Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emídio, Márcio André
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/913
Resumo: O presente estudo ligado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente refere-se a uma pesquisa qualitativa (Estudo de Caso) que visou investigar a socialização do professor no espaço escolar, com o intuito de compreender como ele adquire, modifica, reconstrói conhecimentos, habilidades, convicções e atitudes próprias da profissão docente e da identidade profissional, no âmbito do exercício profissional. Foi campo da pesquisa uma Escola Estadual da cidade de Tupã-SP e sujeitos do estudo os professores da escola e seus gestores. O questionário e a entrevista foram utilizados como procedimentos de coleta de dados. O embasamento teórico constituiu-se, em especial, de estudos apresentados na área da socialização, identidade profissional, clima social e ação docente. Para análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin. Os dados foram organizados em quatro categorias: Percepção e caracterização dos momentos de socialização dos professores no ambiente escolar; Caracterização da identidade profissional dos professores da escola; Identificação do clima social e cultura da escola; e Avaliação pelos Professores e Gestores entre Pensamento Reflexivo e Ação Docente. Como resultados a importância de se considerar o espaço escolar como um aspecto relevante para a socialização profissional e a confirmação de que a socialização e a constituição das identidades estão intrinsecamente relacionadas ao sentimento de pertença ao grupo. Foi possível concluir que a socialização do professor no espaço escolar realmente influencia no processo de construção e reconhecimento da identidade profissional e da prática docente.
id UOES_8518f8f9caa9b1d98ba4961b3eedeac8
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/913
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolarConstruction of professional identity and socialization in the school spaceFormação DocenteSocializaçãoEspaço EscolarIdentidade Profissional.Teacher trainingSocializationSchool environmentProfessional identityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo ligado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente refere-se a uma pesquisa qualitativa (Estudo de Caso) que visou investigar a socialização do professor no espaço escolar, com o intuito de compreender como ele adquire, modifica, reconstrói conhecimentos, habilidades, convicções e atitudes próprias da profissão docente e da identidade profissional, no âmbito do exercício profissional. Foi campo da pesquisa uma Escola Estadual da cidade de Tupã-SP e sujeitos do estudo os professores da escola e seus gestores. O questionário e a entrevista foram utilizados como procedimentos de coleta de dados. O embasamento teórico constituiu-se, em especial, de estudos apresentados na área da socialização, identidade profissional, clima social e ação docente. Para análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin. Os dados foram organizados em quatro categorias: Percepção e caracterização dos momentos de socialização dos professores no ambiente escolar; Caracterização da identidade profissional dos professores da escola; Identificação do clima social e cultura da escola; e Avaliação pelos Professores e Gestores entre Pensamento Reflexivo e Ação Docente. Como resultados a importância de se considerar o espaço escolar como um aspecto relevante para a socialização profissional e a confirmação de que a socialização e a constituição das identidades estão intrinsecamente relacionadas ao sentimento de pertença ao grupo. Foi possível concluir que a socialização do professor no espaço escolar realmente influencia no processo de construção e reconhecimento da identidade profissional e da prática docente.The current study linked to the Univerdidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP master degree in education, in the research field Pedagogical Training and Practice of the graduated teacher - is about a qualitative research (case study) which aims to investigate the socialization of the teacher in the school environment to understand how they acquire, modify, and reconstruct knowledge, skills, beliefs, attitudes and professional identity in the context of professional practice. The research field was a state school in the city of Tupã-SP and the study subjects were the school teachers and their managers. A questionnaire, interview, observation and a focus group were used as data collection procedures. The theoretical basis is made of, in special, papers presented in the socialization area, professional identity, social climate and teacher action. To analyze the data the "content analysis" model indicated by Laurence Bardin was used. The data was organized into four categoires. Perception and characterization of the moments of socialization of the teachers in the school environment; Characterization of teachers professional identity of the school; Identification of the social climate and culture in the school; And the evaluation by the teachers and managers between the reflexive thinking and teacher action. Such investigations have had as results the importance of considering the school environment as a relevant space for the professional socialization and for the confirmation that socialization and the formation of identities are inextricably linked by the feeling of belonging of the group. It was possible to conclude that the socialization of the teacher in the school environment does influences the construction process of the professional identity recognition and of the teacher s practice.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Gomes, Alberto AlbuquerqueCPF:34903518949http://lattes.cnpq.br/2624279208302164Emídio, Márcio André2016-07-18T17:54:23Z2014-11-122014-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEMÍDIO, Márcio André. Construction of professional identity and socialization in the school space. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:25Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
Construction of professional identity and socialization in the school space
title Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
spellingShingle Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
Emídio, Márcio André
Formação Docente
Socialização
Espaço Escolar
Identidade Profissional.
Teacher training
Socialization
School environment
Professional identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
title_full Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
title_fullStr Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
title_full_unstemmed Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
title_sort Construção da identidade profissional e socialização no espaço escolar
author Emídio, Márcio André
author_facet Emídio, Márcio André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Gomes, Alberto Albuquerque
CPF:34903518949
http://lattes.cnpq.br/2624279208302164
dc.contributor.author.fl_str_mv Emídio, Márcio André
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Socialização
Espaço Escolar
Identidade Profissional.
Teacher training
Socialization
School environment
Professional identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação Docente
Socialização
Espaço Escolar
Identidade Profissional.
Teacher training
Socialization
School environment
Professional identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo ligado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente refere-se a uma pesquisa qualitativa (Estudo de Caso) que visou investigar a socialização do professor no espaço escolar, com o intuito de compreender como ele adquire, modifica, reconstrói conhecimentos, habilidades, convicções e atitudes próprias da profissão docente e da identidade profissional, no âmbito do exercício profissional. Foi campo da pesquisa uma Escola Estadual da cidade de Tupã-SP e sujeitos do estudo os professores da escola e seus gestores. O questionário e a entrevista foram utilizados como procedimentos de coleta de dados. O embasamento teórico constituiu-se, em especial, de estudos apresentados na área da socialização, identidade profissional, clima social e ação docente. Para análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo na proposta de Laurence Bardin. Os dados foram organizados em quatro categorias: Percepção e caracterização dos momentos de socialização dos professores no ambiente escolar; Caracterização da identidade profissional dos professores da escola; Identificação do clima social e cultura da escola; e Avaliação pelos Professores e Gestores entre Pensamento Reflexivo e Ação Docente. Como resultados a importância de se considerar o espaço escolar como um aspecto relevante para a socialização profissional e a confirmação de que a socialização e a constituição das identidades estão intrinsecamente relacionadas ao sentimento de pertença ao grupo. Foi possível concluir que a socialização do professor no espaço escolar realmente influencia no processo de construção e reconhecimento da identidade profissional e da prática docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
2014-06-04
2016-07-18T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EMÍDIO, Márcio André. Construction of professional identity and socialization in the school space. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/913
identifier_str_mv EMÍDIO, Márcio André. Construction of professional identity and socialization in the school space. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306039014293504