A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUFI, Rosângela de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade.
id UOES_13ff8ab4c9767f4bf328beb362452ded
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1161
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior PaulistaThe evasion in technology courses in a College of the São Paulo countyrsideEvasão na educação superiorEducação tecnológicaPolíticas educacionaisEvasion in higher educationTechnological educationEducational policiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade.The present study presents a study carried out at a public technology college in the interior of the state of São Paulo, offering courses at a higher level. The research is linked to the Research Line "Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity" and has the general objective of investigating the causes of evasion in the Higher Education of Technology through the perception of the evaded students. As specific objectives, it was tried to present the historical process of expansion of technological education of higher level, relating it to the phenomenon of evasion; to analyze the phenomenon of evasion from research on this topic and from current data, taken from documentary sources; identify, from the perspective of the evaded students, the reasons that led them to evade. It is chosen as a problem of this research the understanding of the causes that led students to evade in a public institution, located in the interior of São Paulo. In the research, we adopted a qualitative approach, of the case study type, and used, as instruments of data collection, the bibliographic survey, the documentary analysis and the semistructured interviews. For the analysis of the data, we base ourselves on some of the assumptions of the content analysis of Bardin (2011), especially with regard to the process of categorization of abstracted contents from the instruments. The collected data made it possible to conclude that there are several factors that contribute to the student left the college, and were categorized into three: individual factors, institutional factors and social factors. The relevance of this work is justified by its contribution in the presentation of results that may guide the development of strategies by the teaching institution, in order to reduce the dropout rates, thus contributing to the student's stay in college.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoOliveira, Maria Eliza Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241Pessoa, Alex Sandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090Torres, Júlio Césarhttp://lattes.cnpq.br/7328873141659824SUFI, Rosângela de Carvalho2019-05-13T19:10:50Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-05-14T04:00:25Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-05-14T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
The evasion in technology courses in a College of the São Paulo countyrside
title A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
spellingShingle A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
SUFI, Rosângela de Carvalho
Evasão na educação superior
Educação tecnológica
Políticas educacionais
Evasion in higher education
Technological education
Educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
title_full A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
title_fullStr A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
title_full_unstemmed A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
title_sort A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
author SUFI, Rosângela de Carvalho
author_facet SUFI, Rosângela de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Eliza Nogueira
http://lattes.cnpq.br/9911797536561241
Pessoa, Alex Sandro Gomes
http://lattes.cnpq.br/4333565964821090
Torres, Júlio César
http://lattes.cnpq.br/7328873141659824
dc.contributor.author.fl_str_mv SUFI, Rosângela de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão na educação superior
Educação tecnológica
Políticas educacionais
Evasion in higher education
Technological education
Educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Evasão na educação superior
Educação tecnológica
Políticas educacionais
Evasion in higher education
Technological education
Educational policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2019-05-13T19:10:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161
identifier_str_mv SUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100161216086016