Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomiazzi, Everton
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/898
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar possíveis contribuições do curso de aperfeiçoamento a distância: "A Linguagem Musical na Educação Infantil aos professores da Educação Infantil para (re) significação da importância da educação musical. A formação continuada ocupa lugar de destaque, estando de forma crescente associada ao processo qualitativo de práticas formativas e pedagógicas. Uma das ferramentas que contribui para a formação continuada do professor é o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio da Educação a Distância (EAD) e cursos de extensão, que permitem ao professor leigo na área musical adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em música. Sendo assim, a EAD aproxima e contribui para o acesso a tal formação do indivíduo em sua prática docente. Para tanto, os procedimentos metodológicos obedeceram a uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com o fito de o pesquisador desempenhar o papel de observador, fazendo parte do conhecimento e interpretando os fenômenos, dando-lhes um significado real. Como sujeitos da pesquisa foram selecionados seis alunos ingressantes do curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Para recolha dos dados desta pesquisa foram realizadas quatro fases: Referencial Teórico; Questionário Perfil e Questionário Saber Prévio ; Acompanhamento durante o curso (análise das avaliações dos módulos) e, por último, Questionário saber , após a realização do curso. Os resultados evidenciaram que é possível, por meio da educação a distância, contribuir para o conhecimento docente, pois a modalidade disponibiliza aprendizagem de qualidade a um grande número de pessoas, de formações distintas e pertencentes a classes sociais diferentes, demograficamente distantes uma das outras.
id UOES_8178f5b0f49890fa0bc552356690a11f
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/898
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantilMusic education distance: continuing training of teachers of early childhood educationEducação MusicalEnsino a distanciaFormação continuadaEducação InfantilMusic educationLearningContinuing educationEarly childhood educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo teve como objetivo geral investigar possíveis contribuições do curso de aperfeiçoamento a distância: "A Linguagem Musical na Educação Infantil aos professores da Educação Infantil para (re) significação da importância da educação musical. A formação continuada ocupa lugar de destaque, estando de forma crescente associada ao processo qualitativo de práticas formativas e pedagógicas. Uma das ferramentas que contribui para a formação continuada do professor é o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio da Educação a Distância (EAD) e cursos de extensão, que permitem ao professor leigo na área musical adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em música. Sendo assim, a EAD aproxima e contribui para o acesso a tal formação do indivíduo em sua prática docente. Para tanto, os procedimentos metodológicos obedeceram a uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com o fito de o pesquisador desempenhar o papel de observador, fazendo parte do conhecimento e interpretando os fenômenos, dando-lhes um significado real. Como sujeitos da pesquisa foram selecionados seis alunos ingressantes do curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Para recolha dos dados desta pesquisa foram realizadas quatro fases: Referencial Teórico; Questionário Perfil e Questionário Saber Prévio ; Acompanhamento durante o curso (análise das avaliações dos módulos) e, por último, Questionário saber , após a realização do curso. Os resultados evidenciaram que é possível, por meio da educação a distância, contribuir para o conhecimento docente, pois a modalidade disponibiliza aprendizagem de qualidade a um grande número de pessoas, de formações distintas e pertencentes a classes sociais diferentes, demograficamente distantes uma das outras.The present study had as general objective to investigate possible contributions in the course of perfecting the distance: the Musical language in early childhood education "for teachers of early childhood education for (re) signification of the importance of music education. The continuing education occupies a prominent position, being increasingly associated with the qualitative process of training and pedagogical practices. One of the tools that contributes to the continued training of the teacher is the use of information and communication technologies (ICTs), through distance education (EAD) and extension courses, which allow the teacher lay in the musical area to acquire or improve theoretical and practical knowledge in music. Thus, the EAD approach and contributes to the access to individual training in their teaching practice. For both, the methodological procedures tuned to a qualitative approach, research-action, with a view to the researcher play the role of observer, part of knowledge and interpreting the phenomena, giving them a real meaning. As subjects of the research were selected six students entering the course of improvement in distance mode of West University Paulista-Unoeste. For collecting the data of this research were conducted four phases: theoretical framework; Profile and Questionnaire Questionnaire Prior Knowledge; Monitoring during the course (analysis of evaluations of modules) and, lastly, know Questionnaire, after completion of the course. The results showed that it is possible, through distance education, contribute to the knowledge, because the mode offers quality learning a large number of people, of different formations and belonging to different social classes, demographically distant from each other.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Tomiazzi, Everton2016-07-18T17:54:21Z2014-03-282013-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTOMIAZZI, Everton. Music education distance: continuing training of teachers of early childhood education. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:11Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
Music education distance: continuing training of teachers of early childhood education
title Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
spellingShingle Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
Tomiazzi, Everton
Educação Musical
Ensino a distancia
Formação continuada
Educação Infantil
Music education
Learning
Continuing education
Early childhood education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
title_full Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
title_fullStr Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
title_full_unstemmed Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
title_sort Educação musical à distância: formação continuada de docentes da educação infantil
author Tomiazzi, Everton
author_facet Tomiazzi, Everton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
CPF:04801349869
http://lattes.cnpq.br/0145582434192657
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomiazzi, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Ensino a distancia
Formação continuada
Educação Infantil
Music education
Learning
Continuing education
Early childhood education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Musical
Ensino a distancia
Formação continuada
Educação Infantil
Music education
Learning
Continuing education
Early childhood education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo teve como objetivo geral investigar possíveis contribuições do curso de aperfeiçoamento a distância: "A Linguagem Musical na Educação Infantil aos professores da Educação Infantil para (re) significação da importância da educação musical. A formação continuada ocupa lugar de destaque, estando de forma crescente associada ao processo qualitativo de práticas formativas e pedagógicas. Uma das ferramentas que contribui para a formação continuada do professor é o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio da Educação a Distância (EAD) e cursos de extensão, que permitem ao professor leigo na área musical adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em música. Sendo assim, a EAD aproxima e contribui para o acesso a tal formação do indivíduo em sua prática docente. Para tanto, os procedimentos metodológicos obedeceram a uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com o fito de o pesquisador desempenhar o papel de observador, fazendo parte do conhecimento e interpretando os fenômenos, dando-lhes um significado real. Como sujeitos da pesquisa foram selecionados seis alunos ingressantes do curso de aperfeiçoamento na modalidade a distância da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Para recolha dos dados desta pesquisa foram realizadas quatro fases: Referencial Teórico; Questionário Perfil e Questionário Saber Prévio ; Acompanhamento durante o curso (análise das avaliações dos módulos) e, por último, Questionário saber , após a realização do curso. Os resultados evidenciaram que é possível, por meio da educação a distância, contribuir para o conhecimento docente, pois a modalidade disponibiliza aprendizagem de qualidade a um grande número de pessoas, de formações distintas e pertencentes a classes sociais diferentes, demograficamente distantes uma das outras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
2014-03-28
2016-07-18T17:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMIAZZI, Everton. Music education distance: continuing training of teachers of early childhood education. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/898
identifier_str_mv TOMIAZZI, Everton. Music education distance: continuing training of teachers of early childhood education. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1822154850275688448