Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maurício
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/930
Resumo: Esta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa, Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade do Oeste Paulista à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, com foco principal no exame de documentos e fatos de conhecimento público divulgados pela instituição ou órgãos diversos que interessam à vida acadêmica. Partiu do levantamento bibliográfico sobre a elaboração do Projeto Pedagógico e seus elementos organizadores e do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito. Essas informações permitiram apreciar como o Projeto Pedagógico do Curso de Direito atende aos requisitos elencados em relação ao perfil, competências e habilidades do egresso, ao conteúdo de ensino e aos processos de avaliação interno e externo. Pôde-se verificar como o Projeto Pedagógico do Curso se apresenta em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais; quem é ou quem deve ser o bacharel em Direito; qual o perfil desejado do bacharel previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico; quais competências e habilidades são esperadas no final do curso; e, avaliou a coerência existente entre alguns dos elementos do próprio Projeto Pedagógico, oferecendo, assim, contribuições no âmbito pedagógico, acadêmico e social. Os resultados apontam o cumprimento das indicações das Diretrizes com evidências de que pode haver melhoria futura.
id UOES_857197b410bd51b8882f7b6905f0f1e5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/930
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.Projeto PedagógicoDiretrizes Curriculares NacionaisCurso de DireitoEnsino Superior.Education ProgrammeNational Curriculum GuidelinesLaw CourseHigher Education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa, Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade do Oeste Paulista à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, com foco principal no exame de documentos e fatos de conhecimento público divulgados pela instituição ou órgãos diversos que interessam à vida acadêmica. Partiu do levantamento bibliográfico sobre a elaboração do Projeto Pedagógico e seus elementos organizadores e do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito. Essas informações permitiram apreciar como o Projeto Pedagógico do Curso de Direito atende aos requisitos elencados em relação ao perfil, competências e habilidades do egresso, ao conteúdo de ensino e aos processos de avaliação interno e externo. Pôde-se verificar como o Projeto Pedagógico do Curso se apresenta em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais; quem é ou quem deve ser o bacharel em Direito; qual o perfil desejado do bacharel previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico; quais competências e habilidades são esperadas no final do curso; e, avaliou a coerência existente entre alguns dos elementos do próprio Projeto Pedagógico, oferecendo, assim, contribuições no âmbito pedagógico, acadêmico e social. Os resultados apontam o cumprimento das indicações das Diretrizes com evidências de que pode haver melhoria futura.This paper was presented to the Graduate Program in Education Stricto Sensu, of the Universidade do Oeste Paulista, in the search line Training and Teaching Professional Teaching Practice. It looked for analyzing the Pedagogical Project of the Oeste Paulista University Law Course in light of the National Curriculum Guidelines, with main focus on the examination of public knowledge documents and facts disclosed by the institution or several organs of interest to academic life. It came from the bibliographic on the development of the educational project and its organizer elements and the study of the National Curriculum Guidelines for Law Course. This has allowed to appreciate how the Law Course Pedagogical design meets the requirements listed in relation to the profile, competence and egress skills, teaching content and the internal and external review processes. It was verified how the pedagogical project of the course is presented in relation to the National Curriculum Guidelines; who is or who should be the Bachelor of Law; which is the desired profile bachelor provided in the National Curriculum Guidelines and Education Programme; which skills and abilities are expected at the end of the course; and assessed the consistency between some of the own pedagogical project elements, thus providing contributions to teaching, academic and social context. The results show compliance of the Guidelines directions, with evidence that there may be future improvements.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Gitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Silveira, Maurício2016-07-18T17:54:25Z2015-11-252015-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Maurício. Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:57Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.
title Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
spellingShingle Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
Silveira, Maurício
Projeto Pedagógico
Diretrizes Curriculares Nacionais
Curso de Direito
Ensino Superior.
Education Programme
National Curriculum Guidelines
Law Course
Higher Education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
title_full Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
title_fullStr Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
title_full_unstemmed Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
title_sort Projeto pedagógico do curso de direito e as diretrizes curriculares nacionais: estudo exploratório.
author Silveira, Maurício
author_facet Silveira, Maurício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
CPF:04801349869
http://lattes.cnpq.br/0145582434192657
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Pedagógico
Diretrizes Curriculares Nacionais
Curso de Direito
Ensino Superior.
Education Programme
National Curriculum Guidelines
Law Course
Higher Education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Projeto Pedagógico
Diretrizes Curriculares Nacionais
Curso de Direito
Ensino Superior.
Education Programme
National Curriculum Guidelines
Law Course
Higher Education.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa, Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade do Oeste Paulista à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, com foco principal no exame de documentos e fatos de conhecimento público divulgados pela instituição ou órgãos diversos que interessam à vida acadêmica. Partiu do levantamento bibliográfico sobre a elaboração do Projeto Pedagógico e seus elementos organizadores e do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito. Essas informações permitiram apreciar como o Projeto Pedagógico do Curso de Direito atende aos requisitos elencados em relação ao perfil, competências e habilidades do egresso, ao conteúdo de ensino e aos processos de avaliação interno e externo. Pôde-se verificar como o Projeto Pedagógico do Curso se apresenta em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais; quem é ou quem deve ser o bacharel em Direito; qual o perfil desejado do bacharel previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico; quais competências e habilidades são esperadas no final do curso; e, avaliou a coerência existente entre alguns dos elementos do próprio Projeto Pedagógico, oferecendo, assim, contribuições no âmbito pedagógico, acadêmico e social. Os resultados apontam o cumprimento das indicações das Diretrizes com evidências de que pode haver melhoria futura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
2015-02-28
2016-07-18T17:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Maurício. Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/930
identifier_str_mv SILVEIRA, Maurício. Educational law course design and national curriculum guidelines: exploratory study.. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159826722816