O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASSAN, Renata Quenca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269
Resumo: Esta dissertação de Mestrado se desenvolveu no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil identitário profissional de docentes do ensino superior privado no contexto da reorganização do trabalho. Nesse sentido, adotou-se uma perspectiva crítica, analisando o fenômeno considerando, sobretudo, os aspectos sócio-históricos, políticos e econômicos de modo que o contexto investigado não fosse tratado de forma isolada, mas relacionado a uma totalidade. Em relação ao perfil identitário do profissional docente, a presente pesquisa se fundamenta nos estudos de Claude Dubar. Para a consecução deste objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa e empírica, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em um município de médio porte do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se a análise de conteúdo com base no levantamento das categorias relacionadas ao perfil identitário desses docentes, cujo resultado demonstrou um processo de intensificação e precarização do trabalho, revelando mutações na identidade profissional ocasionada por momentos de tensão e insatisfação.
id UOES_721d56303b299350900c347fb3197cd5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1269
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalhoThe professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of workEnsino superior privadoPrecarizaçãoTrabalho docenteIdentidade profissionalMercantilizaçãoNeoliberalismoPrecariousnessTeaching workProfessional identityMercantilizationNeoliberalismPrivate higher educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação de Mestrado se desenvolveu no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil identitário profissional de docentes do ensino superior privado no contexto da reorganização do trabalho. Nesse sentido, adotou-se uma perspectiva crítica, analisando o fenômeno considerando, sobretudo, os aspectos sócio-históricos, políticos e econômicos de modo que o contexto investigado não fosse tratado de forma isolada, mas relacionado a uma totalidade. Em relação ao perfil identitário do profissional docente, a presente pesquisa se fundamenta nos estudos de Claude Dubar. Para a consecução deste objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa e empírica, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em um município de médio porte do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se a análise de conteúdo com base no levantamento das categorias relacionadas ao perfil identitário desses docentes, cujo resultado demonstrou um processo de intensificação e precarização do trabalho, revelando mutações na identidade profissional ocasionada por momentos de tensão e insatisfação.This dissertation was developed within the scope of the Research Line "Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity", of the Post-Graduation Program in Education of Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The general objective of the research is to analyze the professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of work. In this sense, a critical perspective was adopted, analyzing the phenomenon considering, above all, the socio-historical, political and economic aspects so that the investigated context was not treated in isolation, but related to a totality. Regarding the identity profile of the teaching profession, this research is based on the studies of Claude Dubar. In order to achieve this objective, a qualitative and empirical research was conducted at a Private Higher Education Institution located in a medium-sized municipality in the State of São Paulo. The data were obtained through semi-structured interviews with five teachers. After transcription of the interviews, content was analyzed in which categories related to the identity profile of these teachers were raised, whose result showed a process of intensification and precarization of work, revealing mutations in the professional identity caused by moments of tension and dissatisfaction.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoOliveira , Maria Eliza Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241Alaniz, Érika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575Di Giorgi, Cristiano Amaral Garbogginihttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240BASSAN, Renata Quenca2020-07-13T12:48:51Z2019-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASSAN, Renata Quenca. O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-07-14T04:00:14Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-07-14T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
The professional identity profile of private higher education teachers in the context of the reorganization of work
title O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
spellingShingle O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
BASSAN, Renata Quenca
Ensino superior privado
Precarização
Trabalho docente
Identidade profissional
Mercantilização
Neoliberalismo
Precariousness
Teaching work
Professional identity
Mercantilization
Neoliberalism
Private higher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
title_full O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
title_fullStr O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
title_full_unstemmed O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
title_sort O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho
author BASSAN, Renata Quenca
author_facet BASSAN, Renata Quenca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira , Maria Eliza Nogueira
http://lattes.cnpq.br/9911797536561241
Alaniz, Érika Porceli
http://lattes.cnpq.br/6828027491772575
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
http://lattes.cnpq.br/7340016437698240
dc.contributor.author.fl_str_mv BASSAN, Renata Quenca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior privado
Precarização
Trabalho docente
Identidade profissional
Mercantilização
Neoliberalismo
Precariousness
Teaching work
Professional identity
Mercantilization
Neoliberalism
Private higher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino superior privado
Precarização
Trabalho docente
Identidade profissional
Mercantilização
Neoliberalismo
Precariousness
Teaching work
Professional identity
Mercantilization
Neoliberalism
Private higher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação de Mestrado se desenvolveu no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil identitário profissional de docentes do ensino superior privado no contexto da reorganização do trabalho. Nesse sentido, adotou-se uma perspectiva crítica, analisando o fenômeno considerando, sobretudo, os aspectos sócio-históricos, políticos e econômicos de modo que o contexto investigado não fosse tratado de forma isolada, mas relacionado a uma totalidade. Em relação ao perfil identitário do profissional docente, a presente pesquisa se fundamenta nos estudos de Claude Dubar. Para a consecução deste objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa e empírica, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em um município de médio porte do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se a análise de conteúdo com base no levantamento das categorias relacionadas ao perfil identitário desses docentes, cujo resultado demonstrou um processo de intensificação e precarização do trabalho, revelando mutações na identidade profissional ocasionada por momentos de tensão e insatisfação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
2020-07-13T12:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASSAN, Renata Quenca. O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269
identifier_str_mv BASSAN, Renata Quenca. O perfil identitário profissional de docentes da educação superior privada no contexto da reorganização do trabalho. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100161958477824