O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magro, Emersom
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/865
Resumo: O presente trabalho de pesquisa procurou estimular e continuar uma reflexão dos profissionais da Educação sobre a produção dos espaços educativos por meio da arquitetura escolar. Desse modo, foram analisadas as construções escolares nas perspectivas dos espaços construídos, edificados e a atribuição dos significados como lugar vivido, sentido e percebido, assumindo um caráter educativo. Ao mesmo tempo, defende-se e ressalta-se a necessidade de uma avaliação prévia e planejamento cuidadoso antes da construção se concretizar. Como exemplo, foram apresentados projetos construídos no país, como forma de buscar agregar funcionalidade e conforto. Entendendo-se que os significados se dão com base na ocupação humana, no tocante ao espaço educativo, suscitou-se a importância da administração e gestão escolar para tornar esses espaços mais eficazes e aconchegantes e que assumam um caráter mais educativo. Nesse contexto, foram apontadas características, competências e habilidades essenciais do diretor de escola, o gestor principal da unidade educativa em várias dimensões das suas atribuições, a fim de esclarecer, com base na literatura científica, que organizar o espaço escolar e disponibilizar o seu uso efetivo é variável importante para o sucesso escolar. Por fim, valendo-se da corrente fenomenológica, analisou-se a essência do trabalho do diretor, numa escola da rede estadual de ensino, na qual a gestão escolar atua na organização do espaço escolar, priorizando o conforto e o bem-estar do aluno principal usuário e a qualidade do ensino que oferece. Foi possível verificar, desse modo, como a gestão da escola pesquisada atua de forma a garantir a satisfação dos alunos da comunidade em questão. Constatou-se, ainda, que uma extrema diferença pode ser percebida no espaço escolar quando os novos paradigmas de gestão são postos em prática neste âmbito.
id UOES_80b22b6abd6b905a39aefc8b438337fc
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/865
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integraçãoThe manager and the organization of the school environment: interaction and integrationEspaço escolarGestão escolarOrganizaçãoSchool environmentSchool managementOrganizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho de pesquisa procurou estimular e continuar uma reflexão dos profissionais da Educação sobre a produção dos espaços educativos por meio da arquitetura escolar. Desse modo, foram analisadas as construções escolares nas perspectivas dos espaços construídos, edificados e a atribuição dos significados como lugar vivido, sentido e percebido, assumindo um caráter educativo. Ao mesmo tempo, defende-se e ressalta-se a necessidade de uma avaliação prévia e planejamento cuidadoso antes da construção se concretizar. Como exemplo, foram apresentados projetos construídos no país, como forma de buscar agregar funcionalidade e conforto. Entendendo-se que os significados se dão com base na ocupação humana, no tocante ao espaço educativo, suscitou-se a importância da administração e gestão escolar para tornar esses espaços mais eficazes e aconchegantes e que assumam um caráter mais educativo. Nesse contexto, foram apontadas características, competências e habilidades essenciais do diretor de escola, o gestor principal da unidade educativa em várias dimensões das suas atribuições, a fim de esclarecer, com base na literatura científica, que organizar o espaço escolar e disponibilizar o seu uso efetivo é variável importante para o sucesso escolar. Por fim, valendo-se da corrente fenomenológica, analisou-se a essência do trabalho do diretor, numa escola da rede estadual de ensino, na qual a gestão escolar atua na organização do espaço escolar, priorizando o conforto e o bem-estar do aluno principal usuário e a qualidade do ensino que oferece. Foi possível verificar, desse modo, como a gestão da escola pesquisada atua de forma a garantir a satisfação dos alunos da comunidade em questão. Constatou-se, ainda, que uma extrema diferença pode ser percebida no espaço escolar quando os novos paradigmas de gestão são postos em prática neste âmbito.This research was carried out to encourage and pursue a reflection on the part of Education professionals on the creation of educative spaces by means of the school architecture. Thus one analyzed school buildings from the point of view of the constructed, built spaces and the assignment of meanings as an experienced, felt, and perceived place, taking on an educative character. At the same time, one supports and emphasizes the need of previous assessment and careful planning before the building is put up. As examples, one mentions projects built in the country meant for combining functionality and comfort. By knowing that meanings are conveyed based on human occupation, concerning educative spaces one stressed the importance of school management and administration in order to make such spaces more effective, cozier, and liable to take on a more educative character. Within such a context, one pointed out features, competence, and skills essential to the school principal, the main manager of that educative unit within the various spheres of his/her assignments in order to explain, based on scientific literature, that organizing the school environment and making it ready for effective use is an important variable for successful outcomes. At last, by availing ourselves of the phenomenological tendency, one analyzed the essence of the principal s work in a state public school, where school management operates in the organization of its environment, having in mind the comfort and the welfare of its students - its main users - and the quality of the teaching provided by the school. Therefore, one managed to find out how the management of the school at issue operates so that its students satisfactions are met One also found out that an extreme difference may be felt in the school environment when new managerial paradigms are put into practice within the boundaries of the school.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSchmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Marin, Fatima Aparecida Dias GomesCPF:09175950780http://lattes.cnpq.br/2093765979850981Luvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970Magro, Emersom2016-07-18T17:54:18Z2012-12-192012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGRO, Emersom. The manager and the organization of the school environment: interaction and integration. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:30Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
The manager and the organization of the school environment: interaction and integration
title O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
spellingShingle O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
Magro, Emersom
Espaço escolar
Gestão escolar
Organização
School environment
School management
Organization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
title_full O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
title_fullStr O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
title_full_unstemmed O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
title_sort O gestor e a organização do espaço escolar: interação e integração
author Magro, Emersom
author_facet Magro, Emersom
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
Marin, Fatima Aparecida Dias Gomes
CPF:09175950780
http://lattes.cnpq.br/2093765979850981
Luvizotto, Caroline Kraus
CPF:27522964873
http://lattes.cnpq.br/2273673575861970
dc.contributor.author.fl_str_mv Magro, Emersom
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço escolar
Gestão escolar
Organização
School environment
School management
Organization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Espaço escolar
Gestão escolar
Organização
School environment
School management
Organization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho de pesquisa procurou estimular e continuar uma reflexão dos profissionais da Educação sobre a produção dos espaços educativos por meio da arquitetura escolar. Desse modo, foram analisadas as construções escolares nas perspectivas dos espaços construídos, edificados e a atribuição dos significados como lugar vivido, sentido e percebido, assumindo um caráter educativo. Ao mesmo tempo, defende-se e ressalta-se a necessidade de uma avaliação prévia e planejamento cuidadoso antes da construção se concretizar. Como exemplo, foram apresentados projetos construídos no país, como forma de buscar agregar funcionalidade e conforto. Entendendo-se que os significados se dão com base na ocupação humana, no tocante ao espaço educativo, suscitou-se a importância da administração e gestão escolar para tornar esses espaços mais eficazes e aconchegantes e que assumam um caráter mais educativo. Nesse contexto, foram apontadas características, competências e habilidades essenciais do diretor de escola, o gestor principal da unidade educativa em várias dimensões das suas atribuições, a fim de esclarecer, com base na literatura científica, que organizar o espaço escolar e disponibilizar o seu uso efetivo é variável importante para o sucesso escolar. Por fim, valendo-se da corrente fenomenológica, analisou-se a essência do trabalho do diretor, numa escola da rede estadual de ensino, na qual a gestão escolar atua na organização do espaço escolar, priorizando o conforto e o bem-estar do aluno principal usuário e a qualidade do ensino que oferece. Foi possível verificar, desse modo, como a gestão da escola pesquisada atua de forma a garantir a satisfação dos alunos da comunidade em questão. Constatou-se, ainda, que uma extrema diferença pode ser percebida no espaço escolar quando os novos paradigmas de gestão são postos em prática neste âmbito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
2012-08-30
2016-07-18T17:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGRO, Emersom. The manager and the organization of the school environment: interaction and integration. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/865
identifier_str_mv MAGRO, Emersom. The manager and the organization of the school environment: interaction and integration. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038537191424