ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818 |
Resumo: | Apesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudado |
id |
UOES_745813805d8a60a7db04ba0b1ffe387d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/818 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOLEducação física - ensino médioProjeto sistematizaçãoEnsino Médio.Physical Education - High SchooSistematization project - High School.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOApesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudadoDespite having been considered an essention curriculum component to Basic Education since 1996, Physical Education is still connected in a hegemonic way to sport content through the teachers. The present study justify itself before the urgent need of turning Physical Education into a legitimate subject in te school atmosphere. For this reason, Oliveira s proposal (2004) works as a guide on the planning of actions once it preconizes a systematization of contents to be worked along the grades, according to the phase of development and student s interest. This work was developed at São Francisco Xavier School among students of High School in Maringa Pr. As a research method, an action research model was adopted working not only as an investigation but also an interference in the investigated situation. The teaching method was based on critical historical Pedagogy, which presents as its proposal the work of contents in a contexture way in order to be used on a darly basis. The prior diagnosis was based on interview performed with the High School teacher. Aside from that, students were supposed to answer questionaries. Later on, classes were planned and tought during 4 months according to methodological principles purposed. The evaluation of actions was done by the reseacher s observation and new interviews and queries at the end of the process. The following results were achieved: there was a significant appreciation on Physical Education and acknowledgement as curriculum component as well. The new status has showed itself as motivating as well as effective to the students, giving the teacher better pedagogic didatic resources, characterizing human motion as something important to be studied.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Moretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli deCPF:34901817949http://lattes.cnpq.br/5845836567219056Kravchychyn, Claudio2016-07-18T17:54:12Z2011-05-112006-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:48Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL |
title |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Kravchychyn, Claudio Educação física - ensino médio Projeto sistematização Ensino Médio. Physical Education - High Schoo Sistematization project - High School. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Kravchychyn, Claudio |
author_facet |
Kravchychyn, Claudio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sônia Maria Vicente CPF:42497558868 http://lattes.cnpq.br/1875954902451909 Moretti, Lucia Helena Tiosso CPF:70734640897 http://lattes.cnpq.br/8367557846787155 Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de CPF:34901817949 http://lattes.cnpq.br/5845836567219056 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kravchychyn, Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - ensino médio Projeto sistematização Ensino Médio. Physical Education - High Schoo Sistematization project - High School. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação física - ensino médio Projeto sistematização Ensino Médio. Physical Education - High Schoo Sistematization project - High School. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Apesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudado |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-28 2011-05-11 2016-07-18T17:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818 |
identifier_str_mv |
KRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158659657728 |