AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753 |
Resumo: | RESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência. |
id |
UOES_4417283b4840969d46faa1bf23223b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/753 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃOThe contributions of Viktor Frankl thoughts to EducationViktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendentAdult educationAdult education educatorsViktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência.Educadores de adultosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSRESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBertan, LevinoCPF:00363162968http://lattes.cnpq.br/2769738085234668Ferreira, Heliane MouraCPF:36572780953http://lattes.cnpq.br/6808416233017184Santos Filho, José Camilo dosCPF:19250118791http://lattes.cnpq.br/0044767483762064Faria, Emilianna Siqueira Henrique de2016-07-18T17:54:05Z2006-11-062006-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:29Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO Faria, Emilianna Siqueira Henrique de Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent Adult education Adult education educators Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência. Educadores de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
author |
Faria, Emilianna Siqueira Henrique de |
author_facet |
Faria, Emilianna Siqueira Henrique de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertan, Levino CPF:00363162968 http://lattes.cnpq.br/2769738085234668 Ferreira, Heliane Moura CPF:36572780953 http://lattes.cnpq.br/6808416233017184 Santos Filho, José Camilo dos CPF:19250118791 http://lattes.cnpq.br/0044767483762064 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Emilianna Siqueira Henrique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent Adult education Adult education educators Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência. Educadores de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
topic |
Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent Adult education Adult education educators Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência. Educadores de adultos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
RESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-06 2006-03-22 2016-07-18T17:54:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753 |
identifier_str_mv |
FARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158466719744 |