Avaliação do conhecimento dos professores de ensino fundamental sobre Saúde Oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeta, Rodrigo Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/762
Resumo: Após anos trabalhando na saúde pública, em uma escola municipal de ensino fundamental, resolvi desenvolver este trabalho, por acreditar que as informações sobre saúde oral para as crianças têm maior relevância e importância quando desenvolvida em caráter educativo. O professor do ensino fundamental é essencial na veiculação de informações sobre saúde oral para as crianças. Além de educar é preciso motivar a manutenção da saúde conseguida através de trabalhos didático-pedagógicos, já que desta maneira consegue-se uma linguagem mais adequada para atingir os objetivos esperados. Há duas questões centrais: será que o professor do ensino fundamental tem conhecimento suficiente para identificar hábitos nocivos à saúde oral de seus alunos? Estes professores têm conhecimento para orientá-los adequadamente quanto à prevenção odontológica? Este trabalho tem como objetivo específico: avaliar o nível de conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde oral, necessária para desenvolverem suas ações educativas e preventivas nos alunos, motivando-os durante a prática pedagógica cotidiana. Realizou-se uma pesquisa de campo envolvendo 29 professores vinculados ao ensino fundamental em duas unidades escolares de âmbito público municipal e estadual de Presidente Prudente-SP. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação direta de questionário contendo questões de múltipla escolha. A organização e análise quantitativa dos dados foram sistematizadas em forma de gráficos e analisados por procedimentos estatísticos, enquanto a análise qualitativa foi assentada na literatura pesquisada que fundamentam este estudo. Os resultados mostraram que, tanto nas questões específicas quanto nas questões sobre noções preventivas e motivacionais, os professores do ensino fundamental necessitam de maiores esclarecimentos e orientações sobre saúde oral, confirmando suas próprias necessidades em obter mais informações sobre o tema. Conclui-se que os professores do ensino fundamental não receberam informações sobre saúde oral durante a graduação e necessitam de mais conhecimentos específicos para poderem orientar e motivar hábitos saudáveis no cotidiano escolar. Sugerimos o desenvolvimento de programas sobre saúde oral durante a formação de professores do ensino fundamental, bem como reciclagem periódica e continua após a formação destes professores, uma vez que ficou demonstrado: desconhecimentos e despreparos destes professores sobre o tema, e ainda boa receptividade e interesses em adquirir estes conhecimentos. Assim, uma inter-relação mais ampla entre a Saúde e a Educação poderá ajudar a formar melhor o cidadão que ao adquirir conhecimento de maneira adequada poderá aplicar corretamente nos seus hábitos cotidianos.
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Há duas questões centrais: será que o professor do ensino fundamental tem conhecimento suficiente para identificar hábitos nocivos à saúde oral de seus alunos? Estes professores têm conhecimento para orientá-los adequadamente quanto à prevenção odontológica? Este trabalho tem como objetivo específico: avaliar o nível de conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde oral, necessária para desenvolverem suas ações educativas e preventivas nos alunos, motivando-os durante a prática pedagógica cotidiana. Realizou-se uma pesquisa de campo envolvendo 29 professores vinculados ao ensino fundamental em duas unidades escolares de âmbito público municipal e estadual de Presidente Prudente-SP. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação direta de questionário contendo questões de múltipla escolha. A organização e análise quantitativa dos dados foram sistematizadas em forma de gráficos e analisados por procedimentos estatísticos, enquanto a análise qualitativa foi assentada na literatura pesquisada que fundamentam este estudo. Os resultados mostraram que, tanto nas questões específicas quanto nas questões sobre noções preventivas e motivacionais, os professores do ensino fundamental necessitam de maiores esclarecimentos e orientações sobre saúde oral, confirmando suas próprias necessidades em obter mais informações sobre o tema. Conclui-se que os professores do ensino fundamental não receberam informações sobre saúde oral durante a graduação e necessitam de mais conhecimentos específicos para poderem orientar e motivar hábitos saudáveis no cotidiano escolar. Sugerimos o desenvolvimento de programas sobre saúde oral durante a formação de professores do ensino fundamental, bem como reciclagem periódica e continua após a formação destes professores, uma vez que ficou demonstrado: desconhecimentos e despreparos destes professores sobre o tema, e ainda boa receptividade e interesses em adquirir estes conhecimentos. Assim, uma inter-relação mais ampla entre a Saúde e a Educação poderá ajudar a formar melhor o cidadão que ao adquirir conhecimento de maneira adequada poderá aplicar corretamente nos seus hábitos cotidianos.After years working in public health in a municipal school of elementary school, I decided to develop this work, by believing that information on oral health for children have more relevance and importance when developed in character education. The teacher of elementary school is essential in spreading information on oral health for children. In addition to educating you need to motivate health maintenance achieved through work-didactic teaching, since this way it is a language more appropriate to achieve the expected goals. There are two central questions: is the teacher of primary school has sufficient knowledge to identify harmful to oral health habits of their students? These teachers have knowledge to guide them properly to prevent dental? This work has the specific objective: to assess the level of knowledge of teachers of basic education on oral health, needed to develop their educational and preventive in students, motivate them during the daily teaching. There was a field research involving 29 teachers attached to the elementary school children in two units of the public municipal and state of Presidente Prudente-SP. Data collection was conducted through the direct application of a questionnaire containing questions of multiple choice. The organization and quantitative analysis of data were systematized in the form of graphs and analyzed by statistical procedures, while the qualitative analysis was based on literature that support this study. The results showed that both the specific issues regarding the issues on preventive and motivational concepts, the teachers of elementary schools need more clarification and guidance on oral health, confirming their own needs for more information on the subject. It is concluded that the teachers of elementary schools have not received information about oral health during graduation and need more expertise to be able to guide and motivate healthy habits at school everyday. We suggest the development of programs on oral health during the training of teachers of elementary schools, as well as periodic retraining and continues after the formation as demonstrated unknown and lack of teachers on the subject, and good receptivity and interests to acquire this knowledge. Thus, a broader inter-relationship between health and education may help to better train the citizen to acquire knowledge to adequately may apply correctly in their daily habits.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoMoretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Bôer, Farli Aparecida CarrilhoCPF:82536058891http://lattes.cnpq.br/5374745317702045Caixeta, Rodrigo Vieira2016-07-18T17:54:06Z2010-08-042009-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAIXETA, Rodrigo Vieira. Evaluation of knowledge of teachers for education key on oral health. 2009. 61 f. 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