Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrera, Eliana Cristina Galland
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181157
Resumo: Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula.
id UFRGS-2_106c0e0e6bdc14e10ea63094fe440d4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barrera, Eliana Cristina GallandSalgado, Tania Denise Miskinis2018-08-18T03:01:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/181157001073884Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula.This work consists of an analysis of Information and Communication Technologies (ICTs) used in high school chemistry subject in Brazil. In order to understand how these tools are being used, if they are being used, the advantages and limitations of the use of ICTs in the high school chemistry teaching context in Brazil, a bibliographical review was carried out in Brazilian magazines (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), in the most recent editions of the ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química - National Meeting of Chemistry Teaching) as well as in files and works available on the internet. The bibliographic research revealed that there are few works describing the use of ICTs in high school chemistry subject in Brazil, but the works found in the literature show great acceptability when these tools are used in classroom, both by the teachers and by the students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino médioEnsino de quimicaInformation and Communication TechnologyChemistry teachingHigh schoolICTsTecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073884.pdfTexto completoapplication/pdf466041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/1/001073884.pdf75c9fefd31bb4076ccd01b12aa15edd5MD51TEXT001073884.pdf.txt001073884.pdf.txtExtracted Texttext/plain73838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/2/001073884.pdf.txt5701a3101bcfe825c73794b157d53980MD52THUMBNAIL001073884.pdf.jpg001073884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/3/001073884.pdf.jpg8eab21b4386ac2f3c36e5a7904bc5826MD5310183/1811572018-10-05 07:40:00.622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
title Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
Barrera, Eliana Cristina Galland
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Ensino de quimica
Information and Communication Technology
Chemistry teaching
High school
ICTs
title_short Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
title_full Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
title_sort Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
author Barrera, Eliana Cristina Galland
author_facet Barrera, Eliana Cristina Galland
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrera, Eliana Cristina Galland
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Ensino de quimica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino médio
Ensino de quimica
Information and Communication Technology
Chemistry teaching
High school
ICTs
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and Communication Technology
Chemistry teaching
High school
ICTs
description Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, se estão sendo utilizadas, as vantagens e limitações do uso das TICs no contexto do ensino de química no ensino médio no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas brasileiras (Química Nova, Revista Brasileira de Informática na Educação, Novas Tecnologias na Educação, etc.), nas edições mais recentes do ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) bem como em arquivos e trabalhos disponíveis na internet. A pesquisa bibliográfica permitiu verificar que há poucos trabalhos relatando o uso das TICs no ensino médio de química no Brasil, mas os trabalhos que são encontrados mostram grande aceitação, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos, quando estas ferramentas são utilizadas em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-18T03:01:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073884
url http://hdl.handle.net/10183/181157
identifier_str_mv 001073884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/1/001073884.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/2/001073884.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181157/3/001073884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75c9fefd31bb4076ccd01b12aa15edd5
5701a3101bcfe825c73794b157d53980
8eab21b4386ac2f3c36e5a7904bc5826
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224555542347776