ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kravchychyn, Claudio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818
Resumo: Apesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudado
id UOES_745813805d8a60a7db04ba0b1ffe387d
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/818
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOLEducação física - ensino médioProjeto sistematizaçãoEnsino Médio.Physical Education - High SchooSistematization project - High School.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOApesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudadoDespite having been considered an essention curriculum component to Basic Education since 1996, Physical Education is still connected in a hegemonic way to sport content through the teachers. The present study justify itself before the urgent need of turning Physical Education into a legitimate subject in te school atmosphere. For this reason, Oliveira s proposal (2004) works as a guide on the planning of actions once it preconizes a systematization of contents to be worked along the grades, according to the phase of development and student s interest. This work was developed at São Francisco Xavier School among students of High School in Maringa Pr. As a research method, an action research model was adopted working not only as an investigation but also an interference in the investigated situation. The teaching method was based on critical historical Pedagogy, which presents as its proposal the work of contents in a contexture way in order to be used on a darly basis. The prior diagnosis was based on interview performed with the High School teacher. Aside from that, students were supposed to answer questionaries. Later on, classes were planned and tought during 4 months according to methodological principles purposed. The evaluation of actions was done by the reseacher s observation and new interviews and queries at the end of the process. The following results were achieved: there was a significant appreciation on Physical Education and acknowledgement as curriculum component as well. The new status has showed itself as motivating as well as effective to the students, giving the teacher better pedagogic didatic resources, characterizing human motion as something important to be studied.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Moretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli deCPF:34901817949http://lattes.cnpq.br/5845836567219056Kravchychyn, Claudio2016-07-18T17:54:12Z2011-05-112006-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:48Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL
title ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Kravchychyn, Claudio
Educação física - ensino médio
Projeto sistematização
Ensino Médio.
Physical Education - High Schoo
Sistematization project - High School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
author Kravchychyn, Claudio
author_facet Kravchychyn, Claudio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
CPF:42497558868
http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
Moretti, Lucia Helena Tiosso
CPF:70734640897
http://lattes.cnpq.br/8367557846787155
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
CPF:34901817949
http://lattes.cnpq.br/5845836567219056
dc.contributor.author.fl_str_mv Kravchychyn, Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - ensino médio
Projeto sistematização
Ensino Médio.
Physical Education - High Schoo
Sistematization project - High School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação física - ensino médio
Projeto sistematização
Ensino Médio.
Physical Education - High Schoo
Sistematization project - High School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Apesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudado
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-28
2011-05-11
2016-07-18T17:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818
identifier_str_mv KRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158659657728