Aspectos da prática de ensino de professores(as) de Matemática no contexto do Programa A União Faz a Vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDOLA, Sheila Maria Brandão de Paula Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1434
Resumo: Este trabalho, inscrito na linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, teve origem na experiência da pesquisadora com a metodologia do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da instituição financeira Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Voltado para a formação crítica e cidadã, o PUFV adotou a Metodologia de Projetos (MP) visando estimular a reflexão a partir de situações práticas do dia a dia, aproximando os conteúdos escolares da vida dos(as) alunos(as), de modo a contribuir no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem com mais significado. O objetivo da pesquisa foi analisar aspectos da prática de ensino de professores(as) de Matemática e os sentidos a ela atribuídos no contexto do PUFV e da MP. A Matemática foi escolhida tendo em vista as dificuldades de aprendizagem historicamente apresentadas por alunos(as) da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo explicativo, que utilizou análise documental e questionário como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo oito professores(as) de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no PUFV, junto à Cooperativa Sicredi Norte-Sul, e possuem perfil docente diversificado, há docentes que estão na fase inicial da docência e outros não, mas apresentam em comum a busca contínua pelo conhecimento, já que aproximadamente 60% possuem pós-graduação. A análise documental revelou que a metodologia do PUFV é híbrida, nela estão presentes elementos da MP, da Resolução de Problemas e também há elementos da investigação matemática. Revelou, ainda, que as formações do PUFV estão em consonância com a MP, dado que a problematização, a pesquisa, o diálogo e a construção de projetos estão presentes tanto na metodologia quanto nas formações, que abordam conhecimentos que propiciam ao(à) professor(a) uma nova visão de projetos que emerge dos elementos trabalhados e que podem contribuir na sua prática docente e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem. A análise dos questionários apontou que a formação inicial no contexto do PUFV, e as posteriores, palestras e assessorias, contribuíram na formação continuada dos(as) professores(as) participantes, a afetividade ao ensinar e um novo olhar para o(a) aluno(a) como protagonista, foram incorporados à prática de ensino destes(as) professores(as) de Matemática, inclusive em escolas onde trabalham e que não fazem parte do programa, resultando assim em uma contribuição positiva do PUFV para esses(as) professores(as) e para a Educação. Porém, ainda é necessário ir além, para que aprofundem seu conhecimento sobre a MP, visto que em suas práticas declaradas não fica claro se a MP tem sido utilizada em sua plenitude. Isso pode ser atribuído às formações vivenciadas anteriormente pelos(as) professores(as), pautadas em metodologias mais tradicionais, bem como a um elemento recorrente nas escolas, municipais, estaduais ou particulares, uma certa blindagem para a implantação de novas metodologias, que envolve a quebra de paradigmas, mudanças nas concepções sobre o ensino e a aprendizagem para que ocorra uma mudança na prática, dificultada também em razão de políticas públicas existentes. A realização desta pesquisa possibilitou mostrar que, independente das condições da escola, das políticas e dos recursos, é possível desenvolver projetos em que os(as) alunos(as) são convidados a assumir uma postura mais ativa, rompendo com o processo de ensino e aprendizagem tradicional e evidenciando as potencialidades que a metodologia do PUFV pode trazer para a Educação.
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Voltado para a formação crítica e cidadã, o PUFV adotou a Metodologia de Projetos (MP) visando estimular a reflexão a partir de situações práticas do dia a dia, aproximando os conteúdos escolares da vida dos(as) alunos(as), de modo a contribuir no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem com mais significado. O objetivo da pesquisa foi analisar aspectos da prática de ensino de professores(as) de Matemática e os sentidos a ela atribuídos no contexto do PUFV e da MP. A Matemática foi escolhida tendo em vista as dificuldades de aprendizagem historicamente apresentadas por alunos(as) da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo explicativo, que utilizou análise documental e questionário como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo oito professores(as) de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no PUFV, junto à Cooperativa Sicredi Norte-Sul, e possuem perfil docente diversificado, há docentes que estão na fase inicial da docência e outros não, mas apresentam em comum a busca contínua pelo conhecimento, já que aproximadamente 60% possuem pós-graduação. A análise documental revelou que a metodologia do PUFV é híbrida, nela estão presentes elementos da MP, da Resolução de Problemas e também há elementos da investigação matemática. Revelou, ainda, que as formações do PUFV estão em consonância com a MP, dado que a problematização, a pesquisa, o diálogo e a construção de projetos estão presentes tanto na metodologia quanto nas formações, que abordam conhecimentos que propiciam ao(à) professor(a) uma nova visão de projetos que emerge dos elementos trabalhados e que podem contribuir na sua prática docente e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem. A análise dos questionários apontou que a formação inicial no contexto do PUFV, e as posteriores, palestras e assessorias, contribuíram na formação continuada dos(as) professores(as) participantes, a afetividade ao ensinar e um novo olhar para o(a) aluno(a) como protagonista, foram incorporados à prática de ensino destes(as) professores(as) de Matemática, inclusive em escolas onde trabalham e que não fazem parte do programa, resultando assim em uma contribuição positiva do PUFV para esses(as) professores(as) e para a Educação. Porém, ainda é necessário ir além, para que aprofundem seu conhecimento sobre a MP, visto que em suas práticas declaradas não fica claro se a MP tem sido utilizada em sua plenitude. Isso pode ser atribuído às formações vivenciadas anteriormente pelos(as) professores(as), pautadas em metodologias mais tradicionais, bem como a um elemento recorrente nas escolas, municipais, estaduais ou particulares, uma certa blindagem para a implantação de novas metodologias, que envolve a quebra de paradigmas, mudanças nas concepções sobre o ensino e a aprendizagem para que ocorra uma mudança na prática, dificultada também em razão de políticas públicas existentes. A realização desta pesquisa possibilitou mostrar que, independente das condições da escola, das políticas e dos recursos, é possível desenvolver projetos em que os(as) alunos(as) são convidados a assumir uma postura mais ativa, rompendo com o processo de ensino e aprendizagem tradicional e evidenciando as potencialidades que a metodologia do PUFV pode trazer para a Educação.This work, inscribed in the research line “Training and action of the teaching professional and educational practices”, of the Graduate Program in Education of the University of Western São Paulo, originated in the researcher's experience with the methodology of the “Union Makes Life Program” (“Programa A União Faz a Vida” -PUFV), from the financial institution “Cooperative Credit System“ (“Sistema de Crédito Cooperativo”- Sicredi). Aimed at critical and civic education, PUFV adopted the Project Methodology (PM) in order to stimulate reflections based on day-to-day practice situations, approximating school contents to students' lives, in order to contribute to the development of more meaningful teaching and learning processes. The objective of the research was to analyze aspects of the teaching practice of Math teachers and the meanings attributed to it in the context of PUFV and PM. Mathematics was chosen in view of the learning difficulties historically presented by Basic Education students. This is a qualitative approach research, with an explanatory descriptive design, which used document analysis and a questionnaire as data collection instruments. Eight Math teachers who work in the final years of Elementary School and at PUFV, together with Sicredi Norte-Sul, participated in the study, and have a diversified teaching profile, there are teachers who are in the initial phase of teaching and others who are not, but present in common the continuous search for knowledge, since approximately 60% have graduate degrees. Documentary analysis revealed that the PUFV methodology is hybrid, in which elements of PM, Problem Solving and also elements of mathematical investigation are present. It also revealed that the PUFV training courses are in line with the PM, given that problematization, research, dialogue and project construction are present both in the methodology and in the training, which address knowledge that provides the teacher a new vision of projects that emerges from the elements worked on and that can contribute to their teaching practice and consequently to the teaching and learning process. The analysis of the questionnaires showed that the initial training in the context of the PUFV, and the later ones, lectures and advice, contributed to the continuing education of the participating teachers, the affectivity when teaching and a new look at the student as a protagonist, were incorporated into the teaching practice of these Math teachers, including in schools where they work and which are not part of the program, thus resulting in a positive contribution of PUFV to these teachers and for Education. However, it is still necessary to go further, so that they deepen their knowledge about PM, since in their declared practices it is not clear whether PM has been used to its fullest. This can be attributed to the training previously experienced by teachers, based on more traditional methodologies, as well as to a recurring element in schools, municipal, state or private, a certain shield for the implementation of new methodologies, which involves the breaking of paradigms, changes in conceptions about teaching and learning so that a change in practice occurs, also made difficult due to existing public policies. The realization of this research made it possible to show that, regardless of school conditions, policies and resources, it is possible to develop projects in which students are invited to take a more active stance, breaking with the traditional teaching and learning process and highlighting the potential that the PUFV methodology can bring to Education.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoFürkotter, Monicahttps://orcid.org/0000-0003-3479-5289http://lattes.cnpq.br/6825695450465603Ortega, Eliane Maria Vanihttp://lattes.cnpq.br/6505123408970934Mosquini, Juliane do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9635406127803921MIRANDOLA, Sheila Maria Brandão de Paula Lima2022-06-27T14:44:09Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDOLA, Sheila Maria Brandão de Paula Lima. Aspectos da prática de ensino de professores(as) de Matemática no contexto do Programa A União Faz a Vida. 2022. 128 f. 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