Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manoel, Rosana Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Feniman, Mariza Ribeiro, Buffa, Maria José Monteiro Benjamin, Maximino, Luciana Paula [UNESP], Lauris, José Roberto Pereira, Freitas, José Alberto de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000300003
http://hdl.handle.net/11449/27037
Resumo: INTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de mesma dificuldade (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.
id UNSP_fff35c679132e1d16fd39105cd5b492f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27037
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escolaChildren's listening with cleft lip and palate in the schoolcriançafissura palatinaaudiçãopercepção auditivachildcleft palatehearingauditory perceptionINTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de mesma dificuldade (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.INTRODUCTION: A great similarity between the patients with cleft lip and palate' behavior and those with auditory processing disorder are related by parents and professors. OBJECTIVE: To verify the listening in children with cleft lip and palate in six conditions of listening. METHOD: Professors of 224 students (7 to 11 years old) with cleft completed a questionnaire aiming to judge the student listening in the noise, ideal condition, with multiple stimulus, in the silence, when it is solicited to remember the listened information and during a lengthy period of listening, comparing it to the other of the same age and listening condition, without cleft. A Prospective Study. RESULTS: The mean of the trial (-0, 08, standard deviation of 0,27) of the students with cleft, performed by professor was about the same difficulty (zero), when compared with the student without cleft. It was not found statistical significance to anyone conditions, neither to the total value of the questionnaire, considering the gender nor the school year level. CONCLUSION: The listening characteristics of the students with cleft lip and palate were similar to the other without this craniofacial deformity of the same age and similar listening condition. In the noise, the conditions more difficult occurred when the memory and the auditory attention were required.Universidade de São Paulo Hospital de Reabilitação de Anomalias CraniofaciaisUSP FOB Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUSP FOB Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde ColetivaUSP FOB Departamento de EstomatologiaUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasFundação OtorrinolaringologiaUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Rosana RibeiroFeniman, Mariza RibeiroBuffa, Maria José Monteiro BenjaminMaximino, Luciana Paula [UNESP]Lauris, José Roberto PereiraFreitas, José Alberto de Souza2014-05-20T15:08:53Z2014-05-20T15:08:53Z2010-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article280-287application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000300003Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia. Fundação Otorrinolaringologia, v. 14, n. 3, p. 280-287, 2010.1809-4872http://hdl.handle.net/11449/2703710.1590/S1809-48722010000300003S1809-48722010000300003S1809-48722010000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos Internacionais de Otorrinolaringologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:15:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:13.665386Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
Children's listening with cleft lip and palate in the school
title Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
spellingShingle Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
Manoel, Rosana Ribeiro
criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
child
cleft palate
hearing
auditory perception
title_short Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_full Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_fullStr Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_full_unstemmed Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
title_sort Escuta de crianças com fissura labiopalatina na escola
author Manoel, Rosana Ribeiro
author_facet Manoel, Rosana Ribeiro
Feniman, Mariza Ribeiro
Buffa, Maria José Monteiro Benjamin
Maximino, Luciana Paula [UNESP]
Lauris, José Roberto Pereira
Freitas, José Alberto de Souza
author_role author
author2 Feniman, Mariza Ribeiro
Buffa, Maria José Monteiro Benjamin
Maximino, Luciana Paula [UNESP]
Lauris, José Roberto Pereira
Freitas, José Alberto de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manoel, Rosana Ribeiro
Feniman, Mariza Ribeiro
Buffa, Maria José Monteiro Benjamin
Maximino, Luciana Paula [UNESP]
Lauris, José Roberto Pereira
Freitas, José Alberto de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
child
cleft palate
hearing
auditory perception
topic criança
fissura palatina
audição
percepção auditiva
child
cleft palate
hearing
auditory perception
description INTRODUÇÃO: Grande similaridade entre o comportamento de pacientes com fissura labiopalatina e aqueles com transtorno de processamento auditivo são relatadas por pais e professores. OBJETIVO: Verificar a escuta de crianças com fissura labiopalatina em seis condições de escuta. MÉTODO: Professores de 224 escolares (7 a 11 anos) com fissura completaram um questionário, visando julgar a escuta do escolar no ruído, condição ideal, com múltiplos estímulos, no silêncio, quando solicitado recordar a informação ouvida e durante longo período de escuta, comparando-o ao de outro sem fissura de mesma idade e condição de escuta. Estudo Prospectivo. RESULTADOS: A média do julgamento (-0,08, desvio padrão de 0,27) dos alunos com fissura, realizado pelo professor, foi aproximadamente ao de mesma dificuldade (zero), quando comparado com o escolar sem fissura. Não foi encontrada significância estatística para qualquer uma das condições, nem para o valor total do questionário considerando os gêneros e as séries escolares. CONCLUSÃO: As características de escuta dos escolares com fissura labiopalatina foram similares ao de outro sem esta malformação craniofacial de mesma idade e condição de escuta semelhante. No ruído, quando a memória e a atenção auditiva são requeridas foram as condições mais difíceis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
2014-05-20T15:08:53Z
2014-05-20T15:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000300003
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia. Fundação Otorrinolaringologia, v. 14, n. 3, p. 280-287, 2010.
1809-4872
http://hdl.handle.net/11449/27037
10.1590/S1809-48722010000300003
S1809-48722010000300003
S1809-48722010000300003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000300003
http://hdl.handle.net/11449/27037
identifier_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia. Fundação Otorrinolaringologia, v. 14, n. 3, p. 280-287, 2010.
1809-4872
10.1590/S1809-48722010000300003
S1809-48722010000300003
S1809-48722010000300003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 280-287
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128871378190336