A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade. |
id |
UOES_13ff8ab4c9767f4bf328beb362452ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1161 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior PaulistaThe evasion in technology courses in a College of the São Paulo countyrsideEvasão na educação superiorEducação tecnológicaPolíticas educacionaisEvasion in higher educationTechnological educationEducational policiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade.The present study presents a study carried out at a public technology college in the interior of the state of São Paulo, offering courses at a higher level. The research is linked to the Research Line "Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity" and has the general objective of investigating the causes of evasion in the Higher Education of Technology through the perception of the evaded students. As specific objectives, it was tried to present the historical process of expansion of technological education of higher level, relating it to the phenomenon of evasion; to analyze the phenomenon of evasion from research on this topic and from current data, taken from documentary sources; identify, from the perspective of the evaded students, the reasons that led them to evade. It is chosen as a problem of this research the understanding of the causes that led students to evade in a public institution, located in the interior of São Paulo. In the research, we adopted a qualitative approach, of the case study type, and used, as instruments of data collection, the bibliographic survey, the documentary analysis and the semistructured interviews. For the analysis of the data, we base ourselves on some of the assumptions of the content analysis of Bardin (2011), especially with regard to the process of categorization of abstracted contents from the instruments. The collected data made it possible to conclude that there are several factors that contribute to the student left the college, and were categorized into three: individual factors, institutional factors and social factors. The relevance of this work is justified by its contribution in the presentation of results that may guide the development of strategies by the teaching institution, in order to reduce the dropout rates, thus contributing to the student's stay in college.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoOliveira, Maria Eliza Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241Pessoa, Alex Sandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090Torres, Júlio Césarhttp://lattes.cnpq.br/7328873141659824SUFI, Rosângela de Carvalho2019-05-13T19:10:50Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-05-14T04:00:25Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-05-14T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista The evasion in technology courses in a College of the São Paulo countyrside |
title |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
spellingShingle |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista SUFI, Rosângela de Carvalho Evasão na educação superior Educação tecnológica Políticas educacionais Evasion in higher education Technological education Educational policies CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
title_full |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
title_fullStr |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
title_full_unstemmed |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
title_sort |
A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista |
author |
SUFI, Rosângela de Carvalho |
author_facet |
SUFI, Rosângela de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Eliza Nogueira http://lattes.cnpq.br/9911797536561241 Pessoa, Alex Sandro Gomes http://lattes.cnpq.br/4333565964821090 Torres, Júlio César http://lattes.cnpq.br/7328873141659824 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SUFI, Rosângela de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão na educação superior Educação tecnológica Políticas educacionais Evasion in higher education Technological education Educational policies CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Evasão na educação superior Educação tecnológica Políticas educacionais Evasion in higher education Technological education Educational policies CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma faculdade pública de tecnologia do interior paulista, que oferece cursos de nível superior. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” e teve o objetivo de investigar as causas da evasão no Ensino Superior de Tecnologia, por meio da percepção dos alunos evadidos. Como objetivos específicos, procurou-se apresentar o processo histórico de expansão do ensino tecnológico de nível superior, relacionando-o ao fenômeno da evasão; analisar o fenômeno da evasão a partir de pesquisas voltadas a esse tema e de dados atuais retirados de fontes documentais; identificar, na perspectiva dos alunos evadidos, quais os motivos que os levaram a evadir. Elegeu-se como problema desta pesquisa a compreensão das causas que levaram alunos a evadirem em uma instituição pública, situada no interior paulista. Na pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, baseamo-nos nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011), especialmente no que se refere ao processo de categorização dos conteúdos abstraídos a partir dos instrumentos. Os dados coletados possibilitaram concluir que são vários os fatores que contribuem para que o aluno evada possíveis de serem explicados a partir de três categorias: fatores individuais, fatores institucionais e fatores sociais. A relevância deste trabalho se justifica por sua contribuição na apresentação de resultados que possam orientar o desenvolvimento de estratégias, por parte da unidade de ensino, no sentido de diminuir os índices de evasão, contribuindo, assim, para a permanência do aluno na faculdade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2019-05-13T19:10:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161 |
identifier_str_mv |
SUFI, Rosângela de Carvalho. A evasão nos cursos superiores de tecnologia em uma Faculdade do Interior Paulista. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100161216086016 |