O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Fabrício Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Juliana Pereira da, Krinski, Kleverton, Lirani, Luciana da Silva, Elsangedy, Hassan Mohamed, Dias, Rodrigo, Vilela Junior, Guanis de Barros, Cieslak, Fabricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12035
Resumo: A Educação Física atual aborda importantes papéis na formação social e pratica de atividade física regular, mostrando que através do professor os alunos aprender a convier em grupo, respeitar as indiferenças e um aspecto muito importante não deixar de praticar atividades físicas regulares não somente no âmbito escolar. O presente trabalho tem como intuito mostrar a realidade na vivencia do âmbito escolar de alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Avaliando-o nível de atividade física, através sistema de avaliação SOFIT e relacionando os resultados com os embasamentos teóricos, obtendo assim o verdadeiro papel da pratica da Educação Física no desenvolvimento da socialização entre os alunos. Relacionando a importância das aulas de Educação Física e a aplicabilidade de atividades que trabalhem as relações interpessoais tornando os alunos mais ativos e principalmente formando cidadãos conscientes e autônomos, através da prática da atividade física. Percebe-se a pouca participação e interesse pela pratica das aulas de Educação Física no Ensino Médio, devido à falta de atividades que estimulem os alunos. No estudo destaca-se a abordagem do método Quanti-Qualitativa, Exploratória e observacional, na qual foram observados (15 meninas e 15 meninos) de uma escola de Ensino Médio da cidade de Itapeva/SP, sendo as mesmas avaliadas através do sistema SOFIT. Verificou-se quanto ao comportamento dos alunos uma baixa proporção de escolares que participam das aulas de Educação Física de forma ativa com cerca de (40%), sendo que permaneceram deitados (20%), sentado (93,3%), em pé (63,3%) e caminhando (63,3%). Já no quesito sobre os contextos trabalhados em aulas os resultados indicaram mais a pratica de jogos (73,3%) e outros contextos (33,3%). Quanto ao comportamento do professor às aulas ocorriam em gerenciamento (13,3%), observação (86,7%) e outras tarefas (60%). Conclui-se que poucos alunos de Ensino Médio da escola pesquisada praticam atividades físicas regulares, devido à falta de aplicação de conteúdos e atividades que instiguem a participação nas aulas. O professor se faz muito importante na criação, aplicabilidade e interferência das atividades trabalhadas em aula, levando o aluno a participar e se relacionar construindo de acordo com o tempo gosto pela pratica de atividade física regular, principalmente quando se fala de alunos que logo vão se incluir na sociedade adulta.
id UFGD-8_788bc9c908c959092fd71d350fbd36cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12035
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFITThe behavior of high school students in physical education classes: SOFIT analysisSocialização. Educação Física. Ensino Médio.Socialization. Physical Education. High School.A Educação Física atual aborda importantes papéis na formação social e pratica de atividade física regular, mostrando que através do professor os alunos aprender a convier em grupo, respeitar as indiferenças e um aspecto muito importante não deixar de praticar atividades físicas regulares não somente no âmbito escolar. O presente trabalho tem como intuito mostrar a realidade na vivencia do âmbito escolar de alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Avaliando-o nível de atividade física, através sistema de avaliação SOFIT e relacionando os resultados com os embasamentos teóricos, obtendo assim o verdadeiro papel da pratica da Educação Física no desenvolvimento da socialização entre os alunos. Relacionando a importância das aulas de Educação Física e a aplicabilidade de atividades que trabalhem as relações interpessoais tornando os alunos mais ativos e principalmente formando cidadãos conscientes e autônomos, através da prática da atividade física. Percebe-se a pouca participação e interesse pela pratica das aulas de Educação Física no Ensino Médio, devido à falta de atividades que estimulem os alunos. No estudo destaca-se a abordagem do método Quanti-Qualitativa, Exploratória e observacional, na qual foram observados (15 meninas e 15 meninos) de uma escola de Ensino Médio da cidade de Itapeva/SP, sendo as mesmas avaliadas através do sistema SOFIT. Verificou-se quanto ao comportamento dos alunos uma baixa proporção de escolares que participam das aulas de Educação Física de forma ativa com cerca de (40%), sendo que permaneceram deitados (20%), sentado (93,3%), em pé (63,3%) e caminhando (63,3%). Já no quesito sobre os contextos trabalhados em aulas os resultados indicaram mais a pratica de jogos (73,3%) e outros contextos (33,3%). Quanto ao comportamento do professor às aulas ocorriam em gerenciamento (13,3%), observação (86,7%) e outras tarefas (60%). Conclui-se que poucos alunos de Ensino Médio da escola pesquisada praticam atividades físicas regulares, devido à falta de aplicação de conteúdos e atividades que instiguem a participação nas aulas. O professor se faz muito importante na criação, aplicabilidade e interferência das atividades trabalhadas em aula, levando o aluno a participar e se relacionar construindo de acordo com o tempo gosto pela pratica de atividade física regular, principalmente quando se fala de alunos que logo vão se incluir na sociedade adulta.The current Physical Education addresses important roles in social formation and practices of regular physical activity, showing that through the teacher students learn to agree in a group, respect indifference and a very important aspect not to stop practicing regular physical activities not only in the school environment . The present work aims to show the reality in the school environment experience of high school students in Physical Education classes. Assessing the level of physical activity, through the SOFIT evaluation system and relating the results to the theoretical foundations, thus obtaining the true role of Physical Education practice in the development of socialization among students. Relating the importance of Physical Education classes and the applicability of activities that work on interpersonal relationships making students more active and mainly forming conscious and autonomous citizens, through the practice of physical activity. It is clear that there is little participation and interest in the practice of Physical Education classes in high school, due to the lack of activities that stimulate students. In the study, the Quanti-Qualitative, Exploratory and Observational approach is highlighted, in which (15 girls and 15 boys) from a high school in the city of Itapeva / SP were observed, which were evaluated through the system SOFIT. There was a low proportion of students who actively participated in Physical Education classes with regard to student behavior, with approximately (40%), and they remained lying down (20%), sitting (93.3%), standing (63.3%) and walking (63.3%). Regarding the contexts worked in classes, the results indicated more the practice of games (73.3%) and other contexts (33.3%). As for the teacher's behavior at classes, they occurred in management (13.3%), observation (86.7%) and other tasks (60%). It is concluded that few high school students in the school surveyed practice regular physical activities, due to the lack of application of content and activities that instigate participation in classes. The teacher becomes very important in the creation, applicability and interference of the activities worked in class, leading the student to participate and relate building according to the time I like to practice regular physical activity, especially when talking about students who are soon going to include in adult society.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1203510.30612/hre.v9i16.12035Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12035/6613Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Fabrício SouzaSilva, Juliana Pereira daKrinski, KlevertonLirani, Luciana da SilvaElsangedy, Hassan MohamedDias, RodrigoVilela Junior, Guanis de BarrosCieslak, Fabricio2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12035Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
The behavior of high school students in physical education classes: SOFIT analysis
title O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
spellingShingle O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
Silva, Anderson Fabrício Souza
Socialização. Educação Física. Ensino Médio.
Socialization. Physical Education. High School.
title_short O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
title_full O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
title_fullStr O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
title_full_unstemmed O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
title_sort O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
author Silva, Anderson Fabrício Souza
author_facet Silva, Anderson Fabrício Souza
Silva, Juliana Pereira da
Krinski, Kleverton
Lirani, Luciana da Silva
Elsangedy, Hassan Mohamed
Dias, Rodrigo
Vilela Junior, Guanis de Barros
Cieslak, Fabricio
author_role author
author2 Silva, Juliana Pereira da
Krinski, Kleverton
Lirani, Luciana da Silva
Elsangedy, Hassan Mohamed
Dias, Rodrigo
Vilela Junior, Guanis de Barros
Cieslak, Fabricio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Fabrício Souza
Silva, Juliana Pereira da
Krinski, Kleverton
Lirani, Luciana da Silva
Elsangedy, Hassan Mohamed
Dias, Rodrigo
Vilela Junior, Guanis de Barros
Cieslak, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização. Educação Física. Ensino Médio.
Socialization. Physical Education. High School.
topic Socialização. Educação Física. Ensino Médio.
Socialization. Physical Education. High School.
description A Educação Física atual aborda importantes papéis na formação social e pratica de atividade física regular, mostrando que através do professor os alunos aprender a convier em grupo, respeitar as indiferenças e um aspecto muito importante não deixar de praticar atividades físicas regulares não somente no âmbito escolar. O presente trabalho tem como intuito mostrar a realidade na vivencia do âmbito escolar de alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Avaliando-o nível de atividade física, através sistema de avaliação SOFIT e relacionando os resultados com os embasamentos teóricos, obtendo assim o verdadeiro papel da pratica da Educação Física no desenvolvimento da socialização entre os alunos. Relacionando a importância das aulas de Educação Física e a aplicabilidade de atividades que trabalhem as relações interpessoais tornando os alunos mais ativos e principalmente formando cidadãos conscientes e autônomos, através da prática da atividade física. Percebe-se a pouca participação e interesse pela pratica das aulas de Educação Física no Ensino Médio, devido à falta de atividades que estimulem os alunos. No estudo destaca-se a abordagem do método Quanti-Qualitativa, Exploratória e observacional, na qual foram observados (15 meninas e 15 meninos) de uma escola de Ensino Médio da cidade de Itapeva/SP, sendo as mesmas avaliadas através do sistema SOFIT. Verificou-se quanto ao comportamento dos alunos uma baixa proporção de escolares que participam das aulas de Educação Física de forma ativa com cerca de (40%), sendo que permaneceram deitados (20%), sentado (93,3%), em pé (63,3%) e caminhando (63,3%). Já no quesito sobre os contextos trabalhados em aulas os resultados indicaram mais a pratica de jogos (73,3%) e outros contextos (33,3%). Quanto ao comportamento do professor às aulas ocorriam em gerenciamento (13,3%), observação (86,7%) e outras tarefas (60%). Conclui-se que poucos alunos de Ensino Médio da escola pesquisada praticam atividades físicas regulares, devido à falta de aplicação de conteúdos e atividades que instiguem a participação nas aulas. O professor se faz muito importante na criação, aplicabilidade e interferência das atividades trabalhadas em aula, levando o aluno a participar e se relacionar construindo de acordo com o tempo gosto pela pratica de atividade física regular, principalmente quando se fala de alunos que logo vão se incluir na sociedade adulta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12035
10.30612/hre.v9i16.12035
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12035
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.12035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12035/6613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170973990912