Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094 |
Resumo: | O trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente. |
id |
UOES_45a4820787e56345f23728fbad20721a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1094 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internatoMedical-teacher: reflecting on his pedagogical practice on the internshipInternatoEnsino médicoMédico-docentePreceptorInternshipMedical teachingMedical-teachingPreceptorCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente.The teaching work of the medical professional in the compulsory curricular internship, brings reflections and questions about the dilemmas existing between his pedagogical performance and patient care. The objective of the research was to analyze the action of the doctor-teacher in his daily pedagogical practice, seeking to understand his identity, conceptions and educational experiences. This is a qualitative research (case study), involving the teachers of the boarding school of a private university in the interior of the state of São Paulo. The research procedures were: application of questionnaire, interview with semi-structured script and observation of the teaching action at boarding school. The analysis of data (content analysis) sought to characterize the action of the doctor-teacher in the construction of their professional identity, to unveil the didactic-pedagogical and assistance relationships in the development of daily activities, to evaluate the didactic-pedagogical process, to highlight the limits and possibilities The analysis of the doctor-teacher's actions regarding patient care and student teaching demonstrated the desire of teachers to acquire pedagogical and didactic resources in order to guarantee better quality teaching. Clearly we observed a greater ease in the medical action when compared to the teaching action.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda Abouhttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364Aguilar da Silva, Rinaldo Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0596352211730927Barbosa, Raquel Lazzari Leite Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687Murgo, Camélia Santinahttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778BRESSA, José Antonio Nascimento2018-09-12T20:21:21Z2018-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2018-09-13T04:00:13Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2018-09-13T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato Medical-teacher: reflecting on his pedagogical practice on the internship |
title |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
spellingShingle |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato BRESSA, José Antonio Nascimento Internato Ensino médico Médico-docente Preceptor Internship Medical teaching Medical-teaching Preceptor CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
title_full |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
title_fullStr |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
title_full_unstemmed |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
title_sort |
Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato |
author |
BRESSA, José Antonio Nascimento |
author_facet |
BRESSA, José Antonio Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique http://lattes.cnpq.br/0596352211730927 Barbosa, Raquel Lazzari Leite Barbosa http://lattes.cnpq.br/0734650628154687 Murgo, Camélia Santina http://lattes.cnpq.br/1873165740888778 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRESSA, José Antonio Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internato Ensino médico Médico-docente Preceptor Internship Medical teaching Medical-teaching Preceptor CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Internato Ensino médico Médico-docente Preceptor Internship Medical teaching Medical-teaching Preceptor CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12T20:21:21Z 2018-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094 |
identifier_str_mv |
BRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100160653000704 |