O ensino de filosofia no ensino médio: uma análise das concepções dos professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldan, André Santiago
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/924
Resumo: O presente trabalho foi circunscrito à Diretoria de Ensino do interior do estado de São Paulo e está vinculado à linha de pesquisa Instituição Escolar: Gestão e Organização que, de modo geral, visa problematizar as concepçõesdos professores de Filosofia acerca do ensino desta disciplina em escolas públicas paulistas. A preocupação com o tema é relevante na medida em que, desde a década de 90, através da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9.394/96, os desafios mais diversos foram imputados à pesquisa e à práxis escolar na tentativa de suprir um vácuo teórico-prático deixado pelos mais de trinta anos de ausência da Filosofia no currículo brasileiro um processo histórico que havia levado ao esvaziamento das pesquisas sobre o tema desde então. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, com o uso de três procedimentos: i) pesquisa bibliográfica; ii) aplicação de questionários; e iii) aplicação de entrevistas. Através da pesquisa bibliográfica foi possível traçar, em linhas gerais, as principais tendências teóricas que problematizaram filosoficamente o ensino da Filosofia e, para tanto, foram levados em consideração os clássicos da tradição, sem perder-se de vista as contribuições contemporâneas sobre o tema. Por conseguinte, através dos procedimentos ii e iii, realizou-se a coleta, analise e problematizaçãodas concepções dos professores de Filosofia acerca do ensino desta disciplina, cotejando-as com as teorias. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas de formação de professores mais afinadas com a contemporaneidade, ou seja, que considerem a história da Filosofia sem, no entanto, esquecerem-se da necessidade da experiência de pensamento proporcionada pela Filosofia e da relação do docente desta disciplina com o fazer filosófico.
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spelling O ensino de filosofia no ensino médio: uma análise das concepções dos professores da rede pública de ensino do Estado de São PauloThe Teaching of Philosophy In High School: an Analysis Of The Conceptions of the São Paulo State School TeachersEnsino de FilosofiaEscolaCurrículoPhilosophy teachingSchoolCurriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho foi circunscrito à Diretoria de Ensino do interior do estado de São Paulo e está vinculado à linha de pesquisa Instituição Escolar: Gestão e Organização que, de modo geral, visa problematizar as concepçõesdos professores de Filosofia acerca do ensino desta disciplina em escolas públicas paulistas. A preocupação com o tema é relevante na medida em que, desde a década de 90, através da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9.394/96, os desafios mais diversos foram imputados à pesquisa e à práxis escolar na tentativa de suprir um vácuo teórico-prático deixado pelos mais de trinta anos de ausência da Filosofia no currículo brasileiro um processo histórico que havia levado ao esvaziamento das pesquisas sobre o tema desde então. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, com o uso de três procedimentos: i) pesquisa bibliográfica; ii) aplicação de questionários; e iii) aplicação de entrevistas. Através da pesquisa bibliográfica foi possível traçar, em linhas gerais, as principais tendências teóricas que problematizaram filosoficamente o ensino da Filosofia e, para tanto, foram levados em consideração os clássicos da tradição, sem perder-se de vista as contribuições contemporâneas sobre o tema. Por conseguinte, através dos procedimentos ii e iii, realizou-se a coleta, analise e problematizaçãodas concepções dos professores de Filosofia acerca do ensino desta disciplina, cotejando-as com as teorias. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas de formação de professores mais afinadas com a contemporaneidade, ou seja, que considerem a história da Filosofia sem, no entanto, esquecerem-se da necessidade da experiência de pensamento proporcionada pela Filosofia e da relação do docente desta disciplina com o fazer filosófico.The present paper was submitted to the inland São Paulo Board of Teaching, and relates to the line of research called Instituição Escolar: Gestão e Organização (School Institution: Management and Organization) that, overall, aims to problematize the conceptions of the Philosophy teachers about its teaching in the São Paulo state schools. The concern with the theme is relevant seeing that, since the 90s, with the Brazilian Educational Bases and Guidelines Law (in Portuguese: Lei de Diretrizes e Bases LDB) n. 9,394/96, the most diverse challenges were posed to the research and to the school praxis, with the intention of quenching a theoretical-practical vacuum caused by over thirty years of absence of the Philosophy discipline from the Brazilian curriculum a historical process that had led to the draining of the researches then. Methodologically, the research was based on a qualitative approach, by the use of three procedures: i) bibliographic research; ii) application of questionnaires; and iii) application of interviews. With the bibliographic research it became possible to draw, in general lines, the main theoretical trends that problematized, philosophically, the teaching of Philosophy. To do so, the classics of tradition were taken into consideration, without losing sight of the contemporary contributions on the theme. Thereafter, through the procedures ii and iii, there was the collection, analysis and problematization of the conceptions of the Philosophy teachers about teaching that discipline, counterbalancing them with the theories. The results have brought to light the necessity of educational public policies that harmonize better with the contemporaneity, that is, ones that consider the History of Philosophy without, nonetheless, neglecting the necessity of the thinking experience provided by Philosophy, and the relationship between the docent with the philosophical doing.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. 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