleta de dados, com os dois conjuntos de participantes. Os dados foram expostos as análises descritivas e inferenciais. Os resultados indicaram que tanto docentes como técnico-administrativos tendem a concordarem com as afirmações que coadunam com concepções que procuram interpretar a deficiência num viés mais social e cultural. Tais achados são importantes para que profissionais da Psicologia, em particular para aqueles que se encontram na área organizacional e do trabalho pensarem em formas de atuação para que as organizações possam de fato se constituírem como um espaço acolhedor às diferenças, com vistas ao desenvolvimento de diferentes grupos sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309
10.17058/barbaroi.v0i0.11309
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.11309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11309/8539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 55 (2019); 153-170
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471356612608