Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRESSA, José Antonio Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094
Resumo: O trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente.
id UOES_45a4820787e56345f23728fbad20721a
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1094
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internatoMedical-teacher: reflecting on his pedagogical practice on the internshipInternatoEnsino médicoMédico-docentePreceptorInternshipMedical teachingMedical-teachingPreceptorCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente.The teaching work of the medical professional in the compulsory curricular internship, brings reflections and questions about the dilemmas existing between his pedagogical performance and patient care. The objective of the research was to analyze the action of the doctor-teacher in his daily pedagogical practice, seeking to understand his identity, conceptions and educational experiences. This is a qualitative research (case study), involving the teachers of the boarding school of a private university in the interior of the state of São Paulo. The research procedures were: application of questionnaire, interview with semi-structured script and observation of the teaching action at boarding school. The analysis of data (content analysis) sought to characterize the action of the doctor-teacher in the construction of their professional identity, to unveil the didactic-pedagogical and assistance relationships in the development of daily activities, to evaluate the didactic-pedagogical process, to highlight the limits and possibilities The analysis of the doctor-teacher's actions regarding patient care and student teaching demonstrated the desire of teachers to acquire pedagogical and didactic resources in order to guarantee better quality teaching. Clearly we observed a greater ease in the medical action when compared to the teaching action.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda Abouhttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364Aguilar da Silva, Rinaldo Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0596352211730927Barbosa, Raquel Lazzari Leite Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687Murgo, Camélia Santinahttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778BRESSA, José Antonio Nascimento2018-09-12T20:21:21Z2018-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2018-09-13T04:00:13Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2018-09-13T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
Medical-teacher: reflecting on his pedagogical practice on the internship
title Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
spellingShingle Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
BRESSA, José Antonio Nascimento
Internato
Ensino médico
Médico-docente
Preceptor
Internship
Medical teaching
Medical-teaching
Preceptor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
title_full Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
title_fullStr Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
title_full_unstemmed Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
title_sort Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato
author BRESSA, José Antonio Nascimento
author_facet BRESSA, José Antonio Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique
http://lattes.cnpq.br/0596352211730927
Barbosa, Raquel Lazzari Leite Barbosa
http://lattes.cnpq.br/0734650628154687
Murgo, Camélia Santina
http://lattes.cnpq.br/1873165740888778
dc.contributor.author.fl_str_mv BRESSA, José Antonio Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Internato
Ensino médico
Médico-docente
Preceptor
Internship
Medical teaching
Medical-teaching
Preceptor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Internato
Ensino médico
Médico-docente
Preceptor
Internship
Medical teaching
Medical-teaching
Preceptor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho docente do profissional médico no estágio curricular obrigatório em regime de internato, traz reflexões e questionamentos sobre os dilemas existentes entre a sua atuação pedagógica e o atendimento ao doente. O objetivo da pesquisa foi analisar a ação do médico–docente em sua prática pedagógica cotidiana, buscando compreender sua identidade, concepções e experiências educativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, (estudo de caso), envolvendo os docentes do internato de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa foram: aplicação de questionário, entrevista com roteiro semiestruturado e observação da ação docente no internato. A análise de dados (análise de conteúdo) buscou caracterizar a ação do médico-docente na construção de sua identidade profissional, desvelar as relações didático-pedagógicas e assistenciais no desenvolvimento das atividades cotidianas, avaliar o processo didático-pedagógico, destacar os limites e possibilidades no internato. As análises das ações do médico-docente quanto à assistência ao paciente e ensino ao aluno demonstraram o desejo nos docentes de se apoderarem de recursos pedagógicos e didáticos de forma a garantir um ensino de melhor qualidade. Claramente observamos uma maior desenvoltura na ação médica quando comparada à ação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T20:21:21Z
2018-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094
identifier_str_mv BRESSA, José Antonio Nascimento. Médico-docente: refletindo sobre sua prática pedagógica no internato. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100160653000704