O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/759
Resumo: A formação e atuação do professor, nas séries iniciais do ensino fundamental tem sido amplamente analisada e discutida, principalmente no que diz respeito às diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender como vem sendo desenvolvido esse processo de formação para a disciplina de Geografia, no curso de Pedagogia. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, configurou-se como um estudo de caso um curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino em que se buscou realizar análise documental (o plano de ensino), entrevistas semi-estruturadas (professor e alunos) e observações do processo pedagógico. De posse do material, procedeu-se à análise dos mesmos, definindo-se categorias que emergiram do próprio material. Os resultados revelaram que o ensino da disciplina, que nesta instituição recebe o nome de Metodologia do Ensino de Geografia, ainda é baseada em um ensino tradicional. Com horas insuficientes, as alunas permanecem distanciadas das discussões teóricas e das propostas mais recentes do ensino de Geografia. A reflexão, a crítica, do ponto de vista metodológico, são pouco exploradas, ou melhor, pouco desenvolvidas. Além disto, percebemos que não houve uma aprendizagem significativa sobre os conceitos da ciência geográfica, ainda muito centrada na Geografia Tradicional, sem uma relação entre teoria e prática e sem estar pautada na crítica, na relação ativa com os acontecimentos sociais e na reflexão.
id UOES_381ab57f7f07878387a23c51c95ead11
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/759
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O Ensino de Geografia no Curso de PedagogiaThe teaching of geography in the course of pedagogyEnsino de GeografiaFormação do professorCursos de PedagogiaTeach of the GeographyTraining of teachersCourses in pedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA formação e atuação do professor, nas séries iniciais do ensino fundamental tem sido amplamente analisada e discutida, principalmente no que diz respeito às diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender como vem sendo desenvolvido esse processo de formação para a disciplina de Geografia, no curso de Pedagogia. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, configurou-se como um estudo de caso um curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino em que se buscou realizar análise documental (o plano de ensino), entrevistas semi-estruturadas (professor e alunos) e observações do processo pedagógico. De posse do material, procedeu-se à análise dos mesmos, definindo-se categorias que emergiram do próprio material. Os resultados revelaram que o ensino da disciplina, que nesta instituição recebe o nome de Metodologia do Ensino de Geografia, ainda é baseada em um ensino tradicional. Com horas insuficientes, as alunas permanecem distanciadas das discussões teóricas e das propostas mais recentes do ensino de Geografia. A reflexão, a crítica, do ponto de vista metodológico, são pouco exploradas, ou melhor, pouco desenvolvidas. Além disto, percebemos que não houve uma aprendizagem significativa sobre os conceitos da ciência geográfica, ainda muito centrada na Geografia Tradicional, sem uma relação entre teoria e prática e sem estar pautada na crítica, na relação ativa com os acontecimentos sociais e na reflexão.The training and performance of the teacher in the initial series of basic education has been widely reviewed and discussed, especially with regard to deferents areas of knowledge. Accordingly, the objective of the survey was to analyze and understand how this process has been developed training in the discipline of geography, in the course of teaching. The research, a qualitative approach, set up as a case study - a way of teaching a private institution of learning - in which he sought perform analysis document (the plan of education), semi-structured interviews (teacher and students) and observations of the educational process. Once in possession of material, an analysis was made of them, setting up categories that emerged from the material. The results showed that the teaching of discipline, which this institution was termed Methodology for Teaching of Geography, is still based on a traditional education. With insufficient hours, the students remain far away from theoretical discussions and proposals of the latest teaching of geography. The discussion, criticism, the methodological point of view, are little used, or rather poorly developed. Furthermore, we noticed that there was a significant learning about the concepts of geographic science, geography still very focused on Traditional, without a relationship between theory and practice and without being guided in critical, in active relationship with the social events and reflection.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Marin, Fatima Aparecida Dias GomesCPF:09175950780http://lattes.cnpq.br/2093765979850981Fernandes, Antonio Carlos2016-07-18T17:54:06Z2009-02-192008-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Antonio Carlos. The teaching of geography in the course of pedagogy. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:45Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
The teaching of geography in the course of pedagogy
title O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
spellingShingle O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
Fernandes, Antonio Carlos
Ensino de Geografia
Formação do professor
Cursos de Pedagogia
Teach of the Geography
Training of teachers
Courses in pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
title_full O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
title_fullStr O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
title_full_unstemmed O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
title_sort O Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia
author Fernandes, Antonio Carlos
author_facet Fernandes, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Marin, Fatima Aparecida Dias Gomes
CPF:09175950780
http://lattes.cnpq.br/2093765979850981
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Formação do professor
Cursos de Pedagogia
Teach of the Geography
Training of teachers
Courses in pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de Geografia
Formação do professor
Cursos de Pedagogia
Teach of the Geography
Training of teachers
Courses in pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A formação e atuação do professor, nas séries iniciais do ensino fundamental tem sido amplamente analisada e discutida, principalmente no que diz respeito às diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender como vem sendo desenvolvido esse processo de formação para a disciplina de Geografia, no curso de Pedagogia. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, configurou-se como um estudo de caso um curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino em que se buscou realizar análise documental (o plano de ensino), entrevistas semi-estruturadas (professor e alunos) e observações do processo pedagógico. De posse do material, procedeu-se à análise dos mesmos, definindo-se categorias que emergiram do próprio material. Os resultados revelaram que o ensino da disciplina, que nesta instituição recebe o nome de Metodologia do Ensino de Geografia, ainda é baseada em um ensino tradicional. Com horas insuficientes, as alunas permanecem distanciadas das discussões teóricas e das propostas mais recentes do ensino de Geografia. A reflexão, a crítica, do ponto de vista metodológico, são pouco exploradas, ou melhor, pouco desenvolvidas. Além disto, percebemos que não houve uma aprendizagem significativa sobre os conceitos da ciência geográfica, ainda muito centrada na Geografia Tradicional, sem uma relação entre teoria e prática e sem estar pautada na crítica, na relação ativa com os acontecimentos sociais e na reflexão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-12
2009-02-19
2016-07-18T17:54:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Antonio Carlos. The teaching of geography in the course of pedagogy. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/759
identifier_str_mv FERNANDES, Antonio Carlos. The teaching of geography in the course of pedagogy. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158487691264