As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793 |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores, teve por objetivo analisar, a partir da ótica de alunos e professores do Ensino Médio, a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto escolar. Como metodologia, optamos por estudo de caso com abordagem qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram 25 alunos e seis professores. Para a coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e entrevista coletiva com os alunos e os professores. Os resultados indicaram que as tecnologias fazem parte do cotidiano, tanto dos alunos quanto dos professores, mas no ambiente escolar o uso das mesmas não é realidade. Os alunos acreditam que as TIC são importantes para a comunicação, o interesse e a motivação, entretanto, alegam não ser fonte de conhecimento confiável, e acreditam que para aprender é preciso estudar nos livros e prestar atenção às aulas. Os professores admitem a importância das tecnologias como ferramentas que facilitam a interação por meio da comunicação, favorecendo a aprendizagem significativa, mas não utilizam as TIC em suas aulas. A presente pesquisa pode contribuir com a reflexão, por parte dos educadores, na tentativa de conciliar o pensar dos alunos e o dos professores visando diminuir o descompasso existente entre eles quanto as TIC na escola. |
id |
UOES_52e730745a10736928186afde13f5d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/793 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e ProfessoresInformation Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpointsTecnologias de informação e comunicaçãoProfessores FormaçãoEnsino médio - TecnologiasInformation and communication technologyTeachers FormationHigh school technologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa, intitulada As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores, teve por objetivo analisar, a partir da ótica de alunos e professores do Ensino Médio, a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto escolar. Como metodologia, optamos por estudo de caso com abordagem qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram 25 alunos e seis professores. Para a coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e entrevista coletiva com os alunos e os professores. Os resultados indicaram que as tecnologias fazem parte do cotidiano, tanto dos alunos quanto dos professores, mas no ambiente escolar o uso das mesmas não é realidade. Os alunos acreditam que as TIC são importantes para a comunicação, o interesse e a motivação, entretanto, alegam não ser fonte de conhecimento confiável, e acreditam que para aprender é preciso estudar nos livros e prestar atenção às aulas. Os professores admitem a importância das tecnologias como ferramentas que facilitam a interação por meio da comunicação, favorecendo a aprendizagem significativa, mas não utilizam as TIC em suas aulas. A presente pesquisa pode contribuir com a reflexão, por parte dos educadores, na tentativa de conciliar o pensar dos alunos e o dos professores visando diminuir o descompasso existente entre eles quanto as TIC na escola.This research was carried out to analyze the insertion of ITC (Information Technologies and Communication) into the senior high school context, from the its students and teachers standpoints. The methodology we have adopted focused on the study of the item at issue according to a qualitative approach and the subjects of the research comprised 25 students and 6 teachers of that school. To collect the data we resorted to the application of questionnaires and group interview with both students and teachers. The outcomes show that technologies are part of one s everyday life, both for students and teachers, but within the context of the school environment their use does not correspond to reality. Students believe that ITC are important means for facilitating communication, stimulating interest and increasing motivation, however, they argue that such technologies are not reliable sources of information and believe that the learning process requires the reading of books/textbooks and the taking of an attitude of attentiveness in class. Teachers admit the importance of such technologies as devices which facilitate interaction by means of communication, furthering meaningful learning, but they do not use ITC in their classes. This research may make a contribution encouraging educators reflection on reconciling both students and teachers standpoints in order to balance disparity between them concerning the use of ITC in school.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Altoé, AnairCPF:44226020994http://lattes.cnpq.br/3089523318618883Rinaldi, Renata PortelaCPF:86246836100Vilela, Maria Lucia Alves2016-07-18T17:54:09Z2010-09-292010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILELA, Maria Lucia Alves. Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:42Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints |
title |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
spellingShingle |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores Vilela, Maria Lucia Alves Tecnologias de informação e comunicação Professores Formação Ensino médio - Tecnologias Information and communication technology Teachers Formation High school technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
title_full |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
title_fullStr |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
title_sort |
As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores |
author |
Vilela, Maria Lucia Alves |
author_facet |
Vilela, Maria Lucia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gitahy, Raquel Rosan Christino CPF:21301954829 http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Altoé, Anair CPF:44226020994 http://lattes.cnpq.br/3089523318618883 Rinaldi, Renata Portela CPF:86246836100 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Maria Lucia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Professores Formação Ensino médio - Tecnologias Information and communication technology Teachers Formation High school technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Professores Formação Ensino médio - Tecnologias Information and communication technology Teachers Formation High school technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, intitulada As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores, teve por objetivo analisar, a partir da ótica de alunos e professores do Ensino Médio, a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto escolar. Como metodologia, optamos por estudo de caso com abordagem qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram 25 alunos e seis professores. Para a coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e entrevista coletiva com os alunos e os professores. Os resultados indicaram que as tecnologias fazem parte do cotidiano, tanto dos alunos quanto dos professores, mas no ambiente escolar o uso das mesmas não é realidade. Os alunos acreditam que as TIC são importantes para a comunicação, o interesse e a motivação, entretanto, alegam não ser fonte de conhecimento confiável, e acreditam que para aprender é preciso estudar nos livros e prestar atenção às aulas. Os professores admitem a importância das tecnologias como ferramentas que facilitam a interação por meio da comunicação, favorecendo a aprendizagem significativa, mas não utilizam as TIC em suas aulas. A presente pesquisa pode contribuir com a reflexão, por parte dos educadores, na tentativa de conciliar o pensar dos alunos e o dos professores visando diminuir o descompasso existente entre eles quanto as TIC na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-29 2010-08-25 2016-07-18T17:54:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILELA, Maria Lucia Alves. Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793 |
identifier_str_mv |
VILELA, Maria Lucia Alves. Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158591500288 |