Condições educativas em saúde bucal dos agentes comunitários de saúde no município de Presidente Prudente SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adilson de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/758
Resumo: O Modelo de Saúde proposto pelo Sistema Único de Saúde a partir da Lei n.º 8080 de 19 de setembro de 1990, apresenta em sua proposta uma estratégia de reorganização e reorientação da atenção básica, denominado Programa de Saúde da Família (PSF). As ações desta estratégia se concretizam por meio de uma equipe de profissionais que visam à educação para a saúde e à prevenção das doenças. Entre os profissionais que compõem a equipe do PSF, encontra-se o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que, além de constituir-se um elo entre a comunidade e a equipe multiprofissional, também exerce funções educativas e de prevenção. Para o ACS desempenhar as tarefas que lhe são determinadas é necessário um período para formação e capacitação, como também abordagens constantes sobre as necessidades identificadas no Processo de Trabalho. Diante desta realidade que é dinâmica, surge a necessidade de averiguar a necessidade de implementação do processo de Educação Permanente junto a estes Agentes Comunitários de Saúde das 11 equipes do PSF, atualmente qualificadas pelo município de Presidente Prudente. Os sujeitos deste estudo foram 59 Agentes Comunitários de Saúde, por meio dos quais buscou-se resposta para o seguinte questionamento: O Agente Comunitário de Saúde tem formação adequada e suficiente para o bom desempenho da sua função? Na análise dos dados obtidos e pela qualidade das respostas pode-se delinear o perfil dos sujeitos envolvidos e os resultados sinalizam que os mesmos não possuem formação suficientemente adequada para o bom desempenho de suas atividades conforme preconizado pela filosofia e pela ação no trabalho da Estratégia de Saúde da Família.
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